Postagens populares

sábado, 9 de abril de 2016

HORMONIOTERAPIA: ANASTROZOL OU TAMOXIFENO?

HORMONIOTERAPIA
www.google.com.br/images
Marina da Silva
"ALGUÉM SABE INFORMAR QUAL A DIFERENÇA DE ANASTROZOL E TAMOXIFENO PQ UMAS TOMAM ANASTROZOL E OUTRAS TAMOXIFENO?"      
·          3 pessoas curtiram isto.         
    Deise  Taí uma coisa que faz tempo que eu quero saber também!


Muitas mulheres e homens tem muiiiiiitas dúvidas sobre o tratamento do câncer (de mama,  próstata e outros). Que  vários tipos de cânceres tem tratamento e cura muita pouca gente sabe e isso porque só a palavra câncer mete medo em qualquer indivíduo e pior, o assunto é tratado como tabu. TABU?? Claro...que sim! Mesmo que a pessoa saiba que a doença tem tratamento e cura em estágio precoce ou não tão precoce [meu caso] a palavra câncer sempre está ligada a dor, sofrimento e morte! 
Nem sempre as dúvidas são esclarecidas pelos médico(a)s, muitos pacientes tem medo de perguntar qualquer coisa e muitos  não querem saber de jeito nenhum! 
MAS existe uma classe de pacientes que querem saber TUDO, NOS MÍNIMOS DETALHES e quase sempre buscam ajuda em outros pacientes ou no médico universal: Dr. GOOGLE. O problema é que a pesquisa google tem tuuuuuuuuudo e mais um pouco e muito além, com imagens, textos e linguagem para...especialistas, mestres, doutores. Para nós pacientes, meros mortais há que ter, com ajuda do próximo, uma TRADUÇÃO para leigos. Então...

Da descoberta do tumor, nódulo ou caroço, até a etapa final, o tratamento do câncer é longo e envolve:
* exames e mais exames,
* biópsias,
* cirurgias,
* quimioterapia,
* radioterapia,
* hormonioterapia,
E muitas vezes é necessário ajuda especializada para dar conta de tanto transtorno físico/psicológico. Entram em cena o psicoterapeuta (psiquiatra e/ou psicólogos).
www.oncoguia.com.br TUDO SOBRE DIREITOS DOS PACIENTES E MUITO MAIS! RECOMENDADÍSSIMO!


Como cada um é cada um e cada qual é cada qual o tratamento  é "individualizado", indicado pelos médicos, etapa por etapa. Claro que existe o protocolo geral estabelecido pelo CONSENSO 2004 pelo Ministério da Saúde/INCA.  Mas é o médico/paciente/caso que estabelecerá o tratamento e etapas a ser realizada.
Eu fiz todos os exames imagináveis e mais alguns, três tipos de biópsias (por aspiração, core biopse e biópsia cirúrgica em hospital), fiz mastectomia radicalíssima+esvaziamento axilar+reconstrução de mama numa mesma e longa cirurgia. Depois fiz quimioterapia (6 vermelhinhas), radioterapia (28 sessões), SEIS anos de hormonioterapia com o Tamoxifeno, psicoterapia(pisquiatra/psicanalista) e fisioterapia para sempre! Uuuuuuuuuufa! 
Resultado: DEZ ANOS CURADÍSSIMA, linda e não mais loira, porque pintei recentemente os cabelos de  castanho claro, mas...linda! Afinal a vida é sempre bela né não? Atualizando: 14 anos de cura, 5.2 anos, linda, loura anteontem, verde-murgo ontem e e hoje marrom-canela. rsrsrs

Tem pacientes que começam com radio, outros com quimio, alguns só fazem o cirúrgico, cirúrgico e quimio e/ou radio, cirúrgico e hormonioterapia, etc. SÃO OS MÉDICOS QUEM DECIDEM APÓS AVALIAR O CASO, o tratamento, por isso não se preocupe achando que vai passar por todas as etapas e mais alguma cosita! CONVERSE SEMPRE E TIRE DÚVIDAS COM SEUS MÉDICOS.

E O TAL TAMOXIFENO E ANASTROZOL?
www.oncoguia.com.br/images. Não entendeu nada? Senta que lá vem aulão!


Esses medicamentos são usados na etapa hormonioterapia e esta etapa É DECIDIDA após exame que define se o tumor é hormônio-receptor, isto é, sensível ao hormônio (no câncer de mama ao estrogênio, hormônio feminino que atua como catalisador, ou seja, acelera o crescimento do tumor). Nem todo paciente é receptor positivo. Veja a explicação de Dr. Dráuzio Varela

"ESTRATÉGIAS DE TRATAMENTO NAS PACIENTES COM RECEPTORES POSITIVOS"



"O objetivo do tratamento hormonal é impedir que os estrógenos se liguem a seus receptores para atuar como fator de crescimento das células mamárias malignas. Essa estratégia pode envolver:
Supressão da atividade ovariana. Antes da menopausa, a retirada cirúrgica dos ovários (ooforectomia cirúrgica), ou o bloqueio da função ovariana com drogas (ooforectomia química) provoca queda brusca na produção de estrógeno, privando as células tumorais do estímulo para multiplicar-se.

Moduladores seletivos do receptor de estrógeno. São drogas que se ligam aos receptores de estrógeno situados no núcleo das células tumorais, impedindo que o estrógeno o faça. Agem como se ocupassem ou obstruíssem a fechadura de uma porta para impedir que a chave pudesse abri-la. Podem ser empregados na pré e na pós-menopausa. São exemplos dessa classe: tamoxifeno, toremifeno, raloxifeno e fulvestranto."


 QUAL O MELHOR MEDICAMENTO: TAMOXIFENO OU ANASTROZOL?

Resultado de imagem para hormonioterapia anastrozol tamoxifeno
www.google.com.br/images. Atenção minha gente: tem genérico de todas as marcas famosas e para e para todos os gostos!

"O uso desses medicamentos tem por objetivo BLOQUEAR, INIBIR a produção do estrogênio ou a transformação de outros hormônios andrógenos em estrogênio, por exemplo, a testosterona." A DECISÃO pelo Tamoxifeno ou Anastrozol envolve outros fatores, dentre eles a idade da mulher, preço do medicamento, eficácia (estágio precoce ou tardio) de uma e outra droga, efeitos colaterais mínimos, estadiamento o tumor, etc e tal também!  Até a idade? Hã? 
Isso mesmo, o estrogênio na mulher jovem (ou pré-menopausa) é produzido nos ovários. Dai o tratamento vai envolver o bloqueio da produção de forma cirúrgica (retirada dos ovários ou ooforectomia) ou com o uso de medicamento inibidor de estrogênio, ou seja o uso do TAMOXIFENO.
Resultado de imagem para anastrozol tamoxifeno
www.google.com.br/images  FUCK CÂNCER! Pronto, falei. kkkkkkkkkkkk

Nas mulheres com baixa produção de estrogênio nos ovários ou pré-menopausadas ou  nas mulheres pós-menopausada a opção "pode" ser o Anastrozol.
"Antes da menopausa, a maior parte dos estrógenos femininos se origina nos ovários. Com a insuficiência ovariana, as glândulas supra-renais passam a ser a principal fonte de andrógenos, que são convertidos pela aromatase em estrógenos; esta conversão ocorre em tecidos periféricos como gordura, músculos, fígado e o próprio tumor de mama. A inibição da aromatase é uma estratégia com base racional sólida, e comprovadamente eficaz no sentido de reduzir os níveis séricos de estrógenos em mulheres pós-menopausa."

MAS QUAL É O MELHOR, THE BEST?

Essa é a resposta que cientistas estão procurando! Todos os estudos estão voltados para drogas que aumentem a sobrevivência e retardem o máximo (em anos) ou eliminem recidivas. Viver mais e sem o fantasma de volta da doença é...TUDIBÃO!  O Tamoxifeno é de longe o tratamento mais recomendado tanto pelos anos de estudo e conhecimento do uso da droga como pela viabilidade econômica em políticas públicas de saúde. PLANOS DE SAÚDE PRIVADOS E/OU SUS sempre irão optar...pelo mais baratinho! Em 2000 a recomendação era 5, CINCO anos de tamox (fiquei íntima, casamento longo), hoje são DEZ ANOS e exige fidelidade total! 
O Anastrozol tem seu uso mais recente e  ainda  está  em pesquisa [2009] os  efeitos colaterais versus efeitos do Tamoxifeno:

"Aim Results from this work will provide information for patients and clinicians about the overall risks and benefits of AI therapy including long-term consequences of treatment for women with early breast cancer, particularly when making the choice between anastrozole and tamoxifen".Queen Mary, University of London, UK

"Os resultados deste trabalho irão fornecer informações para pacientes e médicos sobre os riscos globais e os benefícios da terapia AI incluindo consequências a longo prazo do tratamento para mulheres com câncer de mama precoce, especialmente quando a escolha entre o anastrozol e do tamoxifeno. Além disso, como um dos primeiros estudos deste tipo, tanto a viabilidade de, e melhores métodos para, conduzindo a longo prazo de seguimento de pacientes com cancro tem de ser avaliada". Tradução google.


Então...CONFIE NOS SEUS MÉDICOS, CONVERSE E TIRE DÚVIDAS sobre seu tratamento com seus médicos! FÉ EM DEUS, FORÇA E FOCO NO PENSAMENTO POSITIVO E NA CURA! FAÇA TODO O TRATAMENTO! Abraço. Marina

PS.: SE VOCÊ GOSTOU DA INFORMAÇÃO, COMPARTILHE! Muiiiiiiiiiiiiito obrigada!


Fonte:
http://www.ncri.org.uk/ncriconference/2009abstracts/abstracts/LB60.htm "Long-term Anastrozole versus Tamoxifeno treatment..."
http://www.ncri.org.uk/ncriconference/2010abstracts/abstracts/LB87.htm "First-line treatments for postmenopausal women with metastatic hormone receptor positive breast cancer..."



Nenhum comentário:

Postar um comentário