Postagens populares

domingo, 24 de abril de 2016

RADIOTERAPIA: uma etapa da cura!

OS CANHÕES DA RADIOTERAPIA
www.google.com.br/images. Eis uma sala típica e o aparelho usado na radioterapia.
Marina da Silva

Um dos maiores medos da radioterapia são os "canhões"- foi o que me preveniu uma pessoa chegada a mim, muito preocupada com meu "passamento" pela clínica de radioterapia. O irmão teve câncer e contou para os familiares que o colocaram numa maca igual do raio-X, um capacete de astronauta na cabeça, "botaram" a mira do canhão no lugar onde estava localizado o tumor e tocaram fogo nele! As queimaduras foram horríveis e lá veio descrição detalhada de toda a guerra que o irmão, coitado, enfrentou na radioterapia. Eu ouvi tudo caladinha. Já havia trabalhado um tempo na radiologia de um hospital no interior, conhecia a sala e o que eram os "raios" usados para tirar radiografias, conhecia o aparelho, o aparelho de radiografia dentais e espera um aparelho da mesma família. 
Resultado de imagem para radioterapia
www.google.com.br/images. 

MESMO assim na primeira sessão de radio, entrei na sala e fiz uma revista geral de tudo o que tinha dentro. Procurei os "canhões" imaginando desde os primeiros canhões usados em navios piratas, os canhões de Navarone  (nome de um filme sobre guerra), os canhões da primeira e segunda guerra s mundiais e...kkkkkkkkkkk Cai na gargalhada! Canhão, guerra, ataque, matar, eliminar, extirpar, fazem parte da linguagem bélica, de guerra no tratamento do câncer! O fdp é um inimigo e nóis vai pra cima dele de armas em punho!
www.google.com.br/images. Canhões de guerra matam pessoas; canhões da radioterapia salva vidas!

Então nada de medo desta etapa do tratamento...senta que lá vem aulão sobre a RADIOTERAPIA E UM GUIA DE ORIENTAÇÃO e tudo de acordo com o INCA- Instituto Nacional de controle do câncer!

O que é Radioterapia?
www.inca.gov.br

É um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir ou impedir que as células de um tumor aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores.

Quais são os benefícios da Radioterapia?
Metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações. É cada vez maior o número de pessoas que ficam curadas com este tratamento. Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Como é feita a Radioterapia?

De acordo com a localização do tumor, a Radioterapia é feita de duas formas:
• Externamente, onde as radiações são feitas através de aparelhos que ficam afastados do paciente. É chamada Radioterapia Externa ou Teleterapia.

• Onde o material radioativo é aplicado por meio de aparelhos que ficam em contato com o organismo do paciente, chamada Radioterapia de Contato ou Braquiterapia.


Como é o tratamento Radioterapia Externa ou Teleterapia?


www.google.com.br/images.

Este tratamento é feito em ambulatório. É planejado de acordo com a necessidade de cada paciente e segue quatro etapas principais:

1ª Etapa - Consulta Médica: Um médico radioterapeuta irá examiná-lo, fará uma série de perguntas para saber tudo o que tem ocorrido com você e pedirá alguns exames.
2ª Etapa - Reunião para Definição do Tratamento: No INCA, quando os exames estão prontos, é marcada uma reunião para estudo da sua doença. Diversos profissionais irão definir a forma e o tempo do tratamento.
3ª Etapa - Consulta para Programação do Tratamento: No INCA, para programar o tratamento é utilizado um aparelho chamado simulador. Através de radiografias, seu médico delimita a área a ser tratada, marcando a pele com uma tinta vermelha. A fim de que a radiação atinja somente a área a ser tratada, em alguns casos, um molde de gesso ou de plástico poderá ser feito, para ajudar a manter a pessoa na mesma posição durante a aplicação.
4ª Etapa - Aplicações: São feitas pelo tempo definido por seu médico. No INCA, você recebe um cartão contendo o nome do seu médico, o dia e a hora da aplicação, o local e o nome do aparelho onde será tratado. O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos seus exames e do seu estado de saúde. Durante a aplicação você ficará sozinho na sala onde estarão os aparelhos. Um técnico estará na sala de controle ao lado observando-o através de um vidro especial ou por meio de uma televisão.
Você ficará deitado sob o aparelho, que estará direcionado para o traçado sobre a pele, numa posição determinada pelo técnico. É possível que sejam usados protetores de chumbo entre o aparelho e certas partes de seu corpo, para proteger os tecidos e órgãos sadios.


Recomendações:
Como a pele da área a ser tratada ficará descoberta durante a radiação, procure usar uma roupa que facilite despir-se e vestir-se.
Não se mexa, para que a radiação não ultrapasse os limites da área que está sendo tratada.



Como é o tratamento Radioterapia de Contato ou Braquiterapia?

 
www.google.com.br/images

A Braquiterapia trata tumores da cabeça, do pescoço, das mamas, do útero, da tiróide e da próstata. As aplicações podem ser feitas em ambulatório, sendo que no caso de tumores ginecológicos, há necessidade de hospitalização de pelo menos três dias. Há casos em que é necessário receber primeiro a Radioterapia Externa e depois a Braquiterapia.



Quais são os possíveis efeitos da radioterapia e o que fazer quando eles acontecerem?
Cada pessoa reage de forma diferente à Radioterapia, sendo que a intensidade desses efeitos depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de irradiação e do aparelho utilizado. Os efeitos indesejáveis mais freqüentes são o cansaço, a perda de apetite e as reações da pele. Geralmente aparecem na 3ª semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento. Há casos, porém, que podem durar mais tempo.

• Cansaço ou fadiga
A tensão relacionada com a doença, as visitas diárias para receber o tratamento e os efeitos da radiação são fatores que contribuem para o cansaço. No entanto, esta sensação desaparece com o tempo. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas enquanto recebem a radioterapia. Se você preferir continuar trabalhando, peça ao seu médico que programe um tratamento de acordo com o seu horário de trabalho.
• Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos
Nestes casos, diminua a quantidade de comida e aumente o número de refeições. Procure comer coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. Fazer uma caminhada antes das refeições também ajuda. A nutricionista poderá ajudá-lo a manter o seu peso, seguindo uma dieta rica em proteínas e calorias. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos.

Reação da pele
Durante as aplicações, você deve ter bastante cuidado com a pele na área tratada. Ela poderá ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. Pode também provocar coceiras. Normalmente, estas reações desaparecem algumas semanas após o término do tratamento. A pele de cada pessoa reage de maneira diferente. Portanto, é importante que você informe ao seu médico, durante as consultas de revisão, qualquer das seguintes situações:
• febre igual ou acima de 38°C;
• dores;
• assaduras e bolhas;
• secreção na pele.

ENTÃO... ALGUMA DÚVIDA? EIS UM POUCO DO MEU TRATAMENTO RADIOTERÁPICO EM 2003.
MEUS (D)EFEITOS COLATERAIS DA RADIO: queimaduras, vermelhidão, bolhas, escurecimento da pele, fadiga extrema, baixa de leucócitos! Fiz 28 sessões de Radio e tive o pacote completo de defeitos colaterais, mais endurecimento (fibroses) da cicatriz da mama reconstruída que me causava  e causa dores e encurtamento do braço!

Abraço. Fé em Deus, Força e Foco na cura, em pensamentos positivos! Siga todo o tratamento, qualquer dúvida converse com seus médicos! Cuide da hidratação, alimentação e se o corpo pede cama...descanse! Boa recuperação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário