Postagens populares

domingo, 6 de março de 2016

MAMOGRAFIA x AUTO-EXAME: DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

MAMOGRAFIA versus AUTOEXAME

Qual o melhor?
Resultado de imagem para mamografia
www.google.com.br/images. radiografia através da compressão das mamas. Se você estiver no período pré-menstrual quando as mamas ficam sensíveis, o esmagamento, ops, a compressão vai ser dolorida. Eu sinto dor, mas muitas mulheres relatam não sentir absolutamente nada de dor! Ôh benção!


Sem vacilar: a resposta é a mamografia, exame radiográfico das mamas, capaz de detectar tumores até 1 mm. Existem outros exames mais precisos como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada, ultrassom, porém caríssimos. E como mais de 65% das mulheres vítimas do câncer de mama precisam,  ardentemente,do atendimento do SUS- Sistema Único de Saúde, a mamografia é o exame mais acessível e viável para as políticas de saúde pública!
2013: "Jornal do Senado  Médicos condenam autoexame da mama. Estudos mostram que o toque dos seios pela própria mulher não reduz mortes por câncer. O exame capaz de detectar tumores em estágios iniciais é a mamografia". Edição de 05 de novembro de 2013 › Cidadania. 05/11/2013 .


Então por que as campanhas insistiam tanto no auto-exame?
                              
www.google.com.br/images. Eu recomendo aliar autoexame mensal e mamografia anual A PARTIR DOS 40 ANOS ou como PRESCREVER SEU MÉDICO! EU FAZIA AMBOS, desde 1989 quando a aparição de Cássia Kiss avisasa às mulheres que A CURA PODE ESTAR NAS NOSSAS MÃOS! MERCI CÁSSIA KISS!

É uma longa história, meados dos anos oitenta do século XX, mas encurtando o assunto: não havia programas efetivos de controle da doença no país. O Consenso sobre as medidas de controle e prevenção do INCA/MINISTÉRIO DA SAÚDE, é de 2004 e a implementação de políticas públicas para controle co câncer de mama e outros anda a passos lentos. Pesquisas, propagandas, mais de 120 dias para conseguir fazer a mamografia pelo SUS e ainda, o mais grave, o ministério da Saúde, contrariando a mudança do perfil do câncer de mama que, atinge mulheres cada vez mais jovens (com menos de 40 anos) e a Lei que assegura a gratuidade da mamografia para todas as mulheres a partir dos 40 anos, RESOLVEU PRIORIZAR O EXAME PARA MULHERES A PARTIR DOS 50 ANOS! 
Só que cerca de 80% dos tumores eram e continuam sendo descobertos por acaso, pela própria mulher ou parceiro(a) e quando isso acontece, o tumor já está com mais de 3 cm e pode ter se espalhado para outras áreas, o que diminui as chances de cura total.
Está provado CIENTIFICAMENTE, que só o autoexame é ineficaz no controle da doença, pois o que se quer é o rastreamento do tumor no estágio inicial. 
1989. Nos anos 80, Cássia Kiss ensina o autoexame: “A cura pode estar em suas mãos”. obrigada Cássia Kiss!
Ricardo Westin

No Brasil, poucas campanhas de saúde conseguiram ser tão eficazes quanto a protagonizada por Cássia Kiss no final dos anos 80. No vídeo, a atriz surge com os seios à mostra para ensinar às mulheres como se detecta o câncer de mama:
— Examinando os seus seios a cada 30 dias, você pode descobrir caroços, alterações no formato ou perda de líquido. Câncer da mama: a cura pode estar em suas mãos — ela diz. A mensagem foi absorvida e replicada de forma extraordinária. Os brasileiros até hoje, 25 anos depois, veem o autoexame como a melhor maneira de descobrir o tumor. #autoexame — em apoio ao Outubro Rosa, uma campanha mundial sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de mama." grifos meushttp://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2013/11/05/medicos-condenam-autoexame-da-mama


Agora, humor negro ou roxo: se não há programas eficientes, se o acesso à primeira consulta e mamografia pelo SUS é demorado, nada melhor do que ficar de olho nas mamas, apalpá-las uma vez por mês enquanto aguarda a consulta na fila do SUS.SE VOCÊ TEM PLANO DE SAÚDE...USE-O! UMA CONSULTA ANUAL COM MASTOLOGISTA OU GINECOLOGISTA/OBSTETRA!
Procure SE antecipar à doença, descubra se há o PSF_ programa de saúde da família no seu bairro, comunidade e participe, consulte com o médico da empresa onde trabalhar.
E se você não precisa do SUS, tem plano de saúde ou dinheiro para pagar a consulta e tem mais de trinta: tá esperando o quê para marcar um ginecologista e um mastologista??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário