Postagens populares

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MASTECTOMIA E RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA: É LEI! Pronto, falei!

MASTECTOMIA E RECONSTRUÇÃO DA MAMA: É   Lei 12.802/2013!

Resultado de imagem para mastectomia reconstrução da mama
www.google.com.br/images. Ter mama faz um bem enooooooooooorme...para a cabeça e autoestima!

Assim como a cirurgia para retirada do tumor e/ou da(s) mama(s) (mastectomias parcial/ radical), a reconstrução da mama é garantida por lei. A reconstrução pode ser feita na mesma cirurgia, como foi o meu caso, pode ser feita depois e tem gente que opta por não reconstruir; geralmente mulheres que foram acometidas pela doença, há muitos anos atrás, antes da lei, ou aquelas que têm pouca informação sobre a cirurgia plástica reconstrutora, ou ainda, tem medo do procedimento cirúrgico ou tudo isso junto.


"Lei da reconstrução mamária completa 4 anos e ainda não é cumprida".


"A Lei nº 12.802, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar cirurgias de reconstrução mamária em quem retirou a mama devido ao câncer de mama, completa três anos, porém apenas 1/3 das pacientes brasileiras submetidas à mastectomia têm acesso à ela. A maioria das mulheres vive mutilada há anos aguardando, seja por falta de informação, medo, vergonha ou autoestima baixa. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) aponta que em 90% dos casos de mastectomia, a cirurgia reparadora pode ser feita junto com a retirada do câncer. Segundo a lei, se não for possível a cirurgia imediata, a paciente deverá então ser acompanhada e passar pela cirurgia plástica assim que suas condições clínicas permitirem. Porém, em função da longa espera, milhares de mulheres acabam desenvolvendo doenças depressivas.
"http://www.sbmastologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1020:lei-da-reconstrucao-mamaria-completa-4-anos-e-ainda-nao-e-cumprida
Resultado de imagem para mastectomia reconstrução do mamilo
www.google.com.br/images. Tatuagem do mamilo, também atende pelo nome de dermo-pigmentação do mamilo.

Tem também a “confecção” do mamilo e aréola. Confecção, porque vejo tudo como uma obra de arte! Há técnicas diferentes e a pigmentação do mamilo e aréola é igual uma tatuagem.
Resultado de imagem para mastectomia reconstrução do mamilo
www.google.com.br/images. Pesquise, conheça trabalhos anteriores, peça indicação de quem já tatuou o mamilo, cuidado com a higiene e biossegurança do local onde for fazer a tatuagem!


Meu conselho é ter peitos! Faz um bem enorme... Para a cabeça!!
Há técnicas diferentes para a reconstrução da mama, converse sempre com os médicos e médicas, peça orientação, fale dos seus medos, anseios, receios, etc. Isto ajudará você a decidir com o profissional a melhor forma de conduzir o  seu tratamento.

RECONSTRUÇÃO pós mastectomia COM MÚSCULO  GRANDE DORSAL +PRÓTESE
Resultado de imagem para reconstrução mamaria pós mastectomia técnica tram
www.google.com.br/images.





RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA [USO DE RETALHOS COMO MÚSCULO, GORDURA E PELE DO ABDOME OU COSTAS]

Resultado de imagem para reconstrução mamaria pós mastectomia técnicas
www.google.com.br/images


RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA [TRANSPOSIÇÃO DE MÚSCULO + PAREDE DO ABDOME]

Resultado de imagem para reconstrução mamaria pós mastectomia técnica tram
www.google.com.br/images. Minha mama foi reconstruída nesta técnica aproveitando a transposição do músculo do abdome. Foi realizada mastectomia radical + reconstrução mamária via TRM-transposição do músculo abdominal e o preenchimento com um bifinho da barriga!


MAMILOS

E se você não quiser tatuar o mamilo por medo, preconceito, falta de grana em momentos de crise? Booooooora conhecer os mamilos fakes, genéricos feitos de tecido ou silicone. Atenção somente aos materiais se são hipoalergênicos, de boa qualidade e de origem confiável! Hoje temos mamas, mamilos e até "peitiã", que é um sutiã com o peito!
Resultado de imagem para mastectomia reconstrução do mamilo
www.google.com.br/images. Que assistiu a série Sexy and City deve lembrar da personagem que usava bicos de peito falsos para destacar na camiseta!kkkkkkkkk



China Supplier Big Size Nude Silicone Artificial Breast (DYSB-003)
www.google.com.br/images. Mamas artificiais made in China!

Resultado de imagem para artificial  breasts made in china
www.google.com.br/images. Eis o que chamo de peitiã, peitos artificiais montados com alças de sutiã. Material é silicone e Made in China!



Sobre a legislação:

* Lei Federal Nº. 9.897 de 06-05-1991= trata da obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama pelo SUS, nos casos de mutilação devido ao tratamento de câncer.

* Lei Federal Nº. 10.223 de 15-05-2001= trata da obrigatoriedade de cirurgia plástica reparadora de mama por planos e seguros privados, nos casos de mutilação devido ao tratamento de câncer.

 *Lei 12.802/2013, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas. Se a reconstrução não puder acontecer imediatamente, a paciente deverá ser encaminhada para acompanhamento clínico

* Lei Nº. 11.664/08 em vigor desde abril de 2009: mamografia gratuita_ “o SUS deve assegurar a realização de exames mamográficos a todas as mulheres a partir de 40 anos”.

* MAMOTOMIA: ainda não é lei, mas já está sendo REALIZADA PELO SUS, DIGRÁTIS!


Conselho: procure saber seus direitos. CUIDADO COM PLANOS E PROFISSIONAIS PICARETAS que aproveitam a confusão geral da nossa cabeça e cobram exames que o SUS disponibiliza gratuitamente. Saiba sobre a cobertura e as carências de seu plano e na falta de um plano privado USE O SUS- Sistema Universal de Saúde. Eu usei o SUS (quimio e radio) fácil, rápido e eficiente! VERDADE?? Claro... que SIM! O SUS PRECISA DE NÓS! BOOOOOOORA DEFENDER O SUS!


Quer saber mais sobre legislação nos casos de câncer? E TUDO SOBRE SEUS DIREITOS?



http://www.sbmastologia.com.br/

http://www.oncoguia.org.br/ O MELHOR SITE, ATUALIZADO. RECOMENDO!

http://www.femama.org.br/novo/RECOMENDO

http://www.fundacaolacorosa.com/site/sobre-o-cancer-de-mama.html


http://www.asprecam.com.br/pontos-de-prevencao/MAMAMIGA 

www.inca.gov.br. História do Instituto Nacional do Câncer; Perguntas e respostas sobre o câncer; Política Nacional de Câncer; Programas Nacionais. 

www.inca.gov.br/Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama – Viva Mulher. 03-08-2005.

Livro. Câncer, Direito e Cidadania. Antonieta Barbosa. Editora Bagaço. 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário