Postagens populares

domingo, 3 de julho de 2016

CÂNCER DE PRÓSTATA: "QUE DIFERENÇA DA MULHER O HOMEM TEM"?

CÂNCER DE PRÓSTATA

www.google.com.br/images. Que diferença da mulher o homem tem?  Salve Gonzaga! Eternamente.
Marina da Silva

"QUE DIFERENÇA DA MULHER O HOMEM TEM?" Peguntava num xote, ritmo musical característico do nordeste brasileiro, o grande e inesquecível Luiz Gonzaga; e respondia: "É QUE O HOMEM TEM CABELO NO PEITO, TEM O QUEIXO CABELUDO E A MULHER NÃO TEM?
Sem querer contrariar a  bela canção de Gonzaga, mas já contrariando, as diferenças entre homens e mulheres vão além da distribuição dos pelos pelo corpo, anatomicamente falando!
www.google.com.br/images. "Vertumne el Pomone", de Camille Claudel, mármore de 1905"

E uma das diferenças entre homem e mulher em relação ao segundo tipo de câncer que mais mata homens está na PRÓSTATA! SÓ  HOMENS, independentemente da opção sexual e o escambal, TEM PRÓSTATA!
Palavrinha chatinha de falar de primeira, eu  como boa mineira engolidora de letras, sempre falo "prosta". kkk

"A próstata um órgão exclusivo do sexo masculino. Está localizada abaixo da bexiga, na frente do reto. No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, pesando cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga."




www.google.com.br/images


Aparelho geniturinário(genital e urinário) dos homens.
"A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozóides, produzidos nos testículos até a sua ejaculação durante o orgasmo. É também dentro dela que ocorre a transformação do principal hormônio masculino - a testosterona - em diidrotestosterona, que, por sua vez, é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula."


MAS QUANDO SE TRATA DE CÂNCER E COMPORTAMENTO PREVENTIVO, TANTO HOMENS E MULHERES AGEM DE FORMA IGUAL: só procuram médicos "pelahoradamorte", diriam meus pais!
Vários são os motivos que levam homens e mulheres a dar pouca atenção a saúde, entre eles:

*aspectos político-socio-econômicos: o Brasil praticamente não desenvolve políticas públicas preventivas de amplo espectro, ações para manter a saúde de homens e mulheres, em qualquer idade, salvo a vacinação contra as doenças da infância.
O SUS- Sistema Único de Saúde é importantíssimo, mas funciona (na maioria das vezes mal e porcamente) nas DOENÇAS! MAIS DE 60% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA PRECISA VISCERALMENTE DO SUS, também conhecido como Sistema Único de Sofrimento. O Ministério da Saúde, conforme informa dados publicados pela mídia, padece cronicamente de péssimo gerenciamento e desvios de verba público! É o alto índice de corrupção que deixa a SAÚDE doente. E tem ainda os planos de saúde privados, que visando apenas lucro alto, fazem muitos segurados  utilizar o SUS criando uma demanda excedente insuportável. Acredite, tem plano de saúde...xapralá! O preço de remédios estão pela hora da morte, literalmente! E remédios GENÉRICOS são uma fraude: temos genéricos de todas as marcas!
www.google.com.br/images. É assim que a mídia reforça o preconceito e estigma do exame da próstata, TOQUE RETAL, mais conhecido como DEDADA!

* aspecto cultural: homens e mulheres só procuram médicos na doença; ambos utilizam de medidas paliativas caseiras; homens e mulheres desconhecem o próprio corpo, pouco se olham ou se tocam preventivamente. O pior aspecto cultural relacionado aos homens se relaciona com o toque retal: NINGUÉM QUER SABER DA DEDADA! rsrsrs

Claro que tratar o assunto com bom humor ajuda muiiiiiiiiiito, isso é inquestionável, mas sem deixar de alertar o grande número de mortes por uma doença CURÁVEL!



www.google.com.br/images Assim como OUTUBRO ROSA é dedicado ao Câncer de mama em mulheres, NOVEMBRO AZUL é o mês escolhido para alertar sobre câncer de próstata aos homens! MAS...todo dia é dia de cuidar da SAÚDE!

VAMOS AO AULÃO COM A SBU- SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA!




DOENÇAS DA PRÓSTATA

Conhecida como doença da velhice, geralmente os homens são aconselhados (médicos ou amigos) a procurar o urologista (o "ginecologista" dos homens. rsrsrs) a partir dos 45/50 anos! Principalmente se há na família homens que tiveram câncer de próstata (geralmente o pai, mas o fator hereditário se estende aos parentes de primeiro e segundo grau, ou seja, pai, irmãos, tios, primos)! São raros os homens que procuram o urologista preventivamente mesmo tendo mortes por câncer de próstata na família. Lá em casa são quatro homens com idades superiores a 50 anos e fogem de qualquer toque, e olha que estou falando da pergunta: Você já fez o exame da próstata? Papai morreu de câncer de próstata avançado, ou seja, espalhou para outros órgãos e a doença ficou gravíssima!






HIPERPLASIA DE PRÓSTATA

Quando procurar o médico?

"Um homem com mais de 50 anos terá um aumento benigno – não câncer – da próstata e isso é comum e fator de muitas consultas médicas. É um aumento gradual da próstata, que se localiza logo abaixo da bexiga e que o canal da urina – a uretra – passa por dentro dela e é comprimida, apertada, quase ou totalmente estrangulada por esse aumento."

PRINCIPAIS SINTOMAS:


"dificuldade para urinar, jato urinário mais fino e fraco, gotejamento no final da micção, aumento na freqüência para urinar durante o dia e de noite (acordando 2 ou mais vezes para ir ao banheiro), ardência urinária e sensação de que não urinou tudo que devia urinar e a bexiga ainda está “pesada”.


EXAMES

DEDADA, OPS, TOQUE RETAL


Resultado de imagem para dedada charges
www.google.com.br/images.Morra de rir...MAS NÃO MORRA DE UMA DOENÇA QUE TEM CURA NO DIAGNÓSTICO PRECOCE!

"O diagnóstico é através do toque retal que é rápido e indolor, feito pelo seu urologista no momento da consulta, com uma luva e vaselina para lubrificação e aumentar a sensibilidade ao examiná-la (sentirá, ao toque, um aumento fibroso e regular da próstata, sem dor, e sem a presença de nodulações)."

Ultrassom da próstata

www.google.com.br/images Ecografia ou ultrassom da próstata, via abdominal.

"A Ecografia da próstata é feita pela via abdominal (e não retal) mas ajuda apenas ver volume da próstata e se não há outras anormalidades no aparelho urinário e é solicitada principalmente quando o urologista detecta algum sintoma a mais que o habitual, mas não é de rotina.


PSA- COLETA DE SANGUE

        www.google.com.br/images. Coleta de sangue para o exame PSA.


"Mas junto com o toque retal se solicita um exame de sangue: a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) que deve ser colhido no laboratório após 2 dias do exame de toque, 2 a 4 dias após relação sexual e mais tempo se foi usada uma sonda na uretra ou realizada uma biópsia de próstata.. Seu valor varia muito de caso para caso, normalmente na média até 4 ng/ml; exemplo, do volume da próstata, idade do paciente, presença de infecção urinária ou na próstata e do câncer.
Lembrar que nem sempre uma taxa alta de PSA significa um diagnóstico de Câncer da Próstata."

 "O tratamento pode ser clínico, com remédios que vão relaxar o canal de urina (não existem remédios que diminuam o volume da próstata) ou na falha do tratamento, a cirurgia por via convencional aberta e pelo canal da urina (RTU de próstata = ressecção trans-uretral da próstata) e que não causam problemas de erecção ou perda de urina na maioria das vezes."
www.google.com.br/images. RTU- Ressecção Trans-Uretral da próstata.

"Para a RTU de próstata se utiliza um instrumento endoscópico introduzido, sob anestesia raqui ou peridural, pela uretra em que se “raspa” a próstata que cresceu para dentro da mesma ocasionando a obstrução ao livre fluxo de urina no ato miccional. Ocasiona na maioria das vezes ejaculação retrógrada (para trás, e que sai ao urinar) e não causa problema algum."




PROSTATITE AGUDA


"É a infecção da próstata. Causa muita dor e ardência ao urinar, febre alta, desconforto na relação sexual além de jato urinário mais fraco e aumento na freqüência urinária mas com pouco volume urinado.

Tem vários fatores que podem ocasionar sua infecção como bactérias do seu próprio organismo, homens com a resistência orgânica mais baixa, stress, etc. O tratamento é com antibióticos por 2 a 3 semanas, além de repouso e boa alimentação. A ingesta de bebidas alcoólicas neste período não é aconselhável. A prostatite crônica causa dor no “pé-da-barriga” persistente com piora no nervosismo ou stress prolongado, dores ou sensibilidade no períneo e nos testículos. O tratamento também é com antibióticos por até 4 semanas."


CÂNCER DE PRÓSTATA



"É o tumor maligno mais comum no homem acima de 50 anos e quando diagnosticado em fases precoces pode ser curável em até 70% dos casos. Na prática diz-se de cada 6 homens, 1 deles terá câncer de próstata, ou 18% sendo apenas 3% deles morrerão da doença; isto é, curamos muito mais da metade dos casos.


O diagnóstico é feito pelo toque retal, alteração dos valores normais de um exame de sangue – o PSA (Antígeno Prostático Específico) – e biópsia prostática.
Todo homem com história familiar de Câncer de Próstata (avô, pai, irmão, tio, primo) deve fazer o exame do toque retal e dosagem do PSA ao atingir os 45 anos de idade. A ecografia de próstata associada ao PSA somente, não tem valor diagnóstico acurado. Alguns fatores podem para a avaliação da doença ser menos ou mais grave; como o valor do PSA na consulta, o resultado da biópsia (grau histológico de Gleason – de 5 e 6= baixo grau de agressividade; grau 7= médio grau e 8 e 9= doença de comportamento mais agressivo). As dietas ricas em gordura animal estão associadas a maior risco de câncer de próstata e daí se dizer o obeso ter mais câncer de próstata. Zinco, selênio, betacarotenos, soja e vitamina E tem ajudam na proteção da doença."
www.google.com.br/images.SEJA HOMEM! MARQUE SUA CONSULTA!

"Mas lembrar de fazer o exame preventivo da próstata anualmente! Um nível de PSA entre 2,5 a 4 ng/ml pode mostrar câncer de 13 a 22% dos casos; PSA entre 4,1 a 10 o câncer pode ser encontrado em 27 a 33% e acima de 11 ng/ml em mais de 50% dos casos. Mas só o seu urologista pode julgar e formular seu diagnóstico juntando todos os parâmetros (PSA, toque retal, biópsia de próstata). Não há ainda, na prática médica diária, outro exame laboratorial que substitua o PSA; o EPCA-2 estárá pronto para utilização daqui a 5 anos aproximadamente."

Autor: SBU-PR

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia . Secção PR





Nenhum comentário:

Postar um comentário