Postagens populares

quinta-feira, 31 de março de 2016

CÂNCER CONCURSOS PÚBLICOS MASTECTOMIA ESVAZIAMENTO AXILAR

CÂNCER DE MAMA: PNE- PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

MASTECTOMIA E ESVAZIAMENTO AXILAR
Perguntas e respostas.
Foto Marina da Silbs. Observe a diferença entre minhas mãos e braços. O direito super inchado, as veias quase estourando pela drenagem comprometida. Isto acontece comigo todos os dias. Faço drenagens rápidas ( a maioria escondida no banheiro onde posso tirar a roupa), passo gelo, gel para aliviar a dor e quando chego em casa faço a drenagem linfática manual conforme orientações que recebo há 14 anos da fisioterapeuta Hilda Angélica Iturriaga Jimenez, mestre em mulheres mastectomizadas e em risco de linfedema. "Todo dia ela faz tudo sempre igual", então...drenagem manual após o trabalho "Todo dia, todo dia"! Salve Chico Buarque!




Aline disse...
OLá, tive cancer de mama e fiz quadrantectomia e esvaziamento axilar no braço esquerdo, o que leva a monoparesia (Perda parcial das funções motoras de um só membro). Vc falou que somente a mastectomia radical daria direito a concorrer às cotas para PNE, mas acredito que é, principalmente, o esvaziamento axilar que leva à diminuição das funções do braços, pois há risco de linfedema caso não sejam tomados os cuidados necessários.
O que faço? Me inscrevo no concurso como candidata PNE enviando laudo da minha médica
Obrigada
Marina: ALine o post foi atualizado após constatar que, realmente, a lei só reconhece como PNE, no tratamento do câncer de mama, a pessoa que fez o esvaziamento axilar! Vc não poderá lançar mão do benefício das cotas para Portadores de Necessidades Especiais.





janilde disse...
OLÁ ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO DA ALINE. SUPER EM DÚVIDA SE COLOCO OPÇÃO PNE OU NÃO, SOU PROFESSORA FIZ UM QUADRANTE E ESVAZIAMENTO AXILAR... TENHO RECEIO DE COLOCAR PNE E PERDER A VAGA NO CASO DO SELETIVO.O QUE FAÇO?
Marina da Silva disse...
Olá Janilde, Olá Aline,

Desculpe-me se em algum momento falei que só a mastectomia radical nos coloca como PNE e nos dá direito de entrar em qq concurso fazendo uso da Lei das cotas para PNE e não modifiquei o post. CORREÇÃO FEITA NA ATUALIZAÇÃO VAMOS A RESPOSTA:  

Cada caso é único, mas vale o ESCLARECIMENTO: MASTECTOMIA é o nome que se dá às várias cirurgias da mama (nodulectomia, quadrandectomia, retirada radical da(s) mama(s). Se a sua cirurgia não deixou sequelas que a impeçam de exercer a função pleiteada, então inscreva-se como não PNE. 


O ESVAZIAMENTO AXILAR ou retirada dos linfonodos é o que nos coloca, homens e mulheres, como PNE- Portadores de Necessidades Especiais, porque há riscos permanentes de INFECÇÕES E LINFEDEMA, O MESMO QUE INCHAÇO DO BRAÇO (o que causa dor, diminuí força do braço operado, inchaço,  etc). A retirada dos gânglios linfáticos significa que a doença se espalhou para outras áreas, na linguagem médica, deu metástases.
Foto Marina da Silva: este é meu aparato anti-linfedema que uso em casa para fazer atividades domésticas e nos episódios de dor, até para escrever e digitar. No meu emprego, usei um ano e meio tudo, depois larguei a luva (as perguntas e piadas me irritavam), 14 anos de cura e voltando a usar tudo no trabalho devido à redução do quadro de servidores públicos e terceirizados.


Meu caso: fiz mastectomia radical com retirada total da mama D + retirada do músculo peitoral + esvaziamento axilar + reconstrução da mama via TRAM (transposição de músculo reto abdominal para compor a nova mama) e tudo numa mesma cirurgia. Eu sou PNE pelo esvaziamento axilar que é uma condição permanente, ou seja, em qualquer momento da vida posso vir a ter infecções graves, um linfedema. Ver sobre linfedema no www.inca.gov.br "Consenso 2004" sobre o protocolo de atendimento e controle do câncer de mama no país. 
A mastectomia me deixou com monoparesia, a radioterapia me deu fibroses nas cicatrizes da mama limitando minha força e meus movimentos, causando dor e o esvaziamento axilar me impede de trabalhar com peso, movimentos repetitivos, materiais perfuro-cortantes e infectantes (trabalho na área de Saúde). Tenho laudos médicos (oncologia e mastologia) e do DETRAN/MG como PNE- portadora de necessidades especiais e me enquadro na legislação dos portadores de deficiência. No meu trabalho fui readaptada, mas permanecendo no mesmo setor, com atividades didáticas, burocráticas e atendimentos que não me colocavam em risco de acidentes. Desde 2011 tudo mudou e trabalho com o risco e as orelhas de pé! rsrsrs
Para avaliar cada caso juridicamente preciso de dados dos laudos e das particularidades de cada uma (sou especialista em Direito Material e processual do Trabalho) ou vocês podem consultar um advogado trabalhista de sua confiança ou os advogados voluntários na Internet ok?
Há ainda um site sobre os direitos dos pacientes vítimas de câncer www.oncoguia.org.br  Abraço. Deus as abençoe. Marina


Kelly & Anna disse...
Olá!

Fui acometida com o diagnóstico com o CARCINOMA DUCTAL INVASIVO em 2012, realizei a MASTECTOMIA RADICAL com retirada de um linfonodo sem esvaziamento axiliar. Estou estudando para concuros públicos e gostaria de saber se devo concorrer as vagas de PNE.
Gostaria de saber se me enquadro como DEFICIENTE MONOPARESIA?
Informo que tenho as carteiras de DF para inseção de passagens de ônibus, Municipal, Interestadual e Federal.
Mda silva disse...
Olá Kelly,
Só o seu médico poderá lhe dar um laudo com o CID do tratamento realizado e se a retirada do linfonodo sentinela lhe coloca na categoria de Portadora de Necessidades Especiais- PNE. Se vc tem habilitação CNH como PNE basta pedir um laudo atualizado e se candidatar concorrendo a vaga como PNE. Ter direito para isenção em transporte rodoviário apenas não lhe dá o laudo de PNE. Lembre-se que cada município e cada estado tem as suas constituições e regimentos. O PNE tem legislação federal, válida em todo o território brasileiro. AGENDE SEU MÉDICO E TIRE ESTA DÚVIDA OK? Meu caso é de ESVAZIAMENTO AXILAR, RETIRADA DE TODOS OS LINFONODOS AXILARES E ESSE LAUDO ME COLOCA COMO PNE DE ACORDO COMO A LEGISLAÇÃO FEDERAL. Bj.


E você? Tem alguma dúvida? Mande para mim? Muitas bençãos de Deus e boooooooooooora viver a vida!



Um comentário:

  1. Boa noite!!
    Pode me informar qual a lei que dá direito a mulher mastectomizadaa concorrer vaga de pne?

    ResponderExcluir