Postagens populares

terça-feira, 11 de outubro de 2016

OUTUBRO ROSA: AUTOEXAME MENSAL PODE SALVAR SUA VIDA

AUTOEXAME?
Resultado de imagem para autoexame da mama 
www.google.com.br/images. Uma vez por mês, sete dias após a menstruação ou em qualquer dia para mulheres na menopausa ou histerectomizadas.

A GRANDE MAIORIA DOS TUMORES SÃO ACHADOS PELA PRÓPRIA MULHER OU PARCEIRO. POR ISSO NÃO DESPREZE O AUTO-EXAME MENSAL DE SUAS MAMAS!


Quando deve ser feito?
O auto-exame deve ser feito mensalmente, sete dias após o primeiro dia da menstruação, isto porque no período menstrual, as mamas ficam inchadas e doloridas, (devido às ações hormonais) e os alvéolos estão repletos de leite podendo confundir a mulher.

Para mulheres que estão na menopausa ou sofreram uma histerectomia - que é a retirada do útero - ou ainda estão amamentando, os médicos aconselham a escolha de um dia qualquer no mês e realizar a apalpação, sempre no mesmo dia, todos os meses, para que se torne um hábito. O mesmo conselho vale para os homens e pode guardar o risinho porque estou falando sério! Qualquer alteração nas mamas marque sem demora a consulta médica.
Resultado de imagem para autoexame da mama homens
www.google.com.br/images.


Como deve ser feito?

Em pé frente ao espelho

Deixe os braços caídos ao longo do corpo e observe as mamas ( lembre-se que um seio é diferente do outro)→ procure alterações como depressões na pele, inchaços, saliências, mudança de coloração das mamas. Levante um dos braços, deixe o outro braço apoiado na cabeça e venha apalpando, em movimentos circulares ou vaivém, desde o osso da clavícula (também conhecido como “saboneteira” em mulheres muito magras), contorne toda a mama, apalpe até a axila (ou sovaco, debaixo do braço); observe o mamilo, pressione-o levemente, olhe a aréola, procure alterações, se o bico do peito “afundou” se há “vazamentos” ou feridinhas. Depois repita tudo na outra mama.



Embaixo do chuveiro na hora do banho
Com a mama ensaboada as mãos deslizam mais facilmente; apóie um braço na cabeça e venha apalpando a mama desde o osso da clavícula, passe por toda a mama, vá até debaixo do braço na axila, apalpe o mamilo pressionando levemente, olhe a aréola. Faça movimentos circulares ou de vaivém. Repita tudo na outra mama.


Deitado(a)
Deitar de costas e colocar um travesseiro no lado a ser examinado primeiro; apoiar o braço na cabeça, com a outra mão, apalpar desde o osso da clavícula, descendo em movimentos circulares ou de vaivém, passar por toda a mama, ir até debaixo do braço, na axila; olhar o bico do peito, apertar suavemente, observar “morrinhos”, “afundamentos”, “vazamentos”, feridinhas, inchaços. Repetir tudo na outra mama, mudando o travesseiro de lado.

Resultado de imagem para autoexame da mama SINAIS SUSPEITOS
www.google.com.br/images Fique atento(a) a estes sinais e sintomas!

Não tenha medo de encontrar um caroço ou qualquer coisa diferente nas mamas e mamilos. Se você achou, ótimo! Vá logo ao médico para saber o que é!


E não se esqueça: nem todo tumor é maligno; muitos tumores são benignos! 

Isso mesmo! Achar um caroço na mama é simplesmente um “achado” importante que nos avisa que é preciso ir ao mastologista, para exames complementares e mais complexos.


"O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

• Nódulo único endurecido
• Abaulamento de uma parte da mama
• Inchaço (edema) da pele
• Vermelhidão (eritema) na pele
• Inversão do mamilo
• Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas
• Sensação de nódulo aumentado na axila
• Espessamento ou retração da pele ou do mamilo
• Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos
• Inchaço do braço
Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo aumento dos gânglios na axila representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor.
Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente."http://www.zodiac.com.br/conteudo/sintomas.

Resultado de imagem para autoexame da mama SINAIS SUSPEITOS
www.google.com.br/images
Somente depois dos demais exames complementares, como mamografia, ultrassonografias, biopsias, é que se saberá “o que achou” e o que fazer a partir daí! O autoexame das mamas, pelem, partes íntimas é uma forma de autoconhecimento do próprio corpo, um comportamento preventivo que lhe chamará a atenção para qualquer sinal ou sintoma! Conhece-te a ti mesmo!Parafraseando o sábio filósofo Sócrates[nasceu ? -399 morte Antes de Cristo]. Abraço. Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário