Postagens populares

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CÂNCER DE MAMA: IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME


AUTOEXAME PODE SALVAR VIDAS? POR QUE?

Resultado de imagem para autoexame mamas
https://saudefacil.wordpress.com/tag/mamas/ Conheça suas mamas e todo o seu corpo!

Marina da Silva

Resposta curta e grossa: 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher, pelo marido, namorido parceiro, cacho, rolo, ficante, namorado, bofe...
E acontece por acaso, assim incidentalmente, por vários motivos, entre eles, ausência do hábito de se tocar; medo de achar alguma coisa, “pois quem procura acha”; a realidade chocante da doença, ou seja, aumento dos casos de câncer de mama e aumento do número de mortes, ausência de programas de assistência e controle efetivo do câncer de mama no país; desinformação, informações distorcidas ou incompletas sobre a eficácia do autoexame.

BASTA O AUTOEXAME MENSAL DAS MAMAS?
Resultado de imagem para sinais e sintomas cancer de mamas
www.google.com.br/images. Sinais e sintomas.

Está provado cientificamente, que só auto-exame como única medida de controle da doença é ineficaz, ineficiente. O autoexame deve fazer parte de um programa de assistência completo que inclua entre outras medidas: o mapeamento e distribuição da doença (segunda causa de mortes em mulheres POR CÂNCER); acompanhamento da incidência; mortes, tempo de sobrevida através de banco de dados, planejamento estratégico para atender as mulheres na faixa de risco ou que tenham parentes (mãe, irmãs, primas) que tiveram a doença, visando o rastreamento e diagnóstico precoce do tumor.
O Consenso 20004 prescreve: mamografia a partir dos 40 anos (é Lei!); ECM- Exame Clínico das Mamas feito por médicos (mastologista ou outro especialista) ou profissionais treinados, geralmente da enfermagem.


Resultado de imagem para autoexame mamas
https://saudefacil.wordpress.com/tag/mamas/


Essa visão sobre a saúde da mulher é essencial, pois quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura total, menores os transtornos psicológicos e sociais, menores os gastos pessoais, dos planos de saúde, do SUS, da previdência social com aposentadorias, das empresas que perdem mão de obra etc. No Brasil não há um programa neste nível de atendimento e acompanhamento das mulheres, ainda.
E então?
Resultado de imagem para autoexame mamas
www.google.com.br/images. AUTOEXAME SEMPRE APÓS A MENSTRUAÇÃO(UMA SEMANA) OU QUALQUER DIA DO MÊS PARA QUEM NÃO MENSTRUA!


Enquanto seu lobo não vem, tire a camiseta... e o sutiã, conheça seu corpo por inteiro, dos fios de cabelos até a unha do dedão do pé, de frente, dos lados, de costa. Apalpe as mamas, faça mensalmente o autoexame enquanto aguarda a consulta pelo SUS E SE TEM PLANO,não marque bobeira, marque já consulta ginecológica e com o mastologista!

E OS HOMENS?
Resultado de imagem para autoexame mamas
 www.google.com.br/images. Boooooooooora conhecer seus peitões! rsrsrs


Conselho: se você começou a menstruar, não importando a idade, desenvolva o comportamento preventivo, conheça seu corpo, aprenda a fazer o autoexame. E vamos começar a fazer barulho para que o governo inicie imediatamente um controle efetivo, sem balelas ou falácias como aquela de doar a CPMF para a saúde do brasileiro! Somos riquíssimos em PETRÓLEO, DO OIAPOQUE AO CHUÍ, vamos cobrar uns PETROREAIS PARA O CONTROLE DO CÂNCER! VAMOS TRANSFORMAR O SISTEMA ÚNICO DE SOFRIMENTO OU SUS..TO EM UM SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PARA TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS! XAU. FUII. Marina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário