Postagens populares

segunda-feira, 18 de julho de 2016

CÂNCER DE MAMA: MAMOTOMIA

MAMOTOMIA
Foto mamotomia
www.google.com.br/images
Marina da Silva

O QUE É? PARA QUE SERVE? QUE ONDA É ESTA? A QUE VEIO? VEIO PARA FICAR? POR QUE FAZER? QUEM DEVE FAZER? DÓI? E A MAMOGRAFIA? MAMOTOMIA OU BIOPSIA CIRÚRGICA? ETC E TAL TAMBÉM!


A COISA: MAMOTOMIA  "É uma modalidade de biópsia de mama com visualização pela mamografia estereotáxica, que permite a localização precisa das lesões, ou pela ultrassonografia O método obtém fragmentos de tecidos mamários por meio de uma agulha que funciona em associação com um sistema a vácuo. O material coletado é encaminhado para exame anatomopatológico, que verifica a natureza de suas alterações.
A mamotomia serve para avaliar nódulos sólidos de mama, distorções da arquitetura mamária, lesões denominadas microcalcificações e quaisquer outras formações suspeitas detectadas pela mamografia ou mesmo pela ultrassonografia."
www.google.com.br/images.

ATENÇÃO SENHORAS E SENHORITAS: muita calma nesta hora e muiiiita hora nesta calma! Antes de encarar a mamotomia o que você deve saber? 
PRIMEIRO: Qual é o programa do Ministério da Saúde para o controle e rastreamento precoce do câncer de mama! Leia trechos do documento de consenso de 2004:

“Parâmetros técnicos para programação de ações de detecção precoce do câncer da mama: recomendações para gestores estaduais e municipais _ Este documento traz, de forma sintética, o conteúdo do Controle do Câncer de Mama: Documento de Consenso (INCA, 2004) e o Plano de Ação para o Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama 2005 - 2007. Tem como objetivo orientar quanto às condutas clínicas e contribuir com o planejamento da assistência para mulheres assintomáticas e com alterações no exame clínico das mamas e no exame mamográfico.”

TUDO NO CÂNCER, E AQUI ME REFIRO À CURA (TOTAL, AUMENTO DE SOBREVIDA) DEPENDE DA DESCOBERTA PRECOCE DO TUMOR. 

A descoberta da doença bem no seu início é importante tanto para as pessoas como para o ministério da saúde, planos de saúde e seguros-saúde (público, privado ou de empresa). E por quê? Porque quanto mais cedo se descobre a doença menores são os traumas psicossociais e financeiros (para o paciente e família), menos agressivos são os tratamentos (especialmente a mutilação para pacientes) e principalmente (para empresas privadas e governo) pois menores são os gastos com a doença. Um tratamento de câncer é caríssimo! E num país onde mais de 60% da população precisa e só pode contar com o SUS...Valha-me Deus!

I. O INCA PRESCREVE: “DETECÇÃO PRECOCE: RECOMENDAÇÕES PARA O RASTREAMENTO DE MULHERES ASSINTOMÁTICAS (sem sintomas):

ECM-EXAME CLÍNICO DAS MAMAS
www.google.com.br/image. Deve ser feito por mastologista, mas clínicos, ginecologistas/obstetras e outros especialistas também fazem o ECM. A proposta SUS: capacitar técnicos para fazer o ECM e depois encaminhar para o médico. Meu mastologista e meu ginecologista fazem o ECM na posição deitada. O oncologista faz na posição sentada na maca. Alguns fazem com a paciente em pé.



Exame Clínico das Mamas(ECM): para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual.
Esse procedimento também é compreendido como parte do atendimento integral à saúde da mulher, devendo ser realizado em todas as consultas clínicas, independentemente da faixa etária.


MAMOGRAFIA
www.google.com.br/images. Eu chamo de esmagamamas. rsrsrs Não faça próximo da menstruação porque as mamas já ficam doloridas e quando apertadas...Tem mulheres que não sentem nadica de nada! Benção! Eu sinto dor. Pronto, falei.

• Mamografia: para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, com intervalo máximo de 2 anos entre os exames.

• Exame Clínico das Mamas e Mamografia Anual: para mulheres a partir de 35 anos de idade, pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer da mama. Quem são consideradas mulheres com risco elevado para o desenvolvimento do câncer da mama? Vá ao site do Inca e leia o documento.


IMPORTANTE: No SUS a maioria das mulheres relatam que o ECM é feito inicialmente pela “enfermeira” (técnicos de enfermagem e/ou enfermeira) e se for detectado um tumor a paciente é enviada para o médico que pede a mamografia. O tempo de espera para a mamografia de controle preventivo é de cerca de 180 dias. O correto e eficaz é que o ECM seja feito pelo especialista em mamas, o mastologista, mas pelo SUS...esquece. Se você depende do SUS pegue a senha e vá pra fila! A espera pode durar 180 dias. Em ano de política, os corruptos pagam os votos de cabresto com mamografia. O preço varia de 150/200 reais.


II- Recomendações e condutas no diagnóstico das lesões palpáveis da mama
Resultado de imagem para ultrassom de mamas
www.google.com.br/images NÃO DÓI! Uhuuuuuuuuuuu!

• Mulheres com menos de 35 anos de idade: a ultra-sonografia (USG)
é o método de escolha para avaliação das lesões palpáveis nesse
grupo etário.

• Mulheres com 35 anos de idade ou mais: a mamografia é o método
recomendado. O exame mamográfico pode ser complementado pela
ultra-sonografia em determinadas situações clínicas, especificadas
no Controle do Câncer de Mama: Documento de Consenso (INCA,
2004). A ultra-sonografia complementar não deve ser solicitada nas
lesões Categorias 2 e 5 (BI-RADS®).


III- Diagnóstico das lesões suspeitas
• Lesões palpáveis com imagem negativa (mamografia e ultrasonografia):
investigação com Punção Aspirativa por Agulha Fina
(PAAF), Punção por Agulha Grossa (PAG) ou Biopsia Cirúrgica.

ONDE É QUE ENTRA A TAL DA MAMOTOMIA???
A mamotomia é uma ação que está sendo recomendada  desde 2010 para o controle precoce do câncer de mama pelo Ministério da Saúde-INCA NOS CASOS ABAIXO:

III- “CONDUTAS NAS LESÕES NÃO-PALPÁVEIS PRECONIZADAS PELO CONSENSO SOBRE O CONTROLE DO CÂNCER DA MAMA:
• Categoria 3 (BI-RADS®): 2 controles radiológicos com intervalo de 6 meses, seguidos de 2 controles com intervalo de 1 ano.

• Categoria 4 (BI-RADS®): estudo histopatológico, através de Punção
por Agulha Grossa (PAG), mamotomia ou biopsia cirúrgica.

• Categoria 5 (BI-RADS®): estudo histopatológico, através de Punção
por Agulha Grossa (PAG), mamotomia ou biopsia cirúrgica.”

www.google.com.br/images. 


ATENÇÃO: NOTE QUE O INCA PRESCREVE MAMOTOMIA OU BIÓPSIA CIRÚRGICA. Então porque se faz mais mamotomia?
 Curto e grosso: a biopsia cirúrgica demanda internação e é um procedimento caro! A mamotomia é feita na clínica e é barata! Noves fora zero: o SUS opta pelo mais baratinho e de eficácia “duvidosa”, com o agravante de estar sendo indicado a torto e a direito para qualquer categoria (BI-RADS).

 E AGORA JOSÉ? O QUE FAÇO? 

PERGUNTE, TIRE DÚVIDAS COM MÉDICOS, CONSULTE UMA SEGUNDA OPINIÃO, VEJA ONDE VOCÊ SE ENCAIXA NO CONSENSO INCA! Não aceite nada como gado ou só porque ficou com medo de estar com câncer! Não se sujeite sem esclarecimentos ok? Abç. Marina.

QUER SABER TUDO SOBRE BIOPSIAS E NUM SITE SEGURO? Visite http://www.rasmo.com.br/

Cicatrizes deixada pela biópsia aberta (cirúrgica)

http://www.rasmo.com.br/?m=conteudo&a=exibir&codigodestaque=133&titulo=mamotomia%20-%20bi%F3psia%20mamaria%20assistida%20a%20v%E1cuo

Cicatriz da Mamotomia


Fonte: 
Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Instituto Nacional de Câncer, Coordenação de Prevenção e Vigilância. - Rio de Janeiro: INCA, 2006. 

http://www.inca.gov.br/inca/Arquivos/publicacoes/ParametrosTecnicosMama.pdf/acesso em 06-08-10
 http://www.rasmo.com.br/Mamotomia - Biópsia Mamaria Assistida a Vácuo. Visita 17-07-2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário