Hodiernamente usamos os termos "flexibilidade" e " resiliência" para justificar autoritarismo e assédio moral e até sexual no trabalho. Penso que Daniel Barros nunca ouviu falar de Christophe Dejours. Evitaria prescrever pílulas de "bem viver e bem estar" em relações precárias na vida e no trabalho!
Voltando à palestra...
Cloropromazina foi o primeiro medicamento, descoberto ao acaso, usado para tratar transtornos mentais e um alerta interessante para a platéia que quedava-se silenciosa e rendeu mais um chiste do psiquiatra: atenção! Diagnosticar depressão não é jogo de bingo onde a pessoa vai marcando numa cartela se tem ou não tal sintoma da doença e se auto-diagnostica. Risos.
A informação é coisa séria e não é trabalho para
doutor Google nem de textos de auto-ajuda que circulam no Facebook! Angústia e tristeza podem não ter nenhuma relação com a depressão e podem estar mais ligada com "o viver a vida". A tristeza não define a depressão e esta não se resume na tristeza!
www.google.com.br/images.
Como identificar depressão? Paradinha, para entender primeiro o que é estresse e ansiedade.
Não me ficou claro se um leva ao outro ou o outro leva a um, mas ambos tem ligações diretas com a forma pela qual as pessoas recebem o que lhes é colocado, pedido, demandado e como elas respondem a isto. Pensar demais não faz bem para a cabeça; a pessoa se auto-estressa pensando e este posicionamento pensante frente ao que é pedido, proposto, pedido é o causador do estresse e ansiedade! Recuso-me a citar os exemplos pela bizarrice embutida neles! Mas preciso expor a posição do Daniel frente a doença fibromialgia: segundo ele não existe fibromialgia, é depressão. Como ele tem certeza disto? Responde com uma pergunta: como se trata fibromialgia? Com anti-depressivos, logo, num reles truque silogístico, fibromialgia não existe!
Não discuti com ele porque também é assunto pacificado para a medicina: fibromialgia é doença, CID 10 M79.7:
A Fibromialgia - também conhecida por síndrome de Joanina Dognini- é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada). Várias pesquisas indicam que anormalidades na recepção dos neurotransmissores são frequentes, em pacientes com fibromialgia. Essas alterações podem ser o resultado de stress prolongado grave."9
Uma rápida consulta no
doutor Google se descobre que o estresse prolongado tem papel relevantíssimo na doença fibromialgia e isto porque:
"Depressão e transtornos de ansiedade, especialmente transtorno de estresse pós-traumático, são os mais comuns. Dentre os vários prováveis responsáveis pela dor constante estão problemas no sistema dopaminérgico, no sistema serotoninérgico, no hormônio de crescimento, no funcionamento das mitocôndrias e/ou no sistema endócrino." ídem
RJ. Grafite sobre O grito, pintura de E. Munch. Esta sou eu, Marina, bege, oca, passada e amarrotada com o que ouvi na palestra sobre Depressão: como identificar, prevenir e tratar de Daniel Barros!
Esclarecido que fibromialgia é doença dolorosa e estigmatizante e isto porque existem pessoas e até médico que garantem que ela não existe, que fibromialgia é uma coisa que a própria pessoa colocou na cabeça e quando as dores e sofrimento psicológico surgem "não sabem se colocar diante dela e isto porque são a atitude e o jeito que a gente pensa é que nos faz estressar e ficar ansiosos e estressados e até em pânico". A vítima de fibromialgia é criminalizada, lógico, finge dor que não existe de uma doença que NÃO EXISTE para pessoas desinformadas (estou sendo boazinha) e que justificam o assédio moral e mesmo bullying com os portadores de uma doença séria e cientificamente comprovada:
"Tal enfermidade encontra-se incluída na Décima Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), da Organização Mundial da Saúde, atualmente com código individualizado (M79.7). Esta síndrome tem como característica o sofrimento causado aos portadores, ou seja, quanto mais avançado o estágio, maior os sofrimento, principalmente no âmbito psicológico.ibdem
www.google.com.br/images. No serviço público se denunciar qualquer coisa perde a gratificação e/ou função comissionada. Afff agora estou ansiosa, estressada e deprimida!
Então sabendo que o estresse e a ansiedade podem até piorar um quadro de fibromialgia... Como manejar o estresse e a ansiedade segundo o palestrante?
Três pílulas de bem estar para bem viver: meditação; fazer diferente; não fazer!
Se alguém resolver lidar com estes perrengues de estresse e ansiedade o palestrante pode ajudar ensinando passos básicos sobre meditação. O manejo de ambos via meditação envolve: foco, não divagar, voltar ao foco inicial.
Sério, caro leitor! Não inventei ou aumentei nada. Estou chocada, oca e passada com o pocket show, rápido e instantâneo como fazer um
Miojo.
MEDITAÇÃO
www.goolge.com.br/images. Metas? Meta a meditação no meio!
Passo 1. Foco: pode ser um som, um mantra ou o ato de respirar (inalar e exalar o ar) que em meio às preocupações com traições de marido ou salário arrochado, suspensão e perda de gratificações e funções comissionadas, perda de cargo e aumento de jornada, demissões de terceirizados - será que a conta do adoecimento destes trabalhadores envolve responsabilidade solidária das empresas contratantes, os TRT's? Bem estas divagações tiram o foco;
Passo 2. evitar divagações, mas caso ocorram...
Passo 3. Volta ao passo 1, Foco!
Buda deve ter abaixado a cabeça e coberto o rosto com as mãos, boquiaberto. Não entendo de meditação, mas com este manejo infrutífero do estresse e ansiedade atingir o nirvana budista está fora de questão!
TEORIA COGNITIVA ou...
www.google.com.br/images. Gestão estratégica, planejameto estratégico, missão, visão, metas, gestão de pessoas, gestão de competências, gestão do uso de copos descartáveis... e o serviço público virou EMPRESA CORPORATIVA cuja missão é gerar lucros!
Pensar diferente, fazer diferente, responder diferente que pode ser entendido classicamente como subsunção, alienação, resignação ou abaixar a cabeça e executar a ação calado(a) em sofrimento mental! Fazer-se flexível, mudar a forma de interpretação e pensar diferente para responder/executar demandas, pedidos, ordens, exigências, por exemplo, cumprir metas absurdas no trabalho e como trabalho é vida, na vida! Meditação e mudança na cognição (forma de receber e pensar o que lhe é pedido/exigido) terão eficácia se acrescentarmos a elas atividade física.
EXERCÍCIOS FÍSICOS
www.google.com.br/images. Triatlhon é o ideal, mas com jornada de 8H/dia? Só se for de meia-noite às 6H!
Não é um pilates qualquer, e sim, um exercício aérobico tipo dança créu em cinco velocidades. A função de tal exercício é DESACELERAR OS PENSAMENTOS E ACELERAR O CORAÇÃO! Acredito que já dizia o pai de Daniel Barros:
de muito pensar morreu um burro! O mundo é dos experts, coaching, oportunistas que em 15 minutos ou pouco mais fazem a vida!
Por último a técnica do...
NÃO FAÇA
www.google.com.br/images. Conselho: se você entrar para o serviço público...cuidado com o que fala, pois todo mundo é parente!
NÃO FAZER dá certíssimo no serviço público para todos os
apaniguados, Qi's- Quem Indica, parentela política nos Três poderes e em todos os órgãos, instituições, setores, empresas públicas e que é conhecido como NEPOTISMO (que pode ser nepotismo cruzado para descaracterizar de cara um nepotismo descarado). São estes sujeitos que não fazem nada e incham o serviço público e especialmente elevam às alturas os gastos, por exemplo, no Judiciário trabalhista com seus super salários! Ai, foco Marina, medita, respira, muda o jeito de pensar sobre a bandalheira de famílias dominando o orçamento das instituições públicas!
Não fazer para os demais servidores mortais do serviço público é impossível e tem um dito popular que corrobora este senso comum: MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO!
PAUSA PARA RESPIRAR...
Vamos aos sintomas da depressão e noto uma aceleração na fala e fôlego do consultor: depressão não é tristeza e vice-versa, é doença que dá do lado de dentro e não de fora, fato que seria passível de uma consulta dermatológica. O componente genético existe, mas não é o principal fator, mas pode agravar o quadro e os sintomas são: falta de energia ou
pilha fraca para reagir ou dar respostas; aumento de emoções negativas; pessimismo, mau humor, melancolia; falta de emoções positivas, otimismo. E ainda insônia, perda do apetite e perda de peso. A prevenção se dá em três pilulas, ops, níveis: primário (evitar que a doença aconteça); secundário (identificação precoce, impedir o avanço da doença e a chave é a informação); terciário (tratamento. 70% das depressões tem tratamento e cura e não são para a vida toda). Thanks God! Mas os 30% DAS DEPRESSÕES são geralmente a causa do SUICÍDIO!
Como lidar com as vítimas da depressão? Não adianta reclamar, sacudir, xingar as pessoas e acusá-las de não querer tratamento, pois é exatamente o "querer" que está comprometido, deprimido! Não pode largar nem pegar no pé, tem que se estar presente para quando o querer mudar. Antidepressivo não causa perda de memória, não engorda e não leva ao Alzheimer! Depressão grave pode ser impeditiva de trabalhar. Questionei: é senso comum que
o trabalho faz bem, que cabeça vazia é oficina do diabo, quase lhe falei de Le Guillant e Dejours...mas e o relógio? Tic tac tic tac pergunta e resposta pergunta e resposta!
São questões postas pelos trabalhadores e no bate e volta VAPT-VUPT, o relógio, o olhar britânico declara que chegou ao fim e que quaisquer outras questões serão consideradas bônus(?) e serão respondidas até o trajeto ao elevador como presente do consultor psiquiatra e filósofo! Ufa!
***