Postagens populares

segunda-feira, 16 de maio de 2016

VOCÊ SABE O QUE É CÂNCER E O QUE NÃO É CÂNCER?

 O QUE É CÂNCER? 

Vem cá! Você sabe mesmo o que é câncer? Como a doença surge? Quais os fatores de risco de desenvolver um câncer? 
NÃO? 
Então senta aí que lá vem aula!

“Quando o assunto é medicina, nós já estamos acostumados a imaginar o corpo humano dividido em órgãos que são o cérebro, os ossos, a pele, as mamas, o estômago, etc. Imagine, agora, um desses órgão subdividido em partes cada vez menores, e chegaremos a célula. Para fins práticos, a célula pode ser definida como a menor parte viva do organismo
As células são especializadas de acordo com o órgão que pertencem, pois cada um tem uma função especifica. As células nervosas são especializadas em formação e condução de estímulos elétricos, as células do músculo cardíaco são especializadas em contração, e assim por diante. No caso da mama, as células são especializadas em produção de leite, que é necessário para a amamentação e sobrevivência natural da espécie.
Cada célula, que é unidade autônoma, sabe se controlar, reproduzir e até morrer na hora certa, desde que isso seja necessário para o organismo como um todo. Uma célula defeituosa pode perder tal capacidade, deixar de funcionar corretamente e começar a se reproduzir de maneira completamente anômala, sendo que as células-filhas seguem o mesmo caminho. Neste caso, não só a função celular fica comprometida, mas também a estrutura do órgão fica alterada, pois as células defeituosas não sabem se agrupar de maneira correta e acabam formando um tumor. A desorganização é tamanha que, muitas vezes, algumas dessas células doentes se desprendem do órgão original e vão crescer e se produzir em outro órgão, o que chamamos de metástase. Esse processo de reprodução celular desordenada associado a capacidade de soltar metástase é chamado de câncer  ou doença maligna.Quando a célula se reproduz sem necessidade, mas o processo não é tão desorganizado, não solta metástase e o organismo ainda tem algum controle sobre ele, falamos que o tumor é benigno”. (PIMENTA, 1999: 9-10)

ENTÃO PARA SABER O QUE É CÂNCER é necessário entender sobre células, divisão celular, DNA,  como se inicia e se desenvolve, etc E TAL  TAMBÉM. MAS...

O QUE NÃO É CÂNCER? VOCÊ SABE? NÃO?! 
ENTÃO LÁ VAI...

  1. Câncer não é castigo de Deus;
  2. Câncer não é macumba que fizeram para você, aliás, macumba é um instrumento musical, pesquise no google para ver;
  3. Câncer não é fruto de desejo, vontade. Por exemplo “Eu desejei ter câncer de mama ou alguém  desejou  um câncer para mim”;
  4. Câncer não é carma, mesmo se você acredita em carma;
  5. Câncer não é doença contagiosa; não se pega câncer como tuberculose, catapora, gripe;
  6. Câncer não é moda do momento e nem está mais no alvo da moda; câncer é caso de saúde pública no Brasil e no mundo;
  7. Câncer não é doença de velho;
  8. Câncer não é uma doença única, existem vários tipos de cânceres; e saiba que a maioria tem  tratamento e cura na descoberta precoce ou nem tão precoce e é possível "viver" vivendo com um câncer!
  9. Câncer não é desgraça social; a corrupção dos políticos e política é DESGRAÇA e mundial;
  10. E o mais importante: Câncer não é uma doença incurável. A maioria dos cânceres tem tratamento e cura; e o comportamento preventivo ajuda na descoberta precoce e na cura! Agende uma consulta ANUAL para saber a quantas anda a sua saúde! USE PLANOS DE SAÚDE NA SAÚDE OU ENTRE NA FILA DO SUS!



 Estamos conversados? BLZ! Bj. Marina da Silva.

Fonte: PIMENTA, Marcelo B. O que você gostaria de saber sobre o câncer de mama. Belo horizonte: editora Santa Clara, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário