Postagens populares

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CÂNCER: HOMENS E MULHERES E O DIAGNÓSTICO


O HOMEM E O CÂNCER DE PRÓSTATA
www.google.com.br/images. Homem lendo 50 tons de cinza? Afff Ficção! Este é o ator Jamie Dornan, ninguém menos que Cristian Grey promovendo o livro e filme! he he he


Marina da Silva

Nós, éramos cinco mulheres num carro da empresa Uber indo para um passeio no Rio de Janeiro, a belíssima Cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro. Estávamos no VIII ENCONTRO NACIONAL MENINAS DE PEITO (25-05-2016) e chegamos antecipadamente à metrópole para curtir o máximo  do Rio e dos cariocas. Já tínhamos dominado o motorista Uber que ficou conosco toda a estadia e neste dia, a caminho da Lagoa Rodrigo de Freitas, mais familiarizado conosco, lá fui eu fazer meu sermão sobre a saúde dos homens. E foi nesse momento que uma amiga super especial, ÚNICA, saiu-me com essa:
"Homem não é como a gente que descabela, fica arrasada sem saber como contar para filhos, família, amigos". E prosseguiu: "Homens são todos bem resolvidos". Todos nós caímos nas gargalhadas.

http://www.wepick.com.br/etc/homens-lendo-no-metro/ "Socorro" parece que as mulheres de Nova York preferem homens lendo livros no metrô... 


Achei interessante e super hilária como ela explicava a reação de homens e mulheres frente ao diagnóstico câncer de  próstata e de mama, ovários, útero citando os mais comuns às mulheres.
"O médico quando vem falar com a gente até chora, vem cheio de cuidados e se você foi pegar o resultado sozinha ele manda chamar alguém da família. Ele mesmo liga para alguém da família ou agenda a consulta para outro dia e com acompanhante". 
Nisto ela tinha razão, meus médicos me pediam para ir sempre acompanhada e meu ex-marido ia à todas as consultas "na saúde e na doença"!
Realmente meu mastologista, Dr. Gabriel de Almeida Silva Jr. estava diferente no dia do diagnóstico:
"Marina, os resultados da biópsia cirúrgica chegaram. Você está com um carcinoma...". A partir daí "meu mundo caiu"! Lembro só de ter pensado: "Espera aí, carcinoma é câncer, eu estou com câncer...".  Lembro do buraco imenso e vazio que se abriu no meu estômago sugando minhas forças, a cabeça esquisita e um choque brutal que foi interrompido comigo abaixando a cabeça e desabando no choro. Tudo o que a menina falava batia exatamente com todas nós ali no carro e com as demais que vieram de todo o Brasil para o ENAMP no Rio de Janeiro e qualquer uma do grupo ou fora dele que eu conhecia!
Foto Marina da Silva. kkkkkkkkk

"A gente faz o maior drama"! E todas nós ríamos de nós mesmas.
"Agora, homem é diferente, é bem resolvido!" Insistia e completou:
"O homem chega para a consulta e o médico fala para ele: Ronaldinho, você está com um carcinoma ou câncer na próstata!" E  aí explica tudo sobre mais exames, cirurgia, internação, plano de saúde, SUS e o tratamento depois da cirurgia que pode ser radioterapia, quimioterapia, hormonoterapia igualzinho como ele fala conosco. E o homem sai dali e pensa: 
"já que eu vou morrer mesmo, vou encher a cara, comer uns torresmos de barriga, iscas de fígado e jiló frito, ovos de codorna, uns churrasquinhos!" E então ele para no primeiro boteco que encontra. Chega em casa leva a mulher para o quarto e créu em cinco velocidades. Depois é créu nas vizinhas, colegas e amigas de trabalho, escola e por último: "já que vou morrer...créu na cunhadinha!" 
Eu estava sentada no colo de uma das meninas e me dobrava ao meio de tanto rir; doía-me as bochechas, lágrimas caiam e ela repetia tudo de novo aos nossos pedidos! Muito séria, aliás!

***
MAS SERÁ MESMO ISTO QUE ACONTECE AOS HOMENS FRENTE UM DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA? 
https://well.blogs.nytimes.com/2008/11/25/10-things-i-learned-from-prostate-cancer/ Dana Jenings, editor do jornal NYTimes, foi, até onde sei, um dos primeiros homens a criar um blog e contar sobre o diagnóstico, tratamento e vivências com o câncer de próstata em 2008. 10 Lessons of prostate câncer. Dana foi submetido à cirurgia, radioterapia, hormonoterapia e tratamento de depressão.



OS HOMENS SÃO BEM RESOLVIDOS COM O CÂNCER?

 Claaaaaaaaaaaaaaaro...QUE NÃO! Os homens tem os mesmos medos e receios que as mulheres! Como eu sei disso? Trabalhei por um tempo em um hospital oncológico nos anos Oitenta em Belo Horizonte; auxiliava médicos nos exames e via claramente o medo de morrer nos olhos, a vergonha de expor o corpo para  médicos, enfermeiros, a fragilidade na quimioterapia, radioterapia camuflada na mentira "Boys don't cry"! Um machismo idiota incutindo nos meninos ainda no útero da mãe: "homens não choram; macho do saco roxo; menino veste azul, macho não penteia cabelo, racha a cabeça" e muitas outras estultícias! Então pais e mães criam os filhos para serem fortes, durões que nunca fraquejam ou choram. Triste. Um folclore que interfere no conhecimento do próprio corpo e na prevenção de doenças!
Então na hora do diagnóstico o homem pode até não desabar, descabelar, chorar na sala do médico, mas vai passar um perrengue como nós mulheres com o medão de morrer ou de ficar impotente (não funcionar mais sexualmente).
Lembro de um senhor septuagenário que estava preocupadíssimo no exame se o "negócio" (e apontou com os olhos as "partes baixas ou pênis) ia voltar a funcionar como antes e o gesto do médico lhe respondendo com o braço dobrado, retesado, punho fechado dizendo-lhe que ele ia "dar no coro!"
Mas a minha sabedoria vem também de homens que passaram pela doença, dois amigos que perdi aos 49 e 55 anos, de um amigo do curso de especialização em Psicologia que se curou, mas pediu transferência da Bahia para Minas Gerais para não contar nada à família e passou tudo sozinho e também de um homem, cujo nome me foge, que me disse, no intervalo de uma entrevista na Rede Minas com Roberta Zampetti (TV Cultura), em 2005 que como eu teve câncer, passou muito medo, só não cagou nas calças porque não tinha merda pronta e que sim, chorava escondido! Só para constar: chorei  o programa inteiro e o pessoal da TV Minas foi muito gentil comigo. E minha amiga Nice Silva, acompanhou-me dando a maior força e foi fenomenal comigo! Deus lhe pague!
***

Uma vez esclarecido que homens e mulheres tem medo e o que difere nos comportamentos de uns e outros tem haver mais com a educação formal e familiar e com a criação arcaica e bizarra do "machismo" que os obriga esconder os sentimentos num momento gravíssimo, pois apesar de ter tratamento e cura, ambos os cânceres (mama e próstata) matam milhares de homens e mulheres todos os anos pelo diagnóstico tardio, isto é, quando a doença se espalhou para outras partes do organismo!E deixam sequelas, cicatrizes e adoecimento mental!
Para ser sincera mesmo, o homem se preocupa muito e muito mesmo é com a sexualidade, potência sexual, se o câncer vai deixá-lo um "landrasque" ou porco capado para engorda! kkkkkkkkkk
Os homens tratam o pênis, ops, piroca, pinto, pirú como um outro ser acoplado a ele e que tem vida própria. Eles conversam com o cacete, caralho, estrovenga como se estivessem falando com um super herói. Pode ser até possível que se ouça um homem dizer: sem meu pau eu não sou nada nem ninguém! Este culto ao pênis está na literatura e foi elevado à "deus" por ninguém menos que Dr. Freud. A força do homem está no pênis e bolsa escrotal (saco onde fica as bolas ou ovos). rsrsrs
***

Em 2006 blogs e twitter viraram febre e aproveitei para criar um blog para falar do câncer de mama, compartilhar experiências e vivências e micos com o perrengue que passei. E achava blogs semelhantes em outros países da Europa, Estados Unidos, Austrália, Africa! Então comecei a pesquisar sobre câncer de próstata e a escrever sobre ele e por incrível que pareça minhas buscas por blogs sobre pacientes em tratamento de câncer de próstata eram infrutíferas! Havia blogs de homens que passavam ou passaram pelo perrengue câncer em outras partes do organismo nunca na próstata. Um dia um homem entrou em uma postagem sobre homens que abandonam mulheres quando descobrem que elas estão com câncer e deixou um comentário: 
"Marina, você deveria falar também das mulheres que abandonam os parceiros quando descobrem que ele está com câncer!"
Escrevi o post como ele me pediu e comecei a postar informações bem humoradas sobre o câncer de próstata, mas me sentia incomodada de falar de câncer de próstata, um assunto de homens! Então dava dicas e  instigava os homens a escrever! Nada acontecia!
O primeiro relato de um homem sobre o que estava passando pelo câncer de próstata achei ao acaso no jornal New York Times: Dana Jenings, rompia o tabu e silêncio sobre o câncer de próstata e contava num blog do jornal, ele trabalhava no NYTimes, o que estava vivendo com o câncer de próstata e muitos eram os homens que deixavam comentários contando a própria história com a doença e parabenizando a coragem e agradecendo a partilha de informações. Isto foi em 2008!
Mas no Brasil nada! Tinha muitos sites de médicos, do INCA, da Sociedade Brasileira de Urologia, de clínicas e outras empresas falando da doença e tratamentos e prevenção. Mas homens vítimas da doença...só agora estão prontos para deixar depoimentos e compartilhar vivências, tratamentos, sentimentos, preocupados com a vida de muitos outros que podem ser salvas!
Este assunto fica para outro post, aguardem os homens abrindo o verbo sobre o câncer de próstata, a possibilidade de ficar impotente, as novidades nos tratamentos, e conversando com o próprio pinto como se ele fosse um ente estrangeiro a ele próprio! he he he Abraço. Marina da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário