Postagens populares

domingo, 21 de agosto de 2016

CÂNCER: MAMOTOMIA, TERMOGRAFIA, RESSONÂNCIA, MAMOGRAFIA, ETC E TAL

O QUE É ISSO??? 
Resultado de imagem para ecm exame clinico mama
www.google.com.br/images. ECM. Exame Clínico das mamas feito por especialista, leia-se, médico(a). Mastologista é o especialista em mamas.
                                                                                                                                 Marina da Silva

Senta que lá vem... aulão!!! 


ECM - Exame Clínico das Mamas.
 Palpação das mamas realizada por profissional habilitado. Exame meticuloso e verificação manual da presença de nódulos nas mamas; feito por especialista (mastologista) pode detectar tumores de até 1 cm.

AUTO-EXAME DAS MAMAS
www.google.com.br/images. Homens também tem mamas, ops, peito, peitoral e embora raro, tem câncer de mama. Se você tem peito...auto-exame!


O auto-exame das mamas é um comportamento preventivo, uma forma de conhecer o próprio corpo e notar qualquer alteração. Homens e mulheres devem fazer o auto-exame mensal.  Aliás, homens e mulheres devem conhecer o corpo inteiro: boca, mamas, pele, órgãos genitais, etc e tal também! É importante saber qual o grupo sanguíneo, os níveis de glicose no sangue, a pressão arterial e tudo pode ser resolvido com uma consulta anual e exames de sangue, urina, fezes. Plano de saúde é para usar na saúde! Precisa do SUS- Sistema Único de Saúde, pegue a senha, entre na fila e aguarde! Na doença tudo fica mais difícil, principalmente com planos de saúde que fazem tudo para empurrar o cliente para o SUS! Eu passei por isso em 2002 e o SUS me salvou!


Mamografia tradicional ou convencional.
Resultado de imagem para mamografia tradicional
www.google.com.br/images. O aparelho é o mesmo, a coleta de images é feita num filme de raios-X.
A mamografia é um Exame radiológico das mamas. Consiste em comprimir a mama entre duas placas de acrílico de um aparelho de raios-x especial, o mamógrafo. Considerado como o procedimento mais eficaz no diagnóstico precoce; detecta tumores de até 1cm (nódulos, calcificações e microcalcificações -1mm); e imagens de perda da arquitetura da mama que levam a suspeitar o câncer, aumenta as chances de cura total e procedimentos menos invasivos, mutiladores, onerosos; baixo custo, é a medida preconizada pelo Consenso...2004. Ministério da Saúde-INCA. É um exame gratuito garantido por lei a todas as mulheres a partir dos 40 anos, MAS hoje o SUS dá prioridade para mulheres a partir dos 50 anos. Se preciso faça valer seus direitos! Os planos não podem negar a mamografia a partir dos 40 anos!



Mamografia digital 

www.google.com.br/images.

Exame radiológico das mamas. Compressão das mamas entre duas chapas acrílicas do mamógrafo. Realizado por profissional especializado, em leitura de imagens digitalizadas num programa de computador, funciona como uma máquina fotográfica digital. Processo rápido - 20 segundos, menor compressão das mamas, menor desconforto, menor tempo de exposição à radiação, menos dolorido (quando feito por especialista), detecta tumores de até 0,03mm.



Ultrassom ou ecografia
Resultado de imagem para ultrassom de mama
www.google.com.br/images.


ULTRASSOM OU ECOGRAFIA é o exame que estuda qualquer órgão do corpo, através de imagens feitas por ecos. Exame meticuloso das mamas através de ultrassons. Uso recente no país, poucas informações. Como é pouco usado como procedimento no diagnóstico do câncer de mama, pouco se sabe de sua precisão.


Ressonância magnética
Resultado de imagem para ressonancia magnetica mama
www.google.com.br/images

Exame que estuda qualquer órgão do corpo, através de imagens feitas por ressonância ou seja “eco ou reverberação, sendo portanto uma reposta ao estímulo produzido por radiofrequência ou ondas de rádio” . Uso mais comum na rede hospitalar privada por sua maior eficácia no rastreamento e detecção precoce do tumor e no acompanhamento das pacientes, é indolor, eficaz em homens e em mulheres mais jovens e em mulheres de mamas densas. Custo alto; inviável nos programas de políticas públicas para o controle da doença, acessibilidade inexistente na rede hospitalar pública. Os planos de saúde costumam barrar exames complexos como a ressonância e empurrar os clientes para o SUS. Fique atento(a) e faça valer seus direitos. O abuso está ligado ao desespero do paciente e família quando há suspeitas de câncer, então fica fácil extorquir dinheiro (a pessoa paga pelo exame devido a espera longa de uma vaga) ou é jogada para o SUS. 


Termografia
Discos almofadados que são colocados sobre as mamas durante 15 minutos onde são registradas as temperaturas; esses discos adesivos detectam câncer através do calor. Baixo custo, procedimento auxiliar no rastreamento do câncer de mama. Uso recente no país, em fase de implantação (discos adesivos- teste em 340 mulheres- inca 17-02-2005). NÃO ENTROU COMO MEDIDA DE RASTREAMENTO PRECOCE NO BRASIL. NOVAS TECNOLOGIAS MAIS EFICAZES, PORÉM CARAS E INVIÁVEIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SURGIRAM.

www.google.com.br/images


Biópsia
Resultado de imagem para biopsias mama
www.google.com.br/images.

Retirada de um ou mais fragmentos de um órgão para fins de exame. Há vários tipos: biopsia por aspiração, core-biopse, biópsia cirúrgica. É através da biopsia que médico chega ao diagnóstico definitivo.
Resultado de imagem para biopsias mama
www.google.com.br/images. Biópsia guiada por ultrassom ou core-biopse.

"Existem diversos tipos de biópsia para o diagnóstico do câncer de mama, e vale lembrar que é muito importante sempre fazer o exame para detectar a doença de forma precoce, e assim realizar um tratamento para a cura o quanto antes. Vamos conferir todos eles?
  • PAAF ou Punção Mamária
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) compreende a remoção de uma amostra das células do tecido das mamas alterado para a realização do exame. Saiba que a PAAF é um método de exame rápido e é usada uma agulha com coleta efetuada com movimentos de vai e vem da seringa.
  • Core Biopsy
O exame é feito com anestesia local e normalmente se retiram diversos fragmentos, que permite a visualização na tela de equipamento de imagem, em tempo real. Este tipo de exame consiste na retirada de fragmentos de tecido com o auxílio de uma agulha e no fim do procedimento será realizada a compressão local, com o objetivo de evitar qualquer tipo de sangramento da região em que foi feita a biópsia.
  • Biópsia Cirúrgica
A Biópsia Cirúrgica é um método feito no centro cirúrgico no decorrer de um ato cirúrgico e conta com a vantagem de se realizar a biópsia por meio de um congelamento durante o procedimento, o que possibilita ao cirurgião ter uma maior margem de segurança. No método, se tiver alguma doença, o cirurgião avança mais um pouco e o congelamento é repetido até que as margens fiquem livres da doença."http://www.clinicadamama.com.br/confira-os-tipos-de-biopsias-para-o-diagnostico-cancer-de-mama/
MAMOTOMIA

"A mamotomia é um tipo de biópsia de mama que permite a localização precisa da lesão, graças ao suporte fornecido pela mamografia digital. É realizado em ambiente ambulatorial e substitui a biópsia cirúrgica em grande parte dos casos de investigação de alterações mamárias."http://www.clinicadamama.com.br/

http://margaretss.com.br/mamotomia-de-mama/
"O exame é feito de bruços, uma cama com um buraco onde o peito é encaixado. No meu caso que tenho protese foi puxada toda a pele e presa no mamógrafo. Sim… embaixo da cama tem um aparelho de mamografia e por isto a posição. A cama isola o resto do corpo das radiações. E ela pediu que eu ficasse imóvel.
Ainda bem que ela não disse: Fique calada. Assim pude perguntar tudo que ela ia fazendo. E até gostaria de sugerir a classe médica algo do tipo: Voce quer exame com narrativa ou sem narrativa? Porque eu adoraria fazer um exame com narrativa….  Independente disso eu pergunto tudoooooooo."
QUER SABER TUUUUUUUUUDO/ Visite o site de Margarete.


VOLTANDO AO AUTO-EXAME...

POR QUE? Porque, infelizmente, no Brasil a maioria dos tumores ainda é descoberto pela(o) própria(o) paciente ou parceiro(a) e mais de 65% dos pacientes necessitam ardentemente do SUS! Então se toca!
www.google.com.br/images. Diagnóstico precoce é a chave da cura e está na sua mão!



Apalpação das mamas realizada pela mulher uma semana após o primeiro dia da menstruação ou uma vez por mês; data a escolher, pelas mulheres histerectomizadas e/ou na menopausa e também para os homens. 
Exame indolor; custo zero; importantíssimo para que mulheres e também homens, conheçam o próprio corpo e cuidem de sua saúde. O auto-exame é auxiliar nas campanhas educativas e de prevenção. Ineficaz como única medida para o controle da mortalidade de mulheres; não substitui o ECM nem a mamografia. 
Principal problema: diagnóstico tardio; 65% dos achados apresentam estágio avançado e pode ter se espalhado por outras partes do corpo.


conselho: conheça suas mamas, faça o auto-exame mensal e a mamografia conforme orientação médica. Mantenha as consultas em dia. Use o plano de saúde ou pegue a senha e entre na fila do SUS. PARTICIPE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO, CURTA TER INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS NAS CAMPANHAS, AJUDE A ESPALHAR CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO, LUTA PELO DIAGNOSTICO PRECOCE E COMPORTAMENTO PREVENTIVO.  Bjus. xau. Marina


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CÂNCER: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHANTE

ANTES MAL ACOMPANHADO, DO QUE SÓ!
Resultado de imagem para CANCER PACIENTE E  ACOMPANHANTE
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/cancer-nas-criancas/

É isso mesmo! 
Um acompanhante é muito importante para compartilhar conosco medos e temores. Imagine-se sozinha (o) e recebendo um diagnóstico de um câncer! A cabeça entra em órbita!
Além disso, o médico precisa estabelecer, a partir do diagnóstico, como conduzirá o tratamento e se cada paciente entrar em “parafuso” como foi o meu caso, onde até o marido desmaiou, a consulta pode demorar horas ou ainda necessitar de outra consulta.
Pense em quantas vezes o médico tem que dar um diagnóstico deste por dia, por semana, por mês! As estatísticas do câncer de mama não são lá muito animadoras!
E além de “pirar” com o resultado, somos acometidos por mudez, surdez, perda de memória e cegueira!
http://www.oncomedmt.com.br/

Nada de eu e eu! É sempre eu, Deus e quem puder nos ajudar, entender-nos ou simplesmente quiser fazer turismo em clínicas e hospitais. Tem muita gente boa que adora isso: ficar perto de médicos, fazer trabalhos voluntários em hospitais, ajudar as pessoas, SER AMIGO. Valeu?
DICA: aprenda respirar!

Os exercícios respiratórios acalmam, controlam o medo, servem para um montão de coisas; por exemplo, ao fazer exames tipo mamografia, ultra-sons endovaginais, histerosalpingografia, que é a radiografia do útero, endoscopia digestiva e muitos outros exames, principalmente quando realizados pela primeira vez.
Tudo relacionado a doenças, tudo que é novo, toda primeira vez, dá medo, receio, e até apavora. E num é qui a gente até isqueci de respirar? Ô louco! Mas é a mais pura verdade. Então vamos lá:
Exercícios respiratórios: como fazer?
www.google.com.br/images. SUSPIROS PROFUNDOS são ótimos exercícios para ansiedade e soltar os ombros pregados nas orelhas. rsrsrs


Na sala de espera → Inspire uma boa quantidade de ar (encher o pulmão de ar), prenda-o por dez segundos e depois solte o ar pelas narinas, bem devagar, contando até dez. Descanse e repita o exercício pelo menos cinco vezes enquanto aguarda. Você pode também tampar uma narina e puxar o ar com a outra e depois soltar o ar lentamente. SUSPIRAR LONGAMENTE para soltar os músculos e ombros grudados nas orelhas.
Os exercícios não acabam com o medo ou mudam o diagnóstico, mas ajudam a controlar a ansiedade na sala de espera.


Exames e resultados

Quando fazemos exames de rotina, geralmente nossa postura é calma; as expectativas são boas e queremos mais é confirmar o que temos certeza: estamos bem de saúde!
Ao contrário dos exames de rotina, são os exames onde o médico, “suspeita” de algo ou nós mesmos, “suspeitamos” que alguma coisa não vai bem!
No caso dos tumores, dependendo do lugar, as pessoas “curtem” por anos e às vezes nunca operam, contrariando as ordens médicas. Quem não conhece pessoas que têm um lombinho no pulso, um carocinho no braço, no joelho, pé e até na cabeça e deixam quieto? São verrugas, cistos, quistos, enfim “nada”!
Quando o caroço é na mama... Aí a coisa muda de figura. A primeira coisa que se instala é o medo! Principalmente em nós mulheres que imediatamente decretamos que é um câncer e vamos ao médico como se estivéssemos indo para um abatedouro. Pois o câncer de mama não está no alvo da moda?
Calma, respire! Procure ir às consultas sempre acompanhada! E SAIBA QUE A MAIORIA DOS CÂNCERES SÃO CURÁVEIS NO DIAGNÓSTICO PRECOCE OU NEM TÃO PRECOCE!

Eu, Marina,  carcinoma invasivo, mama D. COMEMORANDO 14 ANOS DE CURA!

CONSELHO:Vá ao médico, mantenha em dia consultas ginecológicas e exames. Converse, tire dúvidas! SE TEM PLANO DE SAÚDE NÃO VACILE, FAÇA PELO MENOS A CONSULTA ANUAL. SE É SUS...PEGUE A SENHA E A FILA! Bju. Marina.



domingo, 7 de agosto de 2016

CÂNCER E ALEGRIA???

CÂNCER COM ALEGRIA DE ONDE SURGIU?... por Mariana Leone




Muitos amigos estão me perguntando : Mari da onde você tirou o nome da fanpage ? rsrssrs entre risos câncer sinônimo de tristeza e alegria sinônimo de festas ,conquistas .... Então resolvi contar para vocês a origem deste nome ... Quando peguei o diagnóstico fiquei desesperada , parecia que o mundo ia desabar sobre a minha cabeça... chorei muito e falava para o meu marido o que vai ser de mim agora, como vou suportar isso ?? ele tentava me acalmar ,mas nada que ele dizia me confortava ... foi realmente um surto de tristeza e desespero ... mas aí, foi quando apareceu aquela tal força que surgiu lá de dentro do meu ser ... que invadiu a minha alma me trouxe uma sensação de tranquilidade que foi me acalmando... me deixando numa serenidade incrível ,e em instantes olhei para o Fábio(meu marido ) e disse : Amor ,o problema já existe, estou com Câncer e agora tenho que me tratar ...esperar o tempo necessário para a cura mas não quero ser triste, tenho medo da melancolia ... eu aceito a doença ,mas não aceito a tristeza ... E ele me respondeu: então meu amor, somos fortes ... temos que enfrentar ...vamos viver ... Então que seja um CÂNCER COM ALEGRIA!!! e foi aí que tudo começou...
E agora que vocês já sabem a origem do nome , aqui estou podendo garantir que esta alegria é o que tem me ajudado a ser forte para superar a doença e suportar os efeitos do tratamento.
Por isso amigos deixo a dica :



ALEGRIA TRÁS VIDA !!! NOS DÁ SUPORTE PARA PULAR OS OBSTÁCULOS QUE A VIDA NOS COLOCA !



Ps.: Obrigada Mari por me permitir publicar aqui no blog seu lindo depoimento! Bj Marina

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

CIÊNCIA DAQUILO QUE NÃO DEVE SER SABIDO: SUTIÃ x CÂNCER DE MAMA?

SUTIÃ CAUSA CÂNCER DE MAMA??
ASSUNTO SÉRIO E URGENTE!!

No início da semana, terça dia 24-07-2007, recebi vários e-mails de amigas, perguntando-me sobre dois assuntos: um veiculado no domingo pelo fantástico: a auto-hemoterapia e o outro era sobre qual a relação entre sutiã e o câncer de mama.
 
www.google.com.br/images. O nosso amigo soutien, sutiã: SOCORRE OS FERIDOS E LEVANTA OS CAÍDOS! rsrsrssrs


O sutiã pode causar câncer de mama? A cor do sutiã pode causar câncer de mama? O sutiã com armação, meia-taça, acolchoado pode causar câncer de mama?

 Nada de se apavorar ou espalhar boatos, pois pior que a desinformação é a informação errada, falsa, descompromissada.
Comecei a pesquisar sobre o assunto, em sites sérios, no Brasil e nos Estados Unidos. Não achei nada  além de boatos.
 
www.google.com.br/images. Sutiã meia-taça.
Pesquisei pelo nome do autor do alarde de que o sutiã causa câncer e descobri que se chama Syd Singer, que é marido de Soma, e que estava estudando efeitos da medicina ocidental nos habitantes das ilhas Fiji. Certo dia, no banho com Soma, Syd notou marcas e sulcos profundos que o sutiã deixara na esposa.
A partir daí, pensou, pensou e relacionou o aperto do sutiã ao estrangulamento da drenagem linfática e como isso levaria ao câncer de mama. Desde 1991, o tal Syd vem pesquisando essa relação em várias partes do mundo (4.000 mulheres) e concluiu que o uso prolongado de sutiã, por 15-20 anos, pode levar ao câncer de mama.
 
www.google.com.br/images. Sutiã de ouro. Um luxo só...para poucas!
Na sua pesquisa, Syd ainda notou que em algumas culturas, onde as mulheres não usam sutiãs, ou não usam sutiãs apertados a relação câncer de mama e sutiã é menor.
 
www.google.com.br/images. Índias do Amazonas. Viu que sutiã é realmente coisa de índia também!

Essa historieta está no site: www.vivendodaluz.com.br e em outros sites de língua estrangeira e com o mesmo conteúdo.
Não consegui ainda descobrir a biografia do autor, sua formação, onde estudou, onde publicou sua pesquisa, qual editora, em que universidade conduziu a pesquisa e nada sobre o documento original da pesquisa. Então... aguarde publicações científicas sérias para os dois assuntos: auto-hemoterapia e sutiã e sua relação com o câncer de mama. 

2007 a 2010 .Continuando a  pesquisa e conversando com médicos não há nada científico que comprove os efeitos deletérios do sutiã sobre as mamas, ao contrário, o sutiã é uma peça muito querida por mulheres e homens, o grande problema é achar o sutiã certo para cada peito!

"Já os oncologistas especializados em mama contestam: os hábitos do cotidiano pouco influenciam no surgimento do tumor, o risco de ter câncer está gravado no DNA. O melhor, portanto, é detectá-lo logo." 


 
www.google.com.br/images."Embora todos os especialistas sejam unânimes quanto à importância de usar o sutiã correto, há quem afirme que ele seja a causa de algumas doenças das mamas". 

 
www.google.com.br/images. Eis o livro com nome de filme e deve ter vendido um bocado só no pavor das mulheres! 


"Sydney Ross Singer e sua esposa Soma Grismaijer, especialistas em Antropologia Médica e autores do livro Dressed to kill: the link between breast cancer and bras [Vestida para matar: a relação entre câncer de mama e sutiã] , afirmam que doenças como cistos e câncer só existem em culturas nas quais as mulheres usam sutiãs".



 

www.google.com.br/images"A verdade sobre a pesquisa que circula na internet e está assustando as mulheres.No site da Sociedade Americana do Câncer (www.cancer.org), por exemplo, o aviso é claro: não existe nenhum estudo que comprove essa teoria. No site da Sociedade Canadense do Câncer (www.cancer.ca), há uma seção sobre mitos e verdades que ressalta: “Não existe nenhuma evidência científica confiável que mostre a ligação entre o uso do sutiã e o desenvolvimento de câncer de mama”. [Vladimir Maluf, especial para o iG São Paulo, 15/12/2009]
 
www.google.com.br/images. Será que os  homens que tem câncer de mama usam  ou usaram sutiãs?kkkkkk 


CURIOSIDADE: descobri na internet que os britânicos criaram um sutiã elétrico que detecta ou pode ajudar a detectar câncer de mama.

"Um sutiã elétrico que detecta tumor no seio foi desenvolvido por cientistas da Universidade De Montfort, na Inglaterra. O aparelho deverá estar no mercado em três anos e será uma forma mais barata de detectar câncer de mama que os métodos tradicionais, como a mamografia, e mais segura que o auto-exame. O equipamento trabalha com correntes elétricas mínimas que passam através dos seios e revelam alterações de freqüência provocadas por tumor".http://veja.abril.com.br/240702/


Conselho: Não espalhe boatos! Tire dúvidas com seu médico. Leia publicações sérias, científicas e fique aguardando minhas buscas de informação para o blog. Prometo remover o entulho, todo lixo que puder, sobre o assunto e esclarecê-lo com seriedade usando minhas faixas e sutiãs apertados. Abração. Marina da Silva