Postagens populares

segunda-feira, 14 de março de 2016

TUDO DE BOM HUMOR SOBRE CÂNCER DE MAMA

AUTO-EXAME DAS MAMAS
www.google.com.br/images. O auto-exame das mamas pode ser feito de pé frente ao espelho, deitada com a mão atrás da nuca ou no banho com a mão atrás da nuca.



Marina da Silva

Embora as novas gerações, décadas de 1980/1990/2000 não tenham tanto “pudores” quanto às gerações mais antigas; tocar o corpo ainda é um grande tabu. Mais forte para mulheres do que para os homens. Desde muito cedo o homem é “incentivado” a se tocar e a ser tocado, a “virar” macho logo e não correr o risco de se “afrescalhar”. Olha aí a família do Jair Bolsonaro, o homem morre de medo de um filho ter um comportamento "fora da normalidade"!kkkkkk Infelizmente existem muitos indivíduos, homens e mulheres, que pensam com o paspalho do Bolsonaro, um deputado federal que macula a imagem do país!
www.google.com.br/images. 


Comece o exame atrás da orelha, desça pelo pescoço, vá para axila, contorne toda a mama, não esqueça de observar aréola e mamilo. Nada de apertar com força, apenas o suficiente para observar presença de líquidos. SEMPRE UMA SEMANA APÓS MENSTRUAÇÃO ou qualquer dia para menopausadas como eu!
Pois não é? O tempo passa, o tempo voa, transforma-se a cada nova tecnologia, mas a forma de educar meninos e meninas não varia muito: meninos “BRUTOSSAUROS T-REX SEXO” e meninas “AMELIASSAURAS BARBIES”.
Para a educação das mulheres há dois extremos perigosos: “liberou geral e deixe que a TV eduque” ou então “tudo é imoral, é ilegal ou engorda”!
O corpo feminino é um grande desconhecido e mesmo quando ficamos atentas à beleza, as nossas mãos, às vezes, vão da cara ao pescoço, pulam para os braços, passeiam pela barriga a procura de gorduras, estrias, celulites, chegam as pernas para depilação e veias "quebradas" e terminam nas unhas dos pés para um esmalte.

www.google.com.br/images. 


O aparelho reprodutor feminino se divide em parte externa e parte interna. Pegue um espelho e verifique e se apresente para sua xoxota! Ah, pelos da vulva são conhecidos como pentelho. Uretra é a abertura por onde sai a urina, canal vaginal por onde sai o sangue da menstruação e os bebês! Pensou que era dona cegonha néh? kkkkkkkkkk
Mamas, nádegas, vulva, vagina e adjacências só são tocadas por namorados, maridos, amantes e muito, mas muito raramente, por um ginecologista/obstetra.
Pra falar a verdade, a maioria das mulheres conhecem seus órgãos genitais só pelo tato na higienização e por apelidos: curnixa, buceta, buçanha, buça, tcheca, prexeca, perereca, perseguida, piriquita, xeca, xereca, xonga, xoxota, xuranha, xana, xavasca, a dita cuja. O clitóris é o grelo. He, he, he.

COMPORTAMENTO PREVENTIVO

Não pule da janela: visite este site, achei interessante!
http://www.naopuledajanela.com.br/2015/04/22/9-projetos-que-estimulam-mulheres-a-amarem-o-proprio-corpo/


Prevenção é conhecer, tocar, pegar, apalpar, sentir o corpo! Temos que conhecer nosso corpo para perceber qualquer mudança ou alteração. Tocar o corpo para nós mulheres, principalmente as mamas, pode  nos salvar a vida. Muitas mortes podem e são evitadas quando o câncer de mama é descoberto na sua fase inicial. Lembre-se que o controle do câncer no Brasil é de matar (homens e mulheres de todas as idades) e isto não é nenhuma piada ou trocadilho! É coisa séria! Veja as projeções do INCA- INSTITUTO NACIONAL DO CONTROLE DO CÂNCER para 2016.
"MAMA"
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.960 (2016 - INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e 14.206 mulheres (2013 - SIM)


Atenção: As informações neste portal pretendem apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança."http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama


EMBORA se afirme que o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, a realidade é que o perfil da doença vem mudança e cada vez atingindo mulheres mais jovens, abaixo dos 30 anos! Se houver casos de câncer de mama na família (parentes de primeiro e segundo grau) fique atenta! Minha filha faz o acompanhamento genético (levo para consulta com mastologista) desde os 15 anos. Descobri o tumor novembro de 2001 aos 3.7 anos; recebi o diagnóstico  que era câncer em 2002, antes de completar 38 anos! Estou curada há 14 anos! CÂNCER DE MAMA TEM CURA E QUANTO MAIS CEDO SE TEM O DIAGNÓSTICO, MAIORES SÃO AS CHANCES DE CURA TOTAL! AGENDE UMA CONSULTA ANUAL: USE SEU PLANO DE SAÚDE OU PEGUE A SENHA E ENTRE NA FILA DO SUS!
www.google.com.br/images.

Então...Crie o hábito de tocar o seu corpo e se olhar no espelho. É fácil quando associado a um ritual de beleza, como passar creme hidratante por todo o corpo diariamente. Tudo bem que a gente chegue em casa “estourada”: oito horas de jornada dura, uma hora de “busão”, trem, metrô, pra ir ao trabalho e mais uma hora pra voltar para casa. E nós mulheres ainda temos a dupla jornada (lavar, passar, cozinhar, criar filhos) em casa e fora dela, estudar, fazer "bicos" para aumentar a renda...

Um banho de segundos, vapt-vupt, ninguém merece! Dá para gastar dez minutos, uma vez por mês, para o auto-exame.
Agora, para quem tem um vidão, beleza! Por que não está cuidando das mamas???

Conselho: Adote o comportamento preventivo. Cuide da alimentação evitando obesidade, excesso de sal, açúcares, gorduras; não fume - xô cigarro! Peça ajuda médica para parar ou reduzir o cigarro. Não abuse de bebidas! Faça exercícios físicos! Vale caminhar, dançar, correr, nadar ou o que você gostar! Mantenha as consultas em dia (exame papanicolaou para o colo do útero e mamografia e exame clínico para mamas). Use seu plano de saúde [na saúde!] ou pegue a senha e entre na fila do SUS! Se seu bairro, cidade, comunidade tiver o PSF- programa saúde da família, use-o e ajude a mantê-lo e melhorar o atendimento. Passe estes conselhos adiante! VIVA LA VITA! Bjin. Xau. Marina.



Nenhum comentário:

Postar um comentário