Postagens populares

sexta-feira, 18 de março de 2016

CÂNCER DE MAMA: A IMPORTÂNCIA DO AUTO-EXAME


AUTO-EXAME ?

ANTES DE RESPONDER:  O Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Controle do Câncer- INCA através do CONSENSO 2004 PRECONIZAM ECM, MAMOGRAFIA para o diagnóstico precoce do tumor:

"2. DETECÇÃO PRECOCE Para a detecção precoce do câncer de mama recomenda-se: 
- Rastreamento por meio do exame clínico da mama, para as todas as mulheres a partir de 40 anos de idade, realizado anualmente. Este procedimento é ainda compreendido como parte do atendimento integral à saúde da mulher, devendo ser realizado em todas as consultas clínicas, independente da faixa etária; 

- Rastreamento por mamografia, para as mulheres com idade entre 50 a 69 anos, com o máximo de dois anos entre os exames;

- Exame clínico da mama e mamografia anual, a partir dos 35 anos, para as mulheres pertencentes a grupos populacionais com risco elevado de desenvolver câncer de mama; 

- Garantia de acesso ao diagnóstico, tratamento e seguimento para todas as mulheres com alterações nos exames realizados. São definidos como grupos populacionais com risco elevado para o desenvolvimento do câncer de mama:

 - Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade;

 - Mulheres com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama bilateral ou câncer de ovário, em qualquer faixa etária;

 - Mulheres com história familiar de câncer de mama masculino; - Mulheres com diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ." http://portal.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage//consenso_para_controle_do_cancer_de_mama.pdf

POR QUE TANTO MEDO DO AUTO-EXAME DAS MAMAS?
Foto Marina da Silva. Grupo Toque de Amor no Outubro Rosa. BH. Minas Gerais



Resposta curta e grossa: 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher, pelo marido, parceiro(a), namorido(a), cacho, rolo, ficante, namorado(a), bofe!
E acontece por acaso, assim incidentalmente, por vários motivos, entre eles, ausência do hábito de se tocar; medo  FOLCLÓRICO de achar alguma coisa, “pois quem procura acha”!
A realidade chocante da doença, ou seja, aumento dos casos de câncer de mama e aumento do número de mortes, ausência de programas de assistência e controles efetivos do câncer de mama no país; desinformação, informações distorcidas ou incompletas sobre a eficácia do auto-exame, tudo junto e misturado, cria insegurança, uma paisagem de medo reforçada pelo atendimento precário de saúde no Brasil. Só para se ter uma ideia, grande parte da população ainda apela para remédios caseiros, auto-medicação, rezas, benzeduras, chás, beberragens, cataplasmas, etc.
                                     
www.google.com.br/images


Está provado cientificamente, que só auto-exame como única medida de controle da doença é ineficaz, ineficiente. 
O auto-exame deve fazer parte de um programa de assistência completo, que inclua entre outras medidas: o mapeamento e distribuição da doença (segunda causa de mortes de mulheres por câncer); acompanhamento da incidência, mortes, tempo de sobrevida através de banco de dados, planejamento estratégico para atender as mulheres na faixa de risco ou que tenham parentes (mãe, irmãs, primas) que tiveram a doença, visando o rastreamento e diagnóstico precoce do tumor.
Essa visão sobre a saúde integral da mulher é essencial, pois quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura total, menores os transtornos psicológicos e sociais, menores os gastos pessoais, dos planos de saúde, do SUS, da previdência social com aposentadorias, das empresas que perdem mão de obra etc. No Brasil não há um programa neste nível de atendimento e acompanhamento das mulheres, ainda.
E então?
Marina e Glória: se toca!



Enquanto seu lobo não vem, tire a camiseta... e o sutiã, conheça seu corpo por inteiro, dos fios de cabelos até a unha do dedão do pé, de frente, dos lados, de costa. Apalpe as mamas, faça mensalmente o auto-exame enquanto aguarda a consulta pelo SUS E SE TEM PLANO, não marque bobeira, marque já consulta ginecológica e com o mastologista! UMA CONSULTA ANUAL!
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. Vamos participar de ações nos meses dedicados a prevenção, vamos blogar, twittar, facebookar, zazapiar: uma consulta anual para saber da saúde! FAÇA DE QUALQUER MÊS O SEU OUTUBRO ROSA!


Conselho: se você começou a menstruar, não importando a idade, desenvolva o comportamento preventivo, conheça seu corpo, aprenda a fazer o auto-exame. E vamos começar a fazer barulho para que o governo inicie imediatamente um controle efetivo, sem balelas ou falácias como aquela de doar a CPMF para a saúde do brasileiro! Somos riquíssimos em PETRÓLEO, DO OIAPOQUE AO CHUÍ, vamos cobrar uns PETRORREAIS PARA O CONTROLE DO CÂNCER! VAMOS DEFENDER e TRANSFORMAR  O SISTEMA ÚNICO DE SOFRIMENTO OU SUS..TO EM UM SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE que atenda o máximo das cidades brasileiras (5560 municípios)!



OUTUBRO ROSA: MÊS DO CONTROLE E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA! A MAMOGRAFIA É GRATUITA E LEI A PARTIR DOS 40 ANOS! FAÇA VALER SEU DIREITO!
www.google.com.br/images. MAMAMÓVEL. Pegue senha e entre na fila!

Nenhum comentário:

Postar um comentário