Postagens populares

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

CÂNCER DE MAMA: HORMONOTERAFIA, MENOPAUSA E FOGACHOS!

MENOPAUSADAS, TAMOXIFENADAS NAS ONDAS...DE CALOR E FOGACHOS!


"Oi marina. Sou rafaella e estou precisando ajudar uma amiga. Ela está fazendo uso do tamoxifeno e está sofrendo horrores com os calores, ela tem 33 anos, assim como eu, e eu também tiver câncer, linfoma, mas estou curada, graças a Deus, e desde a primeira quimio não menstruo mais, então sofri com calores também, mas posso fazer uso da reposição hormonal, já ela não. Quero muito ajuda-la. Tem alguma coisa que ela possa fazer para dimunir ou parar esse calor? Muito obrigada. " 
Resultado de imagem para menopausadas
www.google.com.br/images. Imagem é tudo.
Marina da Silva

Menopausa é uma fase  da vida da mulher, ali perto dos 50 anos, em que o organismo sofre com mudanças hormonais declinantes culminando com o fim da fase reprodutiva, ou seja, de gerar filhos. É uma fase natural, biologicamente falando, mas que traz consigo sintomas nefastos, ops, exagerei, sintomas desconfortáveis. rsrsrs
Vamos aos principais:
1. Sinal de envelhecimento: se a menopausa aparecer antes dos cinquenta é um caos total, crise na certa, mas após os cinquenta dá até para encarar com normalidade;

2. Cabelos, unhas e pele: sofrem um ataque áspero de ressecamento e enfraquecimento. A pele fica "ruça", desidratada, sem vida e os cabelos além de ressecados e frágeis ganham 50 tons de cinza até chegar ao branco total e radiante;
Resultado de imagem para menopausa cabelo e pele
www.google.com.br/images. Água, frutas, verduras, legumes, hidratação corporal, banhos de creme para o cabelo e...voilà! É preciso carinho e cuidados todos os dias!

3. Libido baixa e ressecamento vaginal: libido é o mesmo que falta de Tesão, disposição para o sexo. A oscilação nas taxas hormonais, principalmente do estrogênio, hormônio feminino, provoca o ressecamento vaginal tornando as penetrações, ops, a relação sexual dolorida, super dolorida, super hiper mega plus dolorida! Sem Tesão e com dor? Salve-nos nossa senhora do KY, óleos lubrificantes, cremes hidratantes, enfim, das artes e manhas para se DAR bem no rala e rola! É lubrax 4 e créu! Consulte o ginecologista para ver as suas opções de combate ao  agreste, ops, ressecamento vaginal!

4. Ondas de calor, fogachos: sentir-se velha, pele e cabelos estropiados e um deserto frio e árido no "canal do Panamá" que vira "Estreito de Magalhães" é pouco; tem ainda as famigeradas ondas de calor, ondas de frio! Frutos do metabolismo alterado e disfuncional, o corpo padece com os "fogachos", verdadeiras explosões vulcânicas  que começam lá no  Polo Sul (pés), sobe pela floresta Amazônica e Monte de Vênus, ultrapassa a linha do Equador e culminam no ponto mais extremo do polo Norte, nosso cabeção!

Resultado de imagem para menopausa cabelo e pele
www.google.com.br/images. Banhos e muiiiiiiiiiiiita água para apagar o fogo na pichuínha!

5. Mudanças de humor repentino: juntos e misturados todos estes desconfortos a qualquer minuto do dia e da noite haja bom humor! Os nervos ficam a flor da pele e uma TPM dusinfernú deixa qualquer cidadã no modo ataque! Choro, tristeza, dor de cabeça, dor no peito (angústia), sufocamento, depressão, mal estar, mal humor, e tudo banhado por calores e suores pegajosos e às vezes fétidos! Tncú- cadastro Único!


6. OSTEOPOROSE. Com o passar dos anos o organismo diminui a capacidade de produção de células ósseas e de  fixação do cálcio nos ossos. O controle é feito com reposição de cálcio e dieta rica em cálcio + exercícios físicos (aeróbicos e musculação) + vitamina D e banhos de sol sem protetor solar nos braços e pernas (20 minutos entre 12H a 15H)! A hormonoterapia acelera o processo da osteoporose e exige controle médico medicamentos + dieta + exercícios físicos + vitamina D + banho de Sol.Tudo sob prescrição médica!
www.google.com.br/images.Afff

MAS... a boa notícia é que a menopausa tem fim após alguns anos, uns dez anos (kkk) e há meios de diminuir, amenizar e até sumir com alguns dos sintomas e, acredite se quiser ou não, tem mulheres que não sentem absolutamente NADA, nadica de nada na menopausa e pula de fase tranquilex! Que Deus a abençoe na menopausa!
Eu não entrei nem na fila para pegar senha de benção e estou na "segunda menopausa". Uma foi brinde do tratamento do câncer de mama em 2002 e a outra, dumeidunada, assim que completei 50 anos!
www.google.com.br/images. Afffff..eu!


Existe a pré-menopausa: quando há algum problema médico na fase reprodutiva que afeta a fertilidade, por exemplo, anovulação (disfunção na produção de óvulos). Há a menopausa "natural" que vem naturalmente com o envelhecimento; e a menopausa induzida por tratamento de câncer (mama, ovários, útero) onde o medicamento inibe a produção de estrogênio e induz a menopausa! Para os dois problemas anteriores (pré-menopausa e menopausa "normal") existe Terapias de Reposição Hormonal (TRH) indicada ou não por médico(a). IMPORTANTE: doutor Google não é médico e sim um SITE DE PESQUISAS! 
No tratamento do câncer o objetivo da hormonoterapia não é repor e sim eliminar a produção de estrogênio que em alguns tipos de cânceres atua como catalisador e acelera o crescimento do tumor! Para tumores que "respondem" ao hormônio o medicamento disponibilizado pelo SUS e planos privados para bloquear o estrogênio é o Tamoxifeno. Antes o protocolo desta etapa do tratamento do câncer era de 5 anos de Tamoxifeno, atualmente a prescrição é para 10 anos!


MENOPAUSA NO TRATAMENTO DO CÂNCER

Mosaico a partir de www.google.com.br/images.


Se o tumor for positivo para hormônio (sensível ao estrogênio) o tratamento comum é o bloqueio da produção hormonal com um inibidor do estrogênio. Usa-se o TAMOXIFENO. Em alguns casos o médico pode indicar a retirada dos ovários e como cada caso é um caso, só o seu médico lhe dirá qual a melhor opção: cirúrgica ou medicamentosa!
A hormonoterapia induz a menopausa e o "tratamento" dos defeitos colaterais é basicamente: dieta + exercícios físicos + BOM HUMOR! A hidratação interna (alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e água como melão, melancia, água de coco, sucos, vitaminas, chás, etc) e a hidratação externa (pele e cabelos) aliados a exercícios físicos diminuem e muito as ondas de calor e suores diurnos e noturnos além de cuidar da pele e cabelos.
Alimentos gordurosos, frituras, comidas pesadas como feijoada, rabada, buchada de bode, vaca atolada e outros vão piorar os fogachos, aumentar o peso, o colesterol, o risco de diabetes e doenças cardíacas! Comidas leves, muitas folhas, legumes, verduras e frutas, carnes magras e alimentos ricos em cálcio como por exemplo leite e derivados, brócolis e espinafre também ricos em cálcio ajudam a formar a  reserva de cálcio prevenindo osteoporose.
Exercícios físicos além de fortalecer os músculos que são responsáveis pela sustentação dos ossos, melhoram o humor e o sono porque diminuem os fogachos noturnos! Atenção: seu médico deve liberar os exercícios, indicar fisioterapia se necessário. Pergunte sempre e tire dúvidas com seus médicos e médicas!
No início as ondas de calor e frio são mais intensas e o jeito é se jogar na água: banhos e hidratação, ventiladores, leques, abanadores, roupas super leves, roupas íntimas de algodão e muiiiiiiiiiiiita paciência que tudo vai passar!
Alimentos alternativos: incluem sucos e chás de  folha de amora (pela manhã e a noite), graviola.

SOJA: É PROIBIDA PARA QUEM FAZ HORMONOTERAPIA!

www.google.com.br/images. Dieta +sol+exercícios + alimentos integrais e boooooooooora viver a vida!

Banhos de sol todos os dias: não vale passar bloqueador solar, protetor solar e se estirar ao sol 30 minutos. Eu fiz isso por muitos anos até alguém me chamar a atenção! Afff! Saburrinha! Boa menopausa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário