Postagens populares

domingo, 21 de agosto de 2016

CÂNCER: MAMOTOMIA, TERMOGRAFIA, RESSONÂNCIA, MAMOGRAFIA, ETC E TAL

O QUE É ISSO??? 
Resultado de imagem para ecm exame clinico mama
www.google.com.br/images. ECM. Exame Clínico das mamas feito por especialista, leia-se, médico(a). Mastologista é o especialista em mamas.
                                                                                                                                 Marina da Silva

Senta que lá vem... aulão!!! 


ECM - Exame Clínico das Mamas.
 Palpação das mamas realizada por profissional habilitado. Exame meticuloso e verificação manual da presença de nódulos nas mamas; feito por especialista (mastologista) pode detectar tumores de até 1 cm.

AUTO-EXAME DAS MAMAS
www.google.com.br/images. Homens também tem mamas, ops, peito, peitoral e embora raro, tem câncer de mama. Se você tem peito...auto-exame!


O auto-exame das mamas é um comportamento preventivo, uma forma de conhecer o próprio corpo e notar qualquer alteração. Homens e mulheres devem fazer o auto-exame mensal.  Aliás, homens e mulheres devem conhecer o corpo inteiro: boca, mamas, pele, órgãos genitais, etc e tal também! É importante saber qual o grupo sanguíneo, os níveis de glicose no sangue, a pressão arterial e tudo pode ser resolvido com uma consulta anual e exames de sangue, urina, fezes. Plano de saúde é para usar na saúde! Precisa do SUS- Sistema Único de Saúde, pegue a senha, entre na fila e aguarde! Na doença tudo fica mais difícil, principalmente com planos de saúde que fazem tudo para empurrar o cliente para o SUS! Eu passei por isso em 2002 e o SUS me salvou!


Mamografia tradicional ou convencional.
Resultado de imagem para mamografia tradicional
www.google.com.br/images. O aparelho é o mesmo, a coleta de images é feita num filme de raios-X.
A mamografia é um Exame radiológico das mamas. Consiste em comprimir a mama entre duas placas de acrílico de um aparelho de raios-x especial, o mamógrafo. Considerado como o procedimento mais eficaz no diagnóstico precoce; detecta tumores de até 1cm (nódulos, calcificações e microcalcificações -1mm); e imagens de perda da arquitetura da mama que levam a suspeitar o câncer, aumenta as chances de cura total e procedimentos menos invasivos, mutiladores, onerosos; baixo custo, é a medida preconizada pelo Consenso...2004. Ministério da Saúde-INCA. É um exame gratuito garantido por lei a todas as mulheres a partir dos 40 anos, MAS hoje o SUS dá prioridade para mulheres a partir dos 50 anos. Se preciso faça valer seus direitos! Os planos não podem negar a mamografia a partir dos 40 anos!



Mamografia digital 

www.google.com.br/images.

Exame radiológico das mamas. Compressão das mamas entre duas chapas acrílicas do mamógrafo. Realizado por profissional especializado, em leitura de imagens digitalizadas num programa de computador, funciona como uma máquina fotográfica digital. Processo rápido - 20 segundos, menor compressão das mamas, menor desconforto, menor tempo de exposição à radiação, menos dolorido (quando feito por especialista), detecta tumores de até 0,03mm.



Ultrassom ou ecografia
Resultado de imagem para ultrassom de mama
www.google.com.br/images.


ULTRASSOM OU ECOGRAFIA é o exame que estuda qualquer órgão do corpo, através de imagens feitas por ecos. Exame meticuloso das mamas através de ultrassons. Uso recente no país, poucas informações. Como é pouco usado como procedimento no diagnóstico do câncer de mama, pouco se sabe de sua precisão.


Ressonância magnética
Resultado de imagem para ressonancia magnetica mama
www.google.com.br/images

Exame que estuda qualquer órgão do corpo, através de imagens feitas por ressonância ou seja “eco ou reverberação, sendo portanto uma reposta ao estímulo produzido por radiofrequência ou ondas de rádio” . Uso mais comum na rede hospitalar privada por sua maior eficácia no rastreamento e detecção precoce do tumor e no acompanhamento das pacientes, é indolor, eficaz em homens e em mulheres mais jovens e em mulheres de mamas densas. Custo alto; inviável nos programas de políticas públicas para o controle da doença, acessibilidade inexistente na rede hospitalar pública. Os planos de saúde costumam barrar exames complexos como a ressonância e empurrar os clientes para o SUS. Fique atento(a) e faça valer seus direitos. O abuso está ligado ao desespero do paciente e família quando há suspeitas de câncer, então fica fácil extorquir dinheiro (a pessoa paga pelo exame devido a espera longa de uma vaga) ou é jogada para o SUS. 


Termografia
Discos almofadados que são colocados sobre as mamas durante 15 minutos onde são registradas as temperaturas; esses discos adesivos detectam câncer através do calor. Baixo custo, procedimento auxiliar no rastreamento do câncer de mama. Uso recente no país, em fase de implantação (discos adesivos- teste em 340 mulheres- inca 17-02-2005). NÃO ENTROU COMO MEDIDA DE RASTREAMENTO PRECOCE NO BRASIL. NOVAS TECNOLOGIAS MAIS EFICAZES, PORÉM CARAS E INVIÁVEIS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SURGIRAM.

www.google.com.br/images


Biópsia
Resultado de imagem para biopsias mama
www.google.com.br/images.

Retirada de um ou mais fragmentos de um órgão para fins de exame. Há vários tipos: biopsia por aspiração, core-biopse, biópsia cirúrgica. É através da biopsia que médico chega ao diagnóstico definitivo.
Resultado de imagem para biopsias mama
www.google.com.br/images. Biópsia guiada por ultrassom ou core-biopse.

"Existem diversos tipos de biópsia para o diagnóstico do câncer de mama, e vale lembrar que é muito importante sempre fazer o exame para detectar a doença de forma precoce, e assim realizar um tratamento para a cura o quanto antes. Vamos conferir todos eles?
  • PAAF ou Punção Mamária
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) compreende a remoção de uma amostra das células do tecido das mamas alterado para a realização do exame. Saiba que a PAAF é um método de exame rápido e é usada uma agulha com coleta efetuada com movimentos de vai e vem da seringa.
  • Core Biopsy
O exame é feito com anestesia local e normalmente se retiram diversos fragmentos, que permite a visualização na tela de equipamento de imagem, em tempo real. Este tipo de exame consiste na retirada de fragmentos de tecido com o auxílio de uma agulha e no fim do procedimento será realizada a compressão local, com o objetivo de evitar qualquer tipo de sangramento da região em que foi feita a biópsia.
  • Biópsia Cirúrgica
A Biópsia Cirúrgica é um método feito no centro cirúrgico no decorrer de um ato cirúrgico e conta com a vantagem de se realizar a biópsia por meio de um congelamento durante o procedimento, o que possibilita ao cirurgião ter uma maior margem de segurança. No método, se tiver alguma doença, o cirurgião avança mais um pouco e o congelamento é repetido até que as margens fiquem livres da doença."http://www.clinicadamama.com.br/confira-os-tipos-de-biopsias-para-o-diagnostico-cancer-de-mama/
MAMOTOMIA

"A mamotomia é um tipo de biópsia de mama que permite a localização precisa da lesão, graças ao suporte fornecido pela mamografia digital. É realizado em ambiente ambulatorial e substitui a biópsia cirúrgica em grande parte dos casos de investigação de alterações mamárias."http://www.clinicadamama.com.br/

http://margaretss.com.br/mamotomia-de-mama/
"O exame é feito de bruços, uma cama com um buraco onde o peito é encaixado. No meu caso que tenho protese foi puxada toda a pele e presa no mamógrafo. Sim… embaixo da cama tem um aparelho de mamografia e por isto a posição. A cama isola o resto do corpo das radiações. E ela pediu que eu ficasse imóvel.
Ainda bem que ela não disse: Fique calada. Assim pude perguntar tudo que ela ia fazendo. E até gostaria de sugerir a classe médica algo do tipo: Voce quer exame com narrativa ou sem narrativa? Porque eu adoraria fazer um exame com narrativa….  Independente disso eu pergunto tudoooooooo."
QUER SABER TUUUUUUUUUDO/ Visite o site de Margarete.


VOLTANDO AO AUTO-EXAME...

POR QUE? Porque, infelizmente, no Brasil a maioria dos tumores ainda é descoberto pela(o) própria(o) paciente ou parceiro(a) e mais de 65% dos pacientes necessitam ardentemente do SUS! Então se toca!
www.google.com.br/images. Diagnóstico precoce é a chave da cura e está na sua mão!



Apalpação das mamas realizada pela mulher uma semana após o primeiro dia da menstruação ou uma vez por mês; data a escolher, pelas mulheres histerectomizadas e/ou na menopausa e também para os homens. 
Exame indolor; custo zero; importantíssimo para que mulheres e também homens, conheçam o próprio corpo e cuidem de sua saúde. O auto-exame é auxiliar nas campanhas educativas e de prevenção. Ineficaz como única medida para o controle da mortalidade de mulheres; não substitui o ECM nem a mamografia. 
Principal problema: diagnóstico tardio; 65% dos achados apresentam estágio avançado e pode ter se espalhado por outras partes do corpo.


conselho: conheça suas mamas, faça o auto-exame mensal e a mamografia conforme orientação médica. Mantenha as consultas em dia. Use o plano de saúde ou pegue a senha e entre na fila do SUS. PARTICIPE DAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO, CURTA TER INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS NAS CAMPANHAS, AJUDE A ESPALHAR CONHECIMENTO, INFORMAÇÃO, LUTA PELO DIAGNOSTICO PRECOCE E COMPORTAMENTO PREVENTIVO.  Bjus. xau. Marina