Postagens populares

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CÂNCER DE PRÓSTATA: NOVEMBRO AZUL!

CÂNCER DE PRÓSTATA: É PRECISO FALAR DESTE ASSUNTO.


Resultado de imagem para Exposição “A CUECA – O alerta da arte para o câncer de próstata”, em São Paulo". 2009
www.google.com.br/images "

Exposição “A CUECA – O alerta da arte para o câncer de próstata”, em São Paulo". 2009


Pegando um toque reto, ops, papo reto da novela “A vida da gente”, da rede Globo que pela primeira vez não  tratou o temível, mas curável câncer de próstata como o fazendo de forma sensível e, com  muita arte levando o perrengue que mais mata homens por câncer no Brasil para um alerta importante em novelas! Este é o papel social de uma empresa e pelo seu alcance poderoso a televisão, principalmente a rede Globo,  prestou um relevante serviço social e constitucional! ENTÃO VAMOS APROVEITAR E FALAR DO CÂNCER DE PRÓSTATA!
Mas por que uma mulher num blog de mulher?
Essa provavelmente será a primeira questão que irá passar por sua cabeça  meu caro, ao ler  esta postagem.
"O que uma mulher tem com isso, um assunto de macho? Se fosse sobre câncer de mama tudo bem, tudo certo! Nós homens temos mamas, aliás, peitos- que não fica bem esse negócio de falar de mamas, seios- e embora raro (se comparamos com a incidência do câncer de mama em mulheres) HOMEM TAMBÉM PODE TER CÂNCER DE MAMA, oops, quero dizer peito.

Mas PRÓSTATA???? Isto é assunto de homens, única e exclusivamente de nossa alçada! Então...xô! Sai fora assombração! Vaaaaaza!"
www.google.com.br/images  Joaquim  Phoenix é o imperador Cômodo, no filme O Gladiador. Conhecido pela bestialidade e incompetência em manter e expandir o império romano, grande legado de um dos maiores imperadores romanos, o general Marcos Aureliano!

"O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata. Próstata é uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que contém os espermatozóides). O Câncer de Próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável".


"Por que uma mulher vem falar de próstata?"
E eu respondo:
"Beleza! O grande problema é achar um único cidadão brasileiro (conheço um, nos Estados Unidos) fora da área médica que queira enfiar o dedo...nessa ferida, isto é tocar no assunto profunda ou rasamente! Basta lembra o outdoor de  campanhas: Pelé dizia que se fosse com ele faria o exame (se não me engano)  e os mais recentes de prevenção sobre o câncer de próstata. A frase é a seguinte:
“CÂNCER DE PRÓSTATA: É PRECISO TOCAR NESTE ASSUNTO!”

Resultado de imagem para campanhas câncer de próstata”, em São Paulo".
www.google.com.br/images. Sobrevivente de  câncer, Ana Maria Braga entrou de peito na campanha de prevenção do câncer de próstata! Ela é show!

E de quem era a cara estampada lá na fita???? A loiríssima e belíssima E globalíssima Ana Maria Braga, MAIS VOCÊ! Nem Louro José, seu companheiro que adora dar umas tiradinhas e meter o bico em tudo topou falar do tema! Então Note e Anote e chega mais para uma conversinha básica ao pé do ouvido (leia-se internet) sobre CÂNCER DE PRÓSTATA comigo!

www.google.com.br/images. Carne-e-unha, eis aí o famosíssimo Louro José que é o xodó de Ana Maria Braga e de muitos adultos e crianças! Eu adoro os dois!

"Mas com uma mulher? Se fosse uma médica até que ainda ia..."

"Mas eu sou só Marina da Silva, sobrevivente de um câncer de mama que luta há uma década para combater o silêncio e a desinformação, além de puxar orelhas dos políticos,  grandes ALIADOS DA DOENÇA! Principalmente pelos roubos e desvios e superfaturamentos lesando os cofres públicos e depositando o suado dinheiro do povo brasileiro em paraísos fiscais!
Resultado de imagem para PSA câncer de próstata”,

www.google.com.br/images. Isto não é assunto para mulher? Uma coleta de sangue pode salvar sua vida! Consulte um urologista, medico que cuida das "partes" masculinas!

Qual o papel da mulher na prevenção e luta pelo diagnóstico precoce do câncer de próstata? Não precisa, mas vou responder: 

"Somos nós as fêmeas, mulheres quem cuidamos das crias e da família - filhos, marido, namorido, bofe, pai, tios, primos de todos os graus, avô, bisa, trisa e tataravô! É a mulher quem se preocupa com a saúde do homem, que insiste em consultas e praticamente os arrasta quando a coisa fica feia! No Brasil e no mundo há historicamente um traço cultural forte de não ir a médico, não fazer consultas periódicas preventivas; tanto homens como mulheres preferem buscar curandeiros, receitas caseiras, chás, garrafadas, ervas, rezas bravas etc e tal! Tudo é válido,até  buscar ajuda médica. 
Resultado de imagem para PSA câncer de próstata”,
www.google.com.br


É claro que consultar um médico não é tarefa fácil, disponível em cada esquina. Há que se ter persistência e paciência para agendar e aguardar a longa fila de espera no SUS para uma simples receita de óculos, por exemplo. A maioria da população necessita ardentemente do SUS e mesmo quem tem plano de saúde sofre com a picaretagem e abuso dos gerentes de planos que dificultam etapas de tratamentos e exames de alta complexidade jogando o paciente, desesperado, para a rede pública. O SUS, quando se trata da doença, é ágil, tem o tratamento disponível e gratuito, mas também é disperso pelo país. Quem mora em cidades do interior, médias e pequenas tem que deslocar para a capital ou centros regionais e até mesmo buscar a cura em outro estados. Por isto o mais importante é cuidar da saúde e da prevenção de doenças!

www.google.com.br/images"O atendimento urológico em Colinas do Tocantins começou no último dia 30 de setembro. Pacientes que estavam na fila, aguardando atendimento há mais de três meses, foram atendidos pelo urologista Leonildo Coelho. (...)o aposentado Antônio Manoel Pereira, de 69 anos. Seo Manoel estava acompanhado pela sua esposa, Dona Edileusa, que falou sobre a expectativa de serem atendidos por um especialista. “Espero que tudo dê certo agora. http://colinas.to.gov.br



Se existe um lado cultural triste no Brasil que concorre para agravar o controle das doenças é a mania de auto-medicação e  de se gabar de nunca precisar buscar médicos, até porque,  o sistema de saúde pública e/ou privada deixa muito a desejar, não é assim “essa coca-cola toda” e olha eu sendo ultra boazinha! Então, como para as mulheres existe o mês rosa (geralmente Março/outubro) para falar e buscar a prevenção, os homens tem Julho e o mês azul que escolher para cuidar da saúde! SAÚDE É O QUE INTERESSA! O RESTO NÓIS CORRE ATRÁS! Dito popular.

www.google.com.br/images. Uma consulta anual para saber da pressão, fazer um exame de sangue, fezes, urina e se você tiver mais de 40 anos ou de acordo com a prescrição médica fazer o exame PSA TODOS OS ANOS!


ENTÃO CORRE, PEGA A SENHA E ENTRA NA FILA PARA OS EXAMES DE PREVENÇÃO: FAÇA SEU MÊS AZUL, PODE SER MÊS DO ANIVERSÁRIO, E TODOS ANOS DÊ UMA CHECADA NA SAÚDE! QUEM TEM PLANO PRIVADO A LÓGICA É USÁ-LO NA SAÚDE...PLANO DE SAÚDE; POIS NA DOENÇA...DEUS ME LIVRE E GUARDE! 


Imagem relacionada
www.google.com.br/image!