Postagens populares

domingo, 12 de fevereiro de 2017

CÂNCER E VELHICE: QUEM FOI QUE DISSE?

QUANDO  O PROBLEMA... 
 ESTÁ NAS MINAS, MENINAS, GAROTAS, GIRLS.

Kelly Galdino, vítima do câncer de mama aos 23 anos, é uma das fundadoras do grupo de APOIO VIRTUAL MINEIRO TOQUE DE AMOR. Hoje está curada e é mãe de Beatriz!



Marina da Silva


Quando o assunto é câncer, ops, "aquela doença", logo  a associamos como coisa da velhice e no caso do câncer de mama e câncer de próstata este mito granítico está tão bem fundado, concretado, cristalizado e reforçado em nossa cabeça que, quando se vê jovens mulheres tratando câncer de mama a gente fica abismado, pasmo,beeeeeeeeeeege! Só pode ser porque sua mãe morreu de câncer! Ouvi de tudo quando fui diagnóstica aos 3.8 anos e para muitos meu problema era hereditariedade e câncer! Só que minha mãe morreu de mieloma (câncer que acontece na "bainha" da estrutura dos ossos da coluna) e mieloma e carcinoma são dois tipos de cânceres diferentes, nádegas, ops, nada haver um com o outro! 
Existem vários tipos de cânceres: boca, reto, cordas vocais, pâncreas, intestino, bexiga, próstata, fígado, pulmão, mama, cérebro, etc, etcetera e tal também! A maioria dos cânceres tem tratamento e cura em estágios iniciais. Existem vacinas contra câncer como a vacina HPV- câncer de colo de útero disponibilizada a todas as meninas e meninos a partir dos 9-12 anos! E a hereditariedade, nos casos de mamas e próstata é cerca de 10%; isso mesmo, há outros fatores externos que tem peso maior no surgimento da doença que a carga genética.
O governo brasileiro recentemente (2015) passou a vacinar meninas a partir dos 09 anos contra o HPV- Vírus Papiloma Humano para prevenir e diminuir a alta incidência do câncer de colo de útero. Alguns países vacinam meninos e meninas, um trem de primeiro mundo, uma vez que  a mulher contrai o HPV (uma família imensa de vírus) ao iniciar a vida sexual!
O câncer de mama é a segunda causa de mortes em mulheres pelo câncer! E tem "prevenção", tratamento e cura em descobertas precoces do tumor ou mesmo quando a doença espalhou um pouco como no meu caso: carcinoma INVASIVO mama D!
Eis o resultado da minha experiência com o câncer de mama: quase morri de medo! kkkk

Novembro 2001: eu achei um caroço na mama D enquanto fazia o autoexame mensal das mamas, um hábito que adquiri nos anos oitenta graças a coragem de Cássia Kiss, uma das divas da teledramaturgia, que apareceu na TV, mamas à vista e mostrando como fazer o auto-exame e a importância de ter este comportamento preventivo para a saúde das mamas! Quando fiz 35 anos, meu ginecologista/obstetra Dr. Marcelo Cançado sugeriu que eu começasse a fazer mamografias anuais! Então virou hábito: consulta anual, exame clínico das mamas, mamografia. E ainda eu complementava a prevenção com o autoexame das mamas mensal, 7 dias após a menstruação! Quando achei o caroço em nov/2001 eu acabara de fazer a mamografia de rotina e não aparecera nada porque tinha mamas densas e pequenas. Quinze anos atrás os médicos me achavam muito jovem para ter câncer de mama e a verdade era que o perfil da doença estava mudando e muito rapidamente atingindo mulheres cada vez mais JOVENS!


Eu e minha filha em 2002, fase quimioterapia. Eu adorava esta peruca roxo-beterraba!kkkkkk

 Eu fiz quimioterapia e radioterapia com mulheres de  26, 30, 32 anos! Quando comecei a pesquisar para postar no blog informações sobre a doença vi que esta era uma mudança permanente e presente no mundo ocidental! Se o câncer de mama mudou o perfil, aumentando o número de mulheres jovens com a doença, É LÓGICO QUE TÍNHAMOS E TEMOS A OBRIGAÇÃO DE  MUDAR NOSSA CABEÇA E INTRODUZIR UMA CONSULTA ANUAL NOS NOSSOS HÁBITOS! 
Desde então passei a lutar por esta ideia: uma consulta anual para exame clínico das mamas, exame papanicolau para prevenção do câncer do colo do útero e mamografia a partir dos 40 anos; acompanhamento e aconselhamento genético para as filhas de mulheres que tiveram câncer de mama. Minha filha faz o aconselhamento e acompanhamento com meu mastologista Dr. Gabriel de Almeida Silva Jr.

ECM- EXAME CLÍNICO DAS MAMAS FEITO POR MASTOLOGISTA OU PROFISSIONAIS TREINADOS(SUS)

www.google.com.br/images. ECM- EXAME CLÍNICO DAS MAMAS feito por mastologistas, preferencialmente.







UM GRANDE AVANÇO FOI O CONSENSO 2004 PARA CONTROLE DA DOENÇA: rastreamento precoce do tumor através do exame clínico das mamas e mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos, condutas para o tratamento da doença.




MAMOGRAFIA



Resultado de imagem para mamografia
www.google.com.br/images. MAMOGRAFIA GRATUITA A PARTIR DOS 40 ANOS É LEI!MAS O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTÁ PRIORIZANDO MULHERES A PARTIR DOS 50. RETROCESSO ABOMINÁVEL



AUTOEXAME DAS MAMAS

O AUTOEXAME NÃO FOI DESCARTADO, APENAS DEIXOU DE SER UMA DAS TÁTICAS PRIORITÁRIAS PARA RASTREAR TUMORES E ISTO PORQUE QUANDO A MULHER DESCOBRE O CAROÇO (90% OU MAIS TUMORES SÃO DESCOBERTO AO ACASO PELA PRÓPRIA MULHER OU COMPANHEIRO(A) O TUMOR ESTÁ GRANDE, PODE TER ESPALHADO PARA OUTRAS ÁREAS (METÁSTASES) E DIMINUIR AS CHANCES DE CURA E SOBREVIVÊNCIA!
www.google.com.br/images. AUTO-EXAME MENSAL DAS MAMAS 7/8 DIAS APÓS A MENSTRUAÇÃO OU NUM DIA ESCOLHIDO PELA MULHER QUE NÃO MAIS MENSTRUA.


MAIS DO QUE UMA SIMPLES APALPAÇÃO: O AUTOEXAME PODE SALVAR SUA VIDA! EIS O GRANDE TOQUE...DE AMOR!


O QUE PROCURAR NAS MAMAS?
www.google.com.br/images. PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA.





SE TOCA!





dsvc
www.google.com.br/images. Um toque pode salvar sua vida: SE TOCA!


O QUE MUDOU  NO QUADRO DO CÂNCER DE MAMA NESTE SÉCULO XXI?
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo
https://www.facebook.com/TOQUE DE AMOR. A sociedade civil vai à luta! Mulheres do mundo todo enfrentam de peito aberto as campanhas pelo controle, rastreamento precoce e tratamento do câncer de mama! Na foto à direita Cristiane Bittencourt UMA DAS FUNDADORAS do TOQUE DE AMOR e Denise Paiva, sobrevivente por duas vezes e apoiadora do grupo! LINDAS, JOVENS, GUERREIRAS E VENCEDORAS!




A visão de que câncer de mama e outros é DOENÇA DE VELHO continua amparando o descaso do governo brasileiro e planos de saúde com a saúde das mulheres jovens, um grupo expressivo abaixo dos 50 anos. Priorizar mamografia para mulheres a partir dos 50 anos acaba por fortalecer a cultura e folclore de que câncer de mama não atinge mulheres e meninas e girls, enfim, mulheres jovens, abaixo dos 50 anos não devem se preocupar com a saúde das mamas e o risco de ter um câncer de mama! E pior, ajuda os planos de saúde picaretas a negar atendimento, exames e empurrar as mulheres para o SUS que também negará atendimento fora da faixa prioritária. Qual a saída para a mulher que quer e precisa fazer "prevenção" contra o câncer de mama? Esquecer que tem mamas ou pagar as consultas e exames? Ajudar a engrossar a luta pela melhoria do atendimento tanto pelo SUS como pelos planos  e seguros de saúde na rede privada participando das campanhas como o Outubro Rosa (câncer de mama, útero, ovários) e Novembro Azul (câncer de próstata); participar de grupos de apoios virtuais e reais, ong's e og's, associações, institutos, SBM- sociedade brasileira de mastologia e regionais, atividades como palestras informativas, campanhas e jornadas pela saúde no Brasil,  formar grupos de discussão nas Câmaras Municipais e Estaduais, usar as redes sociais para espalhar informações, formar grupos de apoio às vítimas, criar e usar blogs, Faceboog, what'sApp, Twitter na luta pelo atendimento e tratamento digno do câncer no Brasil! LUTAR PELO SUS! DIREITO CONSTITUCIONAL CF/1988.
2012. Logo de  campanhas do grupo TOQUE DE AMOR. Belo Horizonte. MG.



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
OUTUBRO ROSA 2016: UM TOQUE DE AMOR NO MÊS DA PREVENÇÃO. CAMINHADA E LUTA PELO RASTREAMENTO PRECOCE, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DIGNO DO CÂNCER DE MAMA!

INSTITUTO ONCOGUIA

http://www.oncoguia.org.br/ DIREITOS DO PACIENTE

"4 direitos da mulher que trata câncer de mama que o SUS nega ou não respeita"


"Não é segredo que o Sistema Único de Saúde brasileiro é falho em diversos pontos. Em um deles, as mulheres são as maiores prejudicadas. Isso porque quem precisa tratar câncer de mama pelo SUS tem que enfrentar alguns desafios, inexistentes entre as usuárias de plano de saúde ou tratamento particular. Veja quais são a seguir.


Tratar câncer de mama pelo SUS: o que pode melhorar 

Acesso à mamografia 



Uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) com informações do Sistema Único de Saúde (SUS) mostrou que apenas 25% das mulheres brasileiras com idade ente 50 e 60 anos, que deveriam fazer a mamografia regularmente, estão em dia com o exame. A recomendação da OMS é de que esse valor seja de pelo menos 70% para que haja impacto nas taxas de cura do câncer de mama."


Resultado de imagem para ministro da saude ricardo barros E FRASES SOBRE O SUS
www.google.com.br/images Ricardo Barros, ministro da Saúde, é ENGENHEIRO CIVIL. Disse que a maioria dos brasileiros e brasileiras não dependem do SUS; QUE O AVANÇO RECENTE DA AIDS É CULPA DA POPULAÇÃO E A FÉ REMOVE MONTANHAS, OPS, CURA QUALQUER CÂNCER!




No Brasil, após o golpe de Estado em 31 de agosto de 2016 que destituiu a presidenta eleita Dilma Rousseff, a situação para a saúde do povo brasileiro que ganhara um pequeno fôlego com os programas do governo petista sofreram e muito desde as eleições de 2014. Todas as políticas públicas voltadas para a população começaram a ser boicotadas no Congresso. A partir do golpe de Estado a primeira fala do ministro da Saúde foi: nem todos os brasileiros precisam do SUS! 


 O governo usurpador Michel Temer focou suas ações em congelamento de gastos públicos por 20 anos, tramitando no  Senado onde o risco de aprovação é 100% certo! Por gastos públicos entenda-se gastos com a Saúde, Educação, Transporte, Moradia, Segurança, qualquer política pública voltada para os trabalhadores baixa-renda, os mais pobres e miseráveis do Brasil. O ministério da Saúde é um dos que mais recebe verbas públicas e também onde há mais CRIMES DE ROUBO, CORRUPÇÃO E DESVIO DO DINHEIRO DA SAÚDE!




Resultado de imagem para ministro da saude ricardo barros E FRASES SOBRE O SUS
www.goolge.com.br/images. UM SER ABJETO, DESINFORMADO, CORRUPTO E CRETINO COMANDA O MINISTÉRIO DA SAÚDE!

"Ministro da Saúde de Temer é investigado por corrupção, peculato e outros crimes

Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP, sofre ações por sua gestão como prefeito de Maringá (PR). Em sua posse na Saúde, deu indícios de que o programa Mais Médicos poderá estar com dias contados"

Resultado de imagem para ministro da saude ricardo barros FRASES
www.google.com.br/images.  Ricardo Barros, contrariando os fatos reais amplamente divulgados pelo IBGE DE QUE NO BRASIL A PEA- população economicamente ativa já é mais de 50% FEMININA E QUE SÃO AS MULHERES A MAIORIA DE CHEFES DA FAMÍLIA, o engenheiro desinformado virou ministro da Saúde num país dominado pelo banditismo desde o golpe de estado em 31-08-2016 contra Dilma Rousseff, legitimamente eleita por mais de 54 milhões de pessoas!



FICA O TOQUE: VENCER O CÂNCER É FÁCIL COMPARADO À LUTA CONTRA  A CORRUPÇÃO E ROUBALHEIRA NO MINISTÉRIO DA SAÚDE E NO BRASIL GERAL ! BOOOOOOOOOORA PRA LUTA PELA SAÚDE DE HOMENS E MULHERES NO BRASIL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário