Postagens populares

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

CÂNCER: RESULTADOS DE EXAMES

A FASE EXAMES: 
Mosaico a partir de www.google.com.br/images. 


 Esta é a etapa para confirmação do "achado", da "suspeita", dos sintomas, enfim, daquilo que fez o indivíduo procurar o médico. Através de exames é que se chega ao diagnóstico que pode ser nada, pode ser alguma coisa e até aquilo-que-não-deve-ser-nomeado, "aquela doença". Inclui exames de sangue, biopsias ( coleta de material ou pedaços do nódulo(s); há vários tipos de biopsias, inclusive a biopsia cirúrgica feita em hospital); mamotomia, mamografia, toque retal, radiografias, ultrassonografias, ressonância magnética, tomografia, cintilografia, etc e tal também! São os médicos e médicas quem decidem quais os exames de acordo com cada paciente. É nesta fase que passamos o maior estresse com planos de saúde que se negam a liberar exames de alta complexidade e acabam obrigando as pessoas a pagar o exame do próprio bolso ou recorrer ao SUS- Sistema Universal de Saúde. Também é nesta fase que os níveis de ansiedade e estresse vão ao infinito testando nossa paciência e nervos enquanto aguardamos os resultados, enquanto procuramos significados no doutor Google, enquanto esperamos o dia da consulta para levar os resultados para o(a) médico(a). Néh brinquedo não! Eu nesta fase desenvolvi o bruxismo: apertava os dentes e mordia a língua, lábios, mucosas da boca. Também virei uma bruxa!kkkkk

Resultado de imagem para doutor google
wwww.google.com.br/images. LEMBRE-SE QUE GOOGLE É SÓ UM SITE DE PESQUISA E TEM DE TUDO!kkkkkkkkk




SE VOCÊ SOBREVIVEU AOS EXAMES E RESULTADOS:
1. Não peça demissão!



2. Não faça testamento, inventário, doações;



3. Não entregue os filhos para ninguém, nem para orfanatos, FEBEM, FUNABEM, CASA DO MENOR ou outra maluquice qualquer que passar pela cabeça;


4. Não pule do viaduto, do quarto andar ou do meio-fio;

5. Não dê o divórcio – ainda - só se já estiver de saco cheio e o companheiro (a) for um “mala sem alça”!

6. Não entregue o marido para a sua melhor amiga nem a mulher para o melhor amigo. Vai que eles levem á sério...F*;

7. Não se atire na frente do busão, metrô, caminhão, bicicleta ou carrinho–de-mão e nem procure ou leia o livro “Mil e uma maneiras de se matar com sucesso”; pois ele  só existe na Europa, coisa de Primeiro mundo, eu espero!


O QUE VEM DEPOIS?

Cada caso é um caso, cada indivíduo é único e após a verificação dos resultados de todos os exames feitos, é que o médico/médica decidirá os procedimentos seguintes. Da descoberta do caroço (tumor) até o diagnóstico definitivo de um câncer, são exames e mais exames: mamografia, ultrassons, biópsias, punções e até uma pequena cirurgia para retirada do tumor, caso os exames não deem um resultado com uma boa margem de segurança, confiável.
Em caso de carcinoma, que é o tipo mais comum de câncer de mama, ainda há múltiplas escolhas de procedimentos. Depende do estadiamento do tumor, que é o tamanho do tumor; da área “invadida”; das metástases, que são as células cancerosas que se espalham para outras áreas, da idade da paciente, dos casos de câncer de mama na família e etc...etc...etc e tal e também!
Vencidas as fases de confirmação do diagnóstico, a etapa seguinte pode ser o tratamento cirúrgico, a radioterapia, a quimioterapia...decisão médico(a)/paciente. confie em seus médicos e médicas e tire dúvidas com eles. NÃO ABANDONE O TRATAMENTO E SAIBA QUE A MAIORIA DOS CÂNCERES TEM CURA(na descoberta precoce ou não tão precoce (meu caso) e ainda existem pacientes que contrariam o diagnóstico médico e continuam vivendo a vida!
Fé me Deus e boooooooora pra cura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário