Postagens populares

segunda-feira, 28 de março de 2016

CÂNCER GRAVIDEZ CONCURSOS PÚBLICOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE

PERGUNTAS E RESPOSTAS: CÂNCER DE MAMA CONCURSOS PÚBLICOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNE


Rosana Santos disse...
Muito obrigada. Sou a próxima num concurso que realizei três vezes e passei mas não tinha sido chamada. Agora estou na 2° das minhas 4 quimios antes da cirurgia. Estava muito preocupada até ler seu post neste blog. Mas ainda tenho uma dúvida, já sou func. publica estadual e licenciada para o tratamento. Isso seria um impedimento? Ah, o concurso é municipal e sou professora, cargo que aceita acúmulo. meu facebook é facebook.com/rosana.mello Obrigada.
Marina da Silva disse...
Olá Rosana Santos,
Você está em tratamento, licenciada, e claro que não perderá sua vaga. Responda a chamada para posse e apresente os laudos médicos ou que o perito pedir ok? Bj. Marina
Anônimo disse...
Olá, Passei no concurso público para a prefeitura do Rio de Janeiro e fui chamada para posse. Estou em tratamento quimioterápico, faltam 2 sessões e depois farei a cirurgia. Além disso estou grávida de 6 meses e devo fazer a a mastectomia junto com a cesária agora em outubro. Bom, fui na pericia e fui julgada inapta. Agora devo passar por uma junta médica em uma próxima pericia, mas o medico ja me falou q o procedimento eh ser dada como inapta. E agora, como devo proceder???
Marina da Silva disse...
Olá amiga,
Você passou no concurso da Prefeitura do RJ, então é lógico, cumpriu as exigências do edital. Ninguém pode ser discriminado por estar em tratamento de câncer e/ou grávida, simultaneamente. Vc tem direito a licença para tratamento e só depois ver a questão da posse. Ninguém pode te julgar inapta porque está em tratamento e lembre-se, câncer tem tratamento e cura na descoberta precoce e gravidez não é doença, é um estado de graça divina.
Então negocie com a comissão de concursos, responda a CHAMADA DE POSSE e se preciso acione a justiça para ter seu direito garantido. APÓS O TRATAMENTO É QUE A PERÍCIA PODE AVALIAR QUESTÕES DE APTIDÃO/INAPTIDÃO. Vc não esclareceu o cargo que disputou. Ampare-se na Constituição Federal/88 e constituições estadual e municipal! Peça orientação a um advogado ou CONSULTE O SITE www.oncoguia.com.br e pergunte lá sobre seus direitos enquanto paciente em tratamento de câncer. Bom tratamento, bom parto e vamu qui vamu! Bj. Marina.
Anônimo disse...
Fui aprovada no concurso do INSS para o cargo de Técnico. Mas estou fazendo tratamento de cancer e acredito que eles não irão em dar posse. Eu tenho chances de ganhar na justiça o direito a vaga??

Maria Barreto
Marina da Silva disse...
Maria Barreto,
Não entre na justiça se ainda não foi convocada para tomar posse! Assim que for chamada compareça com os documentos pedidos no edital e no prazo, comunique que está em tratamento de câncer; passe na perícia médica. Saiba que vc tem direitos, entre eles, o tratamento da saúde, DAS SEQUELAS, para depois iniciar suas funções. O IMPEDIMENTO DE TRABALHAR SÓ NOS CASOS PREVISTOS NA LEI E NO EDITAL!
EX: seu cargo é para tarefas pesadas ou insalubres ou repetitivas e vc fez esvaziamento axilar(retirou linfonodos); há riscos nas tarefas que vc não poderá executar, vc não está mais
apta a função após o tratamento. Não tem direito de tomar posse para o cargo disputado.

Outro Ex: vc já é funcionária do INSS, ficou doente e com sequelas e não pode mais fazer as tarefas que fazia, vc não perde o emprego, vc tem direito a readaptação em outra área que não a coloque em risco! Para analisar corretamente seu caso eu teria que ter mais dados para discutir com meus professores juizes do trabalho e de direito Constitucional. Meu email aatrocha@uol.com.br ou se tiver um amigo advogado consulte-o ou melhor ainda acesse o site dos advogados voluntários! muita calma porque a gente pira o kabeção só com a palavra câncer! rsrsrs. Abraço. Marina
Rafael Loureiro disse...
Bom dia! Meu nome é Rafael. Fui convocado para ser agente do DEGASE do RJ. Mas tenho linfoma de hodgkin. Estou em tratamento com quimioterapia de 15 em 15 dias. Fiz 4 das 16. Gostaria de saber se a junta medica do DEGASE pode me reprovar/ou inapto ? Se o meu medico me der um parecer que posso voltar ao trabalho, Será que consigo apto da junta medica?
Marina da Silva disse...
Rafael,
Pelo o que entendi vc já é funcionário ou tem um contrato com esta instituição. O conselho que lhe dou é FOCO NO TRATAMENTO E CURA! Todo trabalhador tem direitos tanto na CLT, como na Constituição Federal de 1988. A aptidão ao trabalho só será decidida ao término do tratamento. Compareça às consultas com peritos quando for requisitado. Para esclarecer melhor seus direitos precisaria de mais informações. Vc pode me mandar pelo aatrocha@uol.com.br ou consultar um advogado trabalhista ok? Abraço. Fé, Força em Deus e FOCO NA CURA E EM PENSAMENTOS POSITIVOS! Marina




Isadora disse...
Olá. Tive câncer de mama. Fiz mastectomia bilateral (apenas a retirada das glândulas mamárias) e a retirada de alguns linfonodos (somente no primeiro nível). Em alguns locais do braço não tenho sensibilidade ao toque e sinto um pouco de dificuldade em levantar peso. Isso me enquadra como PNE?
Existe algum exame que possa fazer que realmente indique que perdi um pouco da força nos membros superiores?
Obrigada!
Isadora
Marina da Silva disse...
Isadora,
Para te dar informação precisa, é necessário que me fale das cirurgias: tipo de cirurgia (mastectomia é o nome geral para cirurgias na mama) precisa me dizer se foi quadrandectomia, nodulectomia, mastectomia radical e quantos linfonodos retirou E SE fez esvaziamento axilar ou só linfonodo sentinela etc.ok. Manda para meu e-mail aatrocha@uol.com.br abraço. Marina


daniela disse...
Oi bom dia! Meu casa é mastectomia radical + retirada de linfonodos MSD direito, passeio no concurso estadual para professora. Em primeiro na especial no dia da posse não pude assumir pq o CONEDE deu inpta cm deficiente tudo bem respirei fundo. Fui para posse da geral que TB tinha passado e fui também considerada inapta pela pericia por ter sequelas da cirugia. O que faço agora? Por favor me ajude?
daniela disse...
Oi bom dia! Meu casa é mastectomia radical + retirada de linfonodos MSD direito, passeio no concurso estadual para professora. Em primeiro na especial no dia da posse não pude assumir pq o CONEDE deu inpta cm deficiente tudo bem respirei fundo. Fui para posse da geral que TB tinha passado e fui também considerada inapta pela pericia por ter sequelas da cirugia. O que faço agora? Por favor me ajude?

Marina da Silva disse...
Daniela
Qual o embasamento que eles lhe deram para impedir sua posse? VC é inapta para o cargo de professora! ENTRE COM MANDADO DE SEGURA E PROVE A ELES QUE PODE DAR AULAS SIM, FAZENDO USO DE TODAS AS TECNOLOGIAS MODERNAS. Elaborar plano de aula para o ano inteiro, fazer arquivos de textos ou do material que precisar acessando internet e clicando na tela não fará seu braço inchar. Força vc precisará para lutar por seus direitos. Vc não carregará peso (alunos no colo?); existem vários equipamentos para transportar peso como carrinho de supermercado, fruteiras com rodinhas, barzinhos com rodinhas etc. Professor precisa de cérebro e desejo genuíno de ensinar recebendo este salário parco e imoral que o Brasil paga pela educação do povo!


Solange Oliveira disse...
Marina, fiz quadrantectomia há 10 anos atrás, com linfonodo sentinela negativo (graças a Deus), portanto não fiz esvaziamento de axilas, porém fiquei com muitas sequelas da radioterapia, como costela "afundada" e toda machucada, com ossos da costela inflamados e sensíveis, além de uma mama bem maior que a outra (não fiz qualquer cirurgia estética ou correção), o que causa muitos problemas a coluna. Li que apenas com o esvaziamento das axilas se enquadra ao PNE em concursos públicos, mas por todas estas sequelas eu não poderia me enquadrar PNE?
Obrigada,
Solange
Marina da Silva disse...
Olá Solange,
Realmente, a sequela que dá o direito ao benefício da Lei dos Portadores de Necessidades Especiais é só O ESVAZIAMENTO AXILAR. O risco de desenvolver o edema ou linfedema é crônico e para sempre. Uma vez instalado o inchaço, só existe o tratamento paliativo: fazer drenagens linfáticas para diminuir o desconforto, o peso e analgésicos. O Risco às infecções é alto também.
Vc relata outras sequelas do tratamento. A ORIENTAÇÃO QUE LHE DOU É PROCURAR SEUS MÉDICOS, RELATAR TODOS OS TRANSTORNOS RELATADOS AQUI E O MÉDICO AVALIARÁ UM TRATAMENTO ADEQUADO PARA OS SEUS PROBLEMAS. TAMBÉM SÓ O MÉDICO OU JUNTA MÉDICA PODERÁ DIZER SE SUAS SEQUELAS PODEM DAR A VC O BENEFÍCIO DA LEI OK? Mais informações sobre direitos dos pacientes visite www.oncoguia.com.br e tire lá suas dúvidas. abraço. Deus lhe abençoe. Marina


ATENÇÃO: AQUI NO BLOG ESTOU FALANDO E ORIENTANDO PESSOAS QUE PASSAM OU PASSARAM O PERRENGUE CÂNCER E DESEJAM SABER SE PODEM SE BENEFICIAR DA LEGISLAÇÃO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PELO ESVAZIAMENTO DA REDE LINFÁTICA [ no caso das mamas, retirada de linfonodos da axila]. No câncer de próstata, testículos e outros, o esvaziamento, se acontecer e for necessário sera nos vasos linfáticos inguinais,. MAS EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE NECESSIDADES ESPECIAIS OU DEFICIÊNCIAS OK? BJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário