Postagens populares

segunda-feira, 4 de julho de 2016

QUIMIOTERAPIA

CÂNCER: QUIMIOTERAPIA E O BICHO-PAPÃO!
www.google.com.br/images. Esse bichinho é um terror e faz parte do folclore de muitos países e possui muitas caras!
www.google.com.br/images. Amei esse bicho-papão!

Marina da Silva

A quimioterapia pode ser uma das etapas do tratamento de câncer. A quimio ou Qt para os íntimos, pode ser a primeira fase de alguns tratamentos ou não e tudo depende da decisão do(s) médico(s) e médica(s) após avaliação do paciente, do estadiamento do tumor e presença de metástases (espalhamento da doença) etc, etc, etc e tal também! Como cada um é cada um e cada qual é cada qual poderíamos dizer que o tratamento é INDIVIDUALIZADO

www.google.com.br/images. O bicho Papão da Turma da Mônica. Maurício de Souza.

A quimio mete medo, muiiiiito medo, MAS... muito pela desinformação sobre essa etapa do tratamento do que realmente o que é uma sessão de Qt. A quimioterapia é conhecida como o bicho Papão do tratamento do câncer e isso devido a um dos seus (d)efeitos colaterais: A QUEDA DOS CABELOS!

Então...vamos desmistificar a Qt.

Primeiramente:
 O QUE É QUIMIOTERAPIA?

INCA- Instituto Nacional do Controle do Câncer responde: "A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica".
Traduzindo: é um coquetel de medicamentos utilizados para combater doenças. Ex: Aids, cânceres. Na brincadeirinha muitos chamam de coquetel Molotov. rsrsrsrs

www.google.com.br/images. Central de quimioterapia do Grupo de Apoio a Criança de Ribeirão Preto. SP As crianças não tem medo da quimio, MAS  os adultos confundem a quimio com o Bicho Papão! He, he, he. Confesso: eu fiz essa confusão QUATORZE anos atrás!

PARA QUE SERVE a Qt?

 De acordo com o INCA: "Os agentes utilizados no tratamento do câncer afetam tanto as células normais como as neoplásicas, porém eles acarretam maior dano às células malignas do que às dos tecidos normais, devido às diferenças quantitativas entre os processos metabólicos dessas duas populações celulares. Os citotóxicos não são letais às células neoplásicas de modo seletivo. As diferenças existentes entre o crescimento das células malignas e os das células normais e as pequenas diferenças bioquímicas verificadas entre elas provavelmente se combinam para produzir seus efeitos específicos."

Traduzindo: os quimioterápicos vão atrás das células malignas, o mesmo que células cancerosas e...CRÉU, CRÉU, CRÉU, CRÉU nelas! Em todas as velocidades do créu!
Muita gente chama o coquetel Molotov, ops, quimioterápicos, de veneno porque pega as células boas também e deixa a gente muito debilitado(a). Infelizmente é verdade se dissermos que é uma etapa fdp, ops, debilitante,  mas  NÃO É VENENO, é uma etapa dura, mas faz parte DO CAMINHO DA CURA! Se as crianças aguentam caladas, tem gente como eu, Marina da Silva, que deixa o medo tomar conta de tudo e faz pior uma etapa não tão boa e que nos deixa debilitados e fracos e de "portas abertas" para outras doenças! Aaaaffffffffffffffff Marina saburrinha, burrita!

www.google.com.br/images. Sala de quimioterapia do hospital da Baleia. Belo Horizonte. MG.


QUAIS SÃO OS QUIMIOTERÁPICOS USADOS NO TRATAMENTO DO CÂNCER?

Valendo-se da minha experiência com a quimioterapia [eu dei um trabalhão desgraçado de tanto medo do Papão] digo-lhe que para o paciente pouco importa saber o nome das drogas usadas no coquetel. São nomes e termos científicos, importantes para os médicos oncologistas,  para os profissionais da área oncológica ou alunos de medicina especializando em Oncologia!

www.google.com.br/images

Para quem está no perrengue a quimio pode ser: vermelhinha ou branquinha; vermelhinha e branquinha! Nóis só precisa saber disso e MAIS NADA! 
No meu primeiro dia de Qt uma paciente me perguntou: Ocê vai fazer a vermelhinha ou branquinha? E eu: por que? Por a vermelhinha é das bravas, faz cair o cabelo todinho! Um veneno! PARVOREI!
Eu fiz seis vermelhinhas e caiu TUDO; dos pelos do dedão do pé, sovaco, caíram todos os meus cabelos da cabeça e inté da "dita cuja"!kkk!
 Quem decide pela cores são os médicos(as) da oncologia!


COMO SE  ADMINISTRA A QUIMIO?

www.goolge.com.br/images Quimio oral.

 Existe quimio oral (desce goela abaixo) e quimio endovenosa (vai pelas veias  gotejando igual soro). Mas há outros acessos para ministrar os medicamentos.

www.google.com.br/images. Sala de quimioterapia em Guayaquill.http://www.elcomercio.com/sociedad/pacientes-saturan-salas-Solca



DURAÇÃO DA QUIMIO:

Depende dos quimioterápicos, das condições e reações dos pacientes, do gotejamento, etc, e tal e o escambal também! Eu chegava tipo 13:00hs e saía lá pelas 17:00 horas, mas tinha gente que ficava mais tempo!


CLÍNICAS DE QUIMIOTERAPIA

www.google.com.br/images. Centro de Oncologia da Santa Casa de Maceió Alagoas. É a típica sala padrão. As salas tem banheiro, água gelada, televisão.

Não é nenhuma coisa de outro mundo! A ÚNICA DIFERENÇA está nas suas posses, imortalidade (não tem onde cair morto) e ACESSO AO TRATAMENTO. Se você tem esses  planos de saúde chulé ou SUS, também conhecido como Sistema Único de Sofrimento ou SUSto, a clínica de quimio é quase padrão.




www.google.com.br/images. Ex- presidente Lula, o metalúrgico que ao contrário do que prega, NÃO DEU BOM EXEMPLO ao se tratar looooooooooooonge do SUS! 



Muitos brasileiros viajam quilômetros e mais quilômetros de distância para conseguir um tratamento de câncer. Viajam em condições precárias, misturados com outros pacientes de doenças várias rumo aos grandes centros regionais ou para as capitais do seu estado. Muitos não conseguem o MERO DIAGNÓSTICO! O SUS, apesar de suas falhas, no câncer fornece o tratamento completo. O PROBLEMA É A ACESSIBILIDADE  EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL!

Foto Marina da Silva. Belo Horizonte. Área hospitalar. Praça das ambulâncias. Todos os dias centenas de pacientes vem de várias cidades de Minas Gerais em busca de tratamento na capital Belo Horizonte e se espalham nessa praça no já conhecido "turismo de ambulância"! É vergonhosa a forma como são recebidos em BH.


QUEDA DOS CABELOS:  o bicho Papão da quimio.
charles
www.google.com.br/images. Piná, a sambista carioca CARECA que encantou o príncipe Charles! 

O medão que todo mundo tem da quimioterapia está muito ligado a queda dos cabelos, um dos efeitos colaterais dos medicamentos e que não é o mais grave deles! Enjoos, vômitos, reações alérgicas.  A QUEDA DE LEUCÓCITOS (células de defesa do organismo) É o mais preocupante efeito colateral do tratamento, pois expõe o corpo a outras doenças e pode interroMper a Qt!

Por que tanto medo da queda dos cabelos?
Porque acaba com a invisibilidade (social), todo o mundo descobre que você está com "aquela coisa", a "doença ruim", o "perrengue", câncer! Tirando uns abestados que ligam careca com passar numa grande universidade ou faculdade, a maioria das pessoas ligam imediatamente a ausência de cabelos, principalmente nas mulheres, ao câncer. E num é que tem gente que acha que câncer pega! Afffffffffff É o bicho! 
Muitos não gostam da careca porque além da exposição a comentários maldosos, tem horror a cenas de piedade e de coitadinho (meu caso, que tasquei logo uma peruca)!
www.google.com.br/images. Enquanto políticos aproveitam a "careca" para comoção nacional e mendigar votos nas eleições, O RESTO DOS SERES HUMANOS ENFRENTAM A MÁQUINA ZERO PARA DEMONSTRAR AMOR E SOLIDARIEDADE! Meu maridão raspou a cabeleira e ficou careca até o final da 6ª sessão das vermelhinhas!

DICAS PARA A ETAPA QUIMIOTERAPIA

CARECA: use bonés, bandanas, chapéus, perucas naturais ou sintéticas, lenços. FICOU LEGAL CARECA? Abuse de jóias, bijus, maquiagem, roupas! Vale tuuuuuuuuuuuuudo para ficar UP, fashion, na moda!
www.google.com.br/images A aparência deve ter um cuidado especial para levantar o moral e a auto-estima! Tudo passa, demora, mas passa! Então vamu qui vamu, força na peruca e só no sapatinho!

ENJOOS: os médicos receitam remédios para enjoos e os pacientes trocam ideias sobre qual é o melhor. Eu digo que tomei nausedron e ai de quem vier me prender porque num tenho licença de médica. É caríssimo! Então se sobrou alguns dos seus doe nas clínicas para ser repassado para pessoas carentes! Pronto falei.

HIDRATAÇÃO: tomar líquidos ajuda muiiiiiiiiiiiito a liberar os resíduos ou excessos dos medicamentos e limpa os rins! Água, sucos, chás, gatorade, vitaminas, água de coco. A-BU-SE! Tome aos poucos, nada de encharcar o sistema em uma só golada de 2 litros! Tudo gelado  ou frio é ótimo! Morno/quente enjoa e a gente vomita as tripas!

QUEDA DE LEUCÓCITOS:  aqui é paciência! Depende das respostas de cada organismo. O que ajuda? Alimentação. Ficar sem comer é a treva! Coma o que conseguir se tiver muitos enjoos e vomitar nos primeiros dias, pode ser aos poucos, colheradas, aquilo que descer! NÃO DESCE NADA? VAMOS PARA A SALVADORA ÁGUA DE FUBÁ! Beba fria aos poucos, uma colher, duas, meio copo, um prato!

ALIMENTOS QUE CURAM.
 É nome de  vários livros na saúde e nas doenças! No câncer EU, Marina da Silva, recebi várias dicas e fui atrás de todas para subir os leucócitos! Inhame e cará (sopa, suco com limão), graviola, uvas, maças, bananas, abacate, frutas ricas em vitamina C (cuidado com as muito ácidas limão, abacaxi especialmente), ricas em água (melancia, melão), todas as verduras e leguminosas e folhas verde-escura( couve, serralha, brócolis) arroz, feijão, abóbora e o escambal! SÓ NÃO DESCIA CARNES, de qualquer espécie! 

PLANTAS QUE CURAM.
TEMA DE TODO GLOBO REPÓRTER: ALIMENTOS E PLANTAS QUE CURAM!
Nessa vida, de tanto ouvir que tudo cura câncer e tudo dá câncer eu resolvi NÃO SURTAR E CAIR NAS ARMADILHAS DOS FITOTERÁPICOS: hoje a moda é chia, linhaça, alho, óleo de côco,  e o escambal! Só para mostrar como nos enganam: castanha-do-Pará 49.90 reais o kg, chia 75,00! É UM ASSALTO! Use o bom senso!

CHÁS QUE CURAM.

EM 2002 o chá da moda era "cavalinha"e chá verde, hoje é Pariri! NÃO TOME DURANTE A QUIMIOTERAPIA, POIS SÃO DROGAS, REMÉDIOS QUE VÃO SE JUNTAR AO COQUETEL DA QUIMIO E PODE DAR...MERDA! Ninguém merece tomar litros e mais litros de chá por dia! Se for tomar, tome uma  xícara ao dia e nunca nos dias da quimio (antes e depois)!

CURA DA BABOSA.

É enganação, palhaçada e só mesmo o medo e desespero nos faz tomar durante a quimio aquela garrafada de mel/babosa/cachaça! Se você tiver diabetes as coisas podem complicar! Pesquise aqui no blog sobre a cura da babosa, tem um artigo legal com referência bibliográfica de onde surgiu essa cura maluca!

FINALMENTE: BOM SENSO E CANJA DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM! ALIMENTE-SE COMO SEMPRE ALIMENTOU, EVITE ABUSOS, HIDRATAÇÃO PODE SER SUCOS E ÁGUA MESMO E CONVERSE COM SEUS MÉDICOS! NÃO DEIXE QUE O MEDO E DESESPERO TOME CONTA DE VOCÊ E DOS FAMILIARES QUE ACABAM NOS ENFIANDO TUDO QUE OUVIRAM QUE É BOM PARA  QUEM TÁ COM CÂNCER! TEM MUITOS APROVEITADORES E CHARLATÕES QUE ABUSAM DE NOSSA FRAGILIDADE! SIGA PRIMEIRAMENTE E SE POSSÍVEL UNICAMENTE AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS! XAU. Bjin. Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário