Postagens populares

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CÂNCER DE MAMA: IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME


AUTOEXAME PODE SALVAR VIDAS? POR QUE?

Resultado de imagem para autoexame mamas
https://saudefacil.wordpress.com/tag/mamas/ Conheça suas mamas e todo o seu corpo!

Marina da Silva

Resposta curta e grossa: 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher, pelo marido, namorido parceiro, cacho, rolo, ficante, namorado, bofe...
E acontece por acaso, assim incidentalmente, por vários motivos, entre eles, ausência do hábito de se tocar; medo de achar alguma coisa, “pois quem procura acha”; a realidade chocante da doença, ou seja, aumento dos casos de câncer de mama e aumento do número de mortes, ausência de programas de assistência e controle efetivo do câncer de mama no país; desinformação, informações distorcidas ou incompletas sobre a eficácia do autoexame.

BASTA O AUTOEXAME MENSAL DAS MAMAS?
Resultado de imagem para sinais e sintomas cancer de mamas
www.google.com.br/images. Sinais e sintomas.

Está provado cientificamente, que só auto-exame como única medida de controle da doença é ineficaz, ineficiente. O autoexame deve fazer parte de um programa de assistência completo que inclua entre outras medidas: o mapeamento e distribuição da doença (segunda causa de mortes em mulheres POR CÂNCER); acompanhamento da incidência; mortes, tempo de sobrevida através de banco de dados, planejamento estratégico para atender as mulheres na faixa de risco ou que tenham parentes (mãe, irmãs, primas) que tiveram a doença, visando o rastreamento e diagnóstico precoce do tumor.
O Consenso 20004 prescreve: mamografia a partir dos 40 anos (é Lei!); ECM- Exame Clínico das Mamas feito por médicos (mastologista ou outro especialista) ou profissionais treinados, geralmente da enfermagem.


Resultado de imagem para autoexame mamas
https://saudefacil.wordpress.com/tag/mamas/


Essa visão sobre a saúde da mulher é essencial, pois quanto mais precoce o diagnóstico maiores são as chances de cura total, menores os transtornos psicológicos e sociais, menores os gastos pessoais, dos planos de saúde, do SUS, da previdência social com aposentadorias, das empresas que perdem mão de obra etc. No Brasil não há um programa neste nível de atendimento e acompanhamento das mulheres, ainda.
E então?
Resultado de imagem para autoexame mamas
www.google.com.br/images. AUTOEXAME SEMPRE APÓS A MENSTRUAÇÃO(UMA SEMANA) OU QUALQUER DIA DO MÊS PARA QUEM NÃO MENSTRUA!


Enquanto seu lobo não vem, tire a camiseta... e o sutiã, conheça seu corpo por inteiro, dos fios de cabelos até a unha do dedão do pé, de frente, dos lados, de costa. Apalpe as mamas, faça mensalmente o autoexame enquanto aguarda a consulta pelo SUS E SE TEM PLANO,não marque bobeira, marque já consulta ginecológica e com o mastologista!

E OS HOMENS?
Resultado de imagem para autoexame mamas
 www.google.com.br/images. Boooooooooora conhecer seus peitões! rsrsrs


Conselho: se você começou a menstruar, não importando a idade, desenvolva o comportamento preventivo, conheça seu corpo, aprenda a fazer o autoexame. E vamos começar a fazer barulho para que o governo inicie imediatamente um controle efetivo, sem balelas ou falácias como aquela de doar a CPMF para a saúde do brasileiro! Somos riquíssimos em PETRÓLEO, DO OIAPOQUE AO CHUÍ, vamos cobrar uns PETROREAIS PARA O CONTROLE DO CÂNCER! VAMOS TRANSFORMAR O SISTEMA ÚNICO DE SOFRIMENTO OU SUS..TO EM UM SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PARA TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS! XAU. FUII. Marina da Silva

domingo, 25 de setembro de 2016

CÂNCER: QT, QUIMIO, QUIMIOTERAPIA

QUIMIOTERAPIA


Foto Ana Pazito na quimioterapia comemorando mais uma a caminho da cura! Nove de 12!


Marina da Silva


É esta a fase do tratamento de um câncer que mais amedronta homens e mulheres (as crianças se saem melhor)! Acalme-se! Lembre-se que cada caso é um caso. Não quer dizer que você vá passar pelo mesmo perrengue que eu passei nem que vai fazer o que fiz: dei um trabalhão danado para o mundo inteiro quase levei Dr. Eduardo, meu oncologista pro hospício! He, he, he.

É o médico da quimioterapia, um oncologista, quem conduz esta parte do tratamento, após avaliar o paciente, os resultados de todos os exames, os laudos do mastologista e/ou do cirurgião que fez a mastectomia. É ele quem decidirá o tratamento indicado, quais os quimioterápicos (o mesmo que medicamentos) aos quais o paciente será submetido e em quantas sessões serão administrados. A quimioterapia pode ser a primeira etapa do tratamento ou uma das etapas seguintes e são os médicos que decidem caso a caso!

Mas por que a quimioterapia assusta tanto?
Pelo desconhecimento de como o tratamento é conduzido e pelos seus sintomas mais conhecidos: enjoo e queda de cabelo.
No entanto o tratamento é praticamente indolor. Os medicamentos quimioterápicos podem ser administrados em forma de comprimidos (via oral) ou são injetados na veia (via - endovenosa). Pode ser a quimio vermelhinha ou a branca ou as duas, uma após a outra dependendo do paciente, do estadiamento da doença e sua complexidade e claro,são os médicos que decidem o tratamento!
Enjoos, queda de cabelo e baixa de leucócitos são os sintomas mais comuns do tratamento, mas dependem dos medicamentos usados e da tolerância de cada pessoa aos medicamentos. Não há um medicamento único para ser usado em todos os tipos de cânceres como ocorre com as vacinas.

Baixa de leucócitos
Resultado de imagem para soldadinhos de defesa do organismo
www.google.com.br/images. Leucócitos é nossa "tropa de eleite"!
Os leucócitos, mais conhecidos como glóbulos brancos, são as células de defesa do organismo. São controlados através do exame de sangue - hemogramas completos - a cada sessão de quimioterapia. Uma baixa muito grande destas células de defesa leva à interrupção do tratamento aumentando o espaçamento entre as sessões que geralmente são feitas num intervalo de vinte e um dias. Não há remédios que façam aumentar a produção destas células, tudo depende da resposta do organismo aos medicamentos. Mas o bom humor, alto astral, autoestima e principalmente a Fé ajudam e muito! Tristeza, angústia, depressão, medo provocam baixa do sistema imunológico, o mesmo que baixa das defesas do organismo então...booooooooora ser leve!


Queda do cabelo
Fev/2016. Eu, loira genérica, cabelos formol, ops, formalizados!

Depende do diagnóstico, do estágio do tumor (estadiamento), dos medicamentos quimioterápicos usados. O importante é saber que os cabelos nascem de novo assim que termina a quimioterapia. Para os homens está na moda o estilo “Ronaldinho” e todo mundo sabe que “é dos carecas que elas gostam mais”. Para as mulheres, o cabelo é como um adorno, um véu, o que mais nos preocupa na hora de sair, frente ao espelho. Os médicos aconselham sempre a fazer cortes aos poucos para se acostumar com a perda dos cabelos. Eu aconselho: OBEDEÇA!  Eu recusei a cortar meu cabelão e 21 dias após a primeira quimio vive um drama tipo filme de terror! Já estava com o medão, baixa autoestima e os cabelos soltos no travesseiro e soltando todos no pente e nas minhas mãos foi pavoroso! Então vá para o salão e vá cortado aos poucos e quando começarem a cair passe máquina zero! Não acrescente dor e sofrimento a uma situação que já é penosa! Pena que quatorze anos atrás não existia Facebook e grupos de apoio virtual e blogs para alguém me dar um conselho como este!
Para quem tem coragem ou é simplesmente linda ou tem cara de artista de TV ou top model, parabéns! Assuma a careca!
Para quem é normalmente comum, com todos os dramas e medos, a saída é usar lenços, toucas, bonés, chapéus ou perucas. Pode-se fazer peruca com o próprio cabelo; existem perucas de cabelo sintético e perucas de cabelo natural (são mais caras, mas valem o dindim gasto com elas)

Lenda: não vá acreditar que o cabelo nasce bom ou de outra cor! Nasce o mesmo cabelo, só que virgem (sem tinturas, alisamentos, oxigenadas).kkkkkkkk


Enjoos (sem acento, regra nova)
Resultado de imagem para vomitaço
www.google.com.br/images. Vomitaço no temer!kkkkk

É a parte chata da quimioterapia. Tem enjoos! E, aliás, como me disse um médico, nós mulheres, já nascemos enjoadas, então durante a quimio o enjoo só piooooora! E é verdade mulheres!
Tomar pelo menos dois banhos diários, trocar calcinha todos os dias, escovar dentes, cuidar dos pelos e aqui inclui “barba, cabelo e bigodinho”, é muito enjoo, muito nojo, um verdadeiro entojo, coisa de mulher!
Para eles, os homens, que banho antes de sábado é “extra”, nem pensar; confundem palito com escova de dente e acham que usar fio dental é mostrar a bunda num biquíni cavadão, realmente fica muito complicado entender, nós, as mulheres!
Imagine se nós entendemos o lance de nunca trocar cueca, tirar meleca, mijar e coçar saco na rua! Né brinquedo não!

Voltando à Quimio:
Os enjoos durante a quimio dependem dos medicamentos usados e da sensibilidade de cada pessoa a eles. Eu tive enjoos de lascar! Vomitava até as tripas e sempre fui enjoadíssima! Outros pacientes -mulheres e homens- que conheci na quimio sentiam o mesmo que eu, o mesmo da gravidez, pouco ou nenhum enjoo. NENHUM ENJOO??? É ISSO MESMO, SÉRIO! São uns abençoados! O bom é que existem remédios ótimos para este tipo de enjoo e distribuídos gratuitamente pelo SUS.

DICA: Se não conseguir comer nada sólido nos primeiros dias após a sessão de quimioterapia tenha em casa Gatorade, água de coco, suco de gelatina e beba colheradas ou pequenos goles durante o dia; beba o máximo de líquidos (pode ser água mesmo) e vale a receita da vovó de “água de fubá”. Não sabe o que é isso??? aguarde. Lembre-se de tomar tudo frio ou gelado, pois o morno e o quente fazem a gente vomitar mais. Bju. Marina da Silva.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

CÂNCER E FAMÍLIA

UM CÂNCER NO SEIO DA NOSSA FAMÍLIA*
www.google.com.br/images. Uma prova de amor. "O filme intitulado, “Uma Prova de Amor”, dirigido por Nick Cassarotes, lançado em 11 de setembro de 2011, com muitos atores importantes, entre eles: Cameron Diaz, como Sara, Sofia Vassilieva como Kate e Abigail Breslin como Anna. Esta obra caracteriza-se como drama, retratando a situação de uma família, cuja filha recebe o diagnóstico de leucemia".http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=63c0d1be32c9c7e2

Marina da Silva

Esse é o título do livro escrito "a quatro mãos" pelo casal Cleide de Freitas e Sérgio Antunes de Freitas compartilhando como enfrentaram o perrengue câncer de mama. Cleide está curada e o interessante desse relato é a fala do "homem", do companheiro; como  ele vivenciou e acompanhou o perrengue da mulher e sua preocupação com a família.
A escrita no livro serviu como suporte, um canal de escape e desabafo, para ambos, além de funcionar como uma espécie de "terapia".
Muitos são os profissionais e leigos que defendem a "escritoterapia" como forma de metabolizar os perrengues da vida, entre eles o câncer.
Com o surgimento do Orkut, Twitter, Blogs, Facebook, What'sApp a escrita ganhou vida em grupos específicos  de pessoas que fazem  trocas de vivências e experiências, dicas, apoio psicológico, espiritual, de exemplo de fé, coragem e luta em busca da cura ou de viver as "metas" que Deus lhes pôs no caminho da melhor maneira que puder!
www.google.com.br/images. II ENAP-RJ. Encontro Nacional Amigas do Peito/2012.

Quem melhor para entender  o que se passa com uma vítima do câncer do que pessoas que estão no mesmo barco ou já conseguiram a cura através do tratamento médico? Uma família virtual que pode materializar-se como o caso do grupo Amigas do Peito do Facebook criado em 2012 pela médica Drª. Marina Maior, vítima do câncer de mama. O grupo cresceu, faz encontros pelo país dando uma chance para as mulheres se conhecerem  pessoalmente, trocar experiências, desabafos, fortificar amizades, além de ser um centro de informações com as palestras ministradas a cada encontro por especialistas em pacientes oncológicos. Diagnóstico precoce, rastreamento do tumor via mamografias a partir dos 40 anos, tratamentos disponíveis no SUS, psicoterapias, fisioterapia, os medicamentos usados, respostas para as muitas dúvidas das pacientes,  amizade, solidariedade, etc e tal também! 
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Goiânia! Não há como mensurar o valor dos grupos virtuais e blogs na condução do tratamento; suporte para desabafos, doação de perucas, dicas,  encontros, visitas a hospitais, acompanhamentos em clínicas, lenços, suporte para quem está no tratamento paliativo e para quem acabou de receber o diagnóstico! Os blogs, inicialmente criados para compartilhar fotos, viagens, dicas domésticas, culinária, etc, caiu no gosto de muitos pacientes, homens e mulheres que o usam como diário eletrônico e permite que outros acompanhem todas as etapas do tratamento. Geralmente após o desfecho do tratamento, as postagens vão escasseando até "fechar para balanço"!

MAS E A FAMÍLIA REAL, DE CARNE, OSSO, SANGUE?

www.google.com.br/images. A teoria de tudo, filme em cartaz (fev/2015) conta "A extraordinária história de Jane e Sthephen Hawking.

O que acontece com a família quando um perrengue como câncer, Aids, Alzheimer e outras doenças graves, crônicas, degenerativas ou famílias que tem um PNE- Portador de Necessidades Especiais muito limitantes no lar?
Quando um ente da família adoece, nasce ou tem uma sequela que necessita de cuidados especiais, sempre há aqueles que assumem e se desdobram na dedicação, nos tratamentos e cuidados e se revezam nas atenções e assistência; há aqueles que assumem tudo inteiramente para si como uma missão dada por Deus, por amor, pela honra, moral, ética e até votos religiosos; muitos pagam cuidadores e acompanham sem muito comprometimento; muitos não podem zelar pelo familiar devido, por exemplo, pela distância entre o local de tratamento e o de moradia da família... 
Há pacientes que rejeitam qualquer espécie de ajuda, inclusive de familiares e preferem enfrentar tudo sozinho; tem uma parte que pula fora do barco e sai vazado e tem tantos outros que não estão nem aí com o sofrimento alheio, mesmo sendo um membro da família!

VAMOS FALAR DOS FAMILIARES QUE FICAM E CUIDAM DO DOENTE OU PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS.

www.google.com.br/images. O óleo de Lorenzo, 1992. O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,morre-aos-30-anos-o-menino-de-o-oleo-de-lorenzo,181711O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,morre-aos-30-anos-o-menino-de-o-oleo-de-lorenzo,181711O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,morre-aos-30-anos-o-menino-de-o-oleo-de-lorenzo,181

 Há sempre muita dedicação e zelo; muitos entregam a própria vida ao ente amado em detrimento de sua vida própria e ainda sofrem tanto ou mais que a vítima da doença!

Muitos filmes e livros relatam casos reais: O óleo de Lorenzo, Uma prova de amor e atualmente[2015] no cinema A teoria de tudo (sobre Stephen Hawking) e Para sempre Alice (Alzheimer- ficção).

QUANTO PESA PARA ESTAS PESSOAS CUIDAR, PROTEGER, AMPARAR E DEDICAR-SE AO FAMILIAR DOENTE?

Eles duplicam, triplicam a elasticidade de capacidade e limites físicos/psicológicos para se fazer presente. Não reclamam com o paciente, escondem seus sentimentos e fazem toda a "via crucis" a consultórios, laboratórios, clínicas, hospitais. Zelam pelos cuidados básicos como higiene pessoal, alimentação, deambulação, fisioterapia e massagens e até lazer do paciente. QUE DEUS OS ABENÇOE! DEUS LHES PAGUE! SÃO OS ANJOS DE DEUS EM NOSSAS VIDAS!

***

Eu, Marina da Silva, estive em ambos os lados: cuidar de pais doentes e paciente vítima de câncer de mama. Pelos meus pais fiz com carinho, amor e dedicação a parte que  me coube: amor, carinho, atenção e cuidados de enfermagem, presença, revezamento de plantões diurnos e noturnos com outros familiares. E tudo foi muito doloroso, sofrido, desgastante para a família, mas como tudo ficou mais leve com a divisão de tarefas para cuidar dos meus pais! Pude continuar estudando, trabalhando, cuidando de minhas coisas! 
Em 2002 eu estava do outro lado como paciente: diagnóstico de carcinoma invasivo na mama D! O "tumor" caiu como bomba sobre minha cabeça e do meu marido! Explodiu no "seio da família". Ele, Gil, se ergueu rápido, sacudiu a poeira e assumiu tudo sozinho! Cuidar da casa, cuidar da filha de 7.5 aninhos em fase escolar e cuidar da mulher que após a primeira sessão de quimioterapia desabou e entrou em depressão profunda e crises de pânico. 
"Que seja leve que seja breve" não funcionou para minha pessoa! Despiroquei total, quadrupliquei, centupliquei a dor e sofrimento de uma doença dolorida, sofrida, impactante, desgastante. Tornei terrível uma doença ruim...

Foto Marina da Silva. Informo que NÃO MORRI...NEM DE MEDO! rsrsrs

Gil recusou ajuda dos meu familiares próximos e distantes; tomou a tarefa como sua "ordem do dia" todos os dias por longos onze meses de licença, disciplinada e militarmente! Paralisada pelo medo de morrer, entrei em depressão profunda, com pensamentos mórbidos e crises de pânico. Fiz o tratamento aos trancos e barrancos praticamente nos braços e colo dele e de minha filhinha Amanda, meus fiéis escudeiros. 
Eu via perigo naquela obstinação de querer dar conta de tudo sozinho, pedi a ele que fizesse acompanhamento psicológico como havíamos providenciado para a filha. Ele recusou, "sou o galo do galinheiro"! Homens!

Então de mulher, esposa, mãe virei DOENTE, PACIENTE  que pelo medo de perdê-los me fiz carga pesadíssima, de chumbo grosso! Lógico que me preocupei com o perigo desta situação, mas deixei o medo tomar posse de mim e não consegui levar numa boa o câncer e desabei. Insisti em que ele pedisse ajuda aos familiares, só uma irmã conseguiu fazer alguma coisa naquela insistência de que o marido tem que dar conta de tudo sozinho!
E é lógico que isso afetará a relação do casal ao longo dos anos seguintes de marido/mulher para enfermeiro/doente! Nos próximos dois anos após o término do tratamento a preocupação de ambos comigo era excessiva e obsessiva: horários de medicação, alimentação, terapias psicológica e fisioterapia, controles médicos, idas a clínicas, laboratórios, hospitais. E eu aceitei, deixei, aproveitei! Pronto, confessei. He, he, he. Foram dois anos de escravização. rsrsrs

V ENAP-PORTO ALEGRE. 2014. É NÓIS AMIGAS DO PEITO!

Assim que firmei o controle da cabeça e da minha vida fui cortando os elos da corrente, liberando-os dos cuidados excessivos.
***

SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO...faria que tudo fosse mais leve possível e aceitaria de imediato a ajuda psicológica/psiquiátrica como o mastologista prescreveu, indicou e praticamente implorou para eu aceitar! Saburrinha burrita! NÃO POSSO MUDAR O QUE ME ACONTECEU, O QUE FIZ COM A FAMÍLIA. POSSO APENAS AGRADECER ETERNAMENTE TODO ESSE ZELO e...

ACONSELHAR: se você se ver, nas voltas da vida, numa posição como a minha, doente, não recuse o tratamento psiquiátrico e/ou psicológico; aceite ajuda de quem puder ajudar; aceite cuidados de outras pessoas da família, de amigos, dos grupos de apoio de hospitais e clínicas, dos grupos virtuais (pesquisar antes a idoneidade dos grupos, tem muito indivíduo sacana dando golpe na internet aproveitando nossa fragilidade). SE PEDIR DINHEIRO...DENUNCIE IMEDIATAMENTE!


Tem muita gente boa que quer ajudar de coração! Seja o mais leve possível consigo mesmo(a) e com a família! Hoje existe uma ajuda excelente  nas redes sociais de grupos de pessoas no mesmo perrengue. Pesquise, conheça os grupos sérios que já são reconhecidos, peça indicação de quem já participa.


NÃO FAÇA COMO EU! NÃO DEIXE O MEDO TE PARALISAR! USE SUA FÉ EM DEUS, FORÇA EM DEUS E FOCO NA CURA! SIGA TODO O TRATAMENTO PRESCRITO PELOS MÉDICOS(AS)! Bjus. Marina da Silva

*Ps: Que conste nos autos: em 2001/2002 não existiam blogs, twitter, Facebook e o medo das novas tecnologias  e dos casos de golpes impedia o uso tranquilo do Orkut que eu nem sabia que existia. Eu devia ter sido maior que o medo, fracassei. Hoje eu rio na cara do medo:kkkkk. UIA!


*UM CÂNCER NO SEIO DA NOSSA FAMÍLIA. LIVRO PUBLICADO  AQUI NO BLOG. ACESSE http://aatrocha.blogspot.com.br/2010/08/minha-mulher-esta-com-cancer-marina-da.html

domingo, 18 de setembro de 2016

CÂNCER E LINFEDEMA: Marina da Silva, uma PNE CHATA? VTNCDC! Pronto, falei

CÂNCER E LINFEDEMA: ESQUECE? JÁ PASSOU?


Marina da Silva. Carcinoma invasivo mama D. Mastectomia radical (mama e anexos) + reconstrução da mama via TRAM(transposição de músculo)+esvaziamento axilar (retirada de linfonodos). AUTO-ENFAIXAMENTO após drenagem linfática manual num dia  qualquer da minha vida  de mãe, trabalhadora, estudante linda, recatada, honesta DO LAR, desde o câncer em 2002!

"A prevenção do Linfedema requer uma série de cuidados, que se iniciam a partir do diagnóstico de câncer de mama. As pacientes devem ser orientadas quanto aos cuidados com o membro superior homolateral à cirurgia, visando prevenir quadros infecciosos e linfedema. Evitar micoses nas unhas e no braço; traumatismos cutâneos (cortes, arranhões, picadas de inseto, queimaduras, retirar cutícula e depilação da axila); banheiras e compressas quentes; saunas; exposição solar; apertar o braço do lado operado (blusas com elástico; relógios, anéis e pulseiras apertadas; aferir a pressão arterial); receber medicações por via subcutânea, intramuscular e endovenosa e coleta de sangue; movimentos bruscos, repetidos e de longa duração; carregar objetos pesados no lado da cirurgia e deitar sobre o lado operado."Consenso na íntegra - Instituto Nacional de Câncer
www.inca.gov.br/publicacoes/consensointegra 


Marina da Silva

Quer me irritar profundamente? Então...quando eu estiver "tolamente" te dando explicações porque não posso fazer esta ou outra e muito menos aquela atividade porque tive câncer de mama e metástase na axila, vasos linfáticos VENHA  e me diga: ESQUECE! JÁ PASSOU!
Como esquecer que teve ou está com câncer? Como esquecer o medão da doença voltar? Como não temer o inchaço no braço, o mesmo que linfedema? Como esquecer "ssaporra" de poder se ferir e tudo se infeccionar e dar um baita inchaço fazendo besteiras como tirar cutículas, cortar-se acidentalmente em casa fazendo comida ou descascando uma fruta? E os riscos que se corre nos ônibus lotados, nos tombos na rua, do tropeço nas calçadas?
Joelhos estourados num mega tombo na sujeira das Lojas Americanas no centro de BH.


ESQUECE? Que merda é essa de me desafiar, querer provar que sou exagerada, que eu sinto um medo a toa ou estou fazendo corpo mole no trabalho? 
Que "-ôrra é essa?"
A saburrinha aqui se desmancha em lágrimas e até pensa em pedir desculpas por ter tido câncer de mama e a merda da doença ter invadido os linfonodos! Chorar quando quer mandar, gente $1.99, medíocre e miserável, um baita de um  "VTNC"! 
Eu só queria comprar um chocolate para minha filha! Abr/2013.

Como educação não vem no pacote da maternidade e é uma preciosidade de BERÇO agradeço aos meus pais que me ensinaram ter educação, fingir que não entendeu o que aconteceu e seguir adiante sem rancor!
Mas o câncer me ensinou que essa gente não vale a minha educação e vou aproveitar sua pobreza e miséria espiritual para ajudar você que está no perrengue ou passou pelo câncer, fez o esvaziamento axilar e sim, corre o risco de ter um LINFEDEMA!

Há vários tipos de cânceres [pele, mama, próstata, intestino, cérebro, boca, fígado, etc e tal também] e a maioria deles são curáveis  quando diagnosticados precocemente. Daí a importância de conhecer e ficar atendo a sinais e mudanças no próprio corpo. Há cura, há novos medicamentos, técnicas, tratamentos que aumentam  as chances de cura total e mesmo o tempo de sobrevida; é possível viver mesmo quando o perrengue é sério e o tratamento paliativo! Claro que eu desejaria a todo paciente com diagnóstico tardio uma vida de filme "Antes de partir", quem não deseja? Mas a realidade, citando o Brasil, o SUS atualmente está mil vezes melhor que muitos planos privados de saúde!
Resultado de imagem para antes de partir
www.google.com.br/images. Quero tudo isso antes de partir daqui há uns 50 anos!kkkk

Se dá para curar câncer  o mesmo não acontece com casos de cretinice, babaquice, idiotia, fanfarronice. MAS  a maioria dos cânceres são tratáveis mesmo quando a descoberta não é tão precoce, isto é, que a doença dê uma espalhadinha (meu caso)! O câncer não afeta somente a vítima, mas a família, o trabalho, as relações sociais gerais com amigos, colegas, vizinhos e até com o ...síndico! rsrsrs
Então não existe uma tecla delete e vapt...foi para a lixeira tudo que se passou ou está passando, esvaziando a cabeça e limpando o cesto para a próxima luta! Viver e/ou sobreviver o máximo que se puder é o que todo paciente quer e de quebra de bom humor e força na peruca!

E ONDE ENTRA O TAL LINFEDEMA?

 No câncer, o linfedema pode ocorrer a qualquer momento em pacientes que foram submetidos ao esvaziamento, o mesmo que retirada dos linfonodos (axilares, inguinais, retroauriculares). Nos casos de câncer de mama e próstata geralmente o espalhamento de células doentes tende ser pela rede linfática, o meu caso.
Desde 2002 eu faço acompanhamento fisioterápico particular com drenagens linfáticas semanais e auto-drenagem em casa para garantir que meu braço não inche. Deveria trabalhar com a luva anti-linfedema, mas prefiro correr risco a ser "sacaneada" com piadas e chistes ofensivos usando a tal luva.
Boooooooooooooora faxinar!
Em casa não precisa de máscaras...sociais!


Em casa é aparato completo para os serviços domésticos e as vezes até para escrever e digitar! Por que se teme tanto o inchaço do braço? Porque uma vez instalado, o linfedema tende a ser crônico; porque o inchaço DÓI; porque nos tornamos alvos de olhares indiscretos e perguntas indiscretas e até caras e bocas de repulsa; porque nos torna visíveis; porque nos coloca na categoria PNE- Portador de Necessidades Especiais! Não foi a mastectomia radical que me tornou uma PNE e sim o ESVAZIAMENTO AXILAR! Embora algumas pessoas hiper dotadas...de burrice, ironia, desrespeito não entendam ou finjam não entender o risco do linfedema que corro, eu tenho que me cuidar a cada segundo do dia! Então como "ESQUECER"?
ESQUECER É SE DESCUIDAR, COLOCAR-SE EM RISCO, JOGAR CONTRA O PRÓPRIO TIME!
Meu aparato anti-linfedema!

Seis anos de hormonioterapia (uso de Tamoxifeno para inibir o estrogênio, hormônio feminino que acelera o crescimento de tumores positivos a este hormônio (classificação dada em exame e orienta o tratamento) me deixou de orelhas em pé temendo a volta da doença! E ainda um medo eterno do braço inchar. Eu não tenho medo do linfedema, tenho pavor, medão do braço inchar e me incapacitar para qualquer atividade que faço e as que gosto como escrever e desabafar as "bofetadas" que ando levando nas voltas da vida!
NÃO SEI PENSAR MINHA VIDA SEM TRABALHO! Não me vi nem vejo aposentada por INVALIDEZ! Demorei a comprar carro usando o benefício aos Portadores de Necessidades Especiais até vencer e aceitar sem preconceito que sim, sou uma PNE!
Descubra seus limites na faxina, reparta as tarefas pelos dias da semana, não deixe de usar o aparato anti-linfedema! Se trabalhar fora: evite carregar peso no lado operado, evite tarefas repetitivas contínuas, é obrigatório pausar, descubra tudo que possa facilitar suas atividades em casa e no serviço.


Faça como eu, não se exponha a riscos desnecessários, nada de peso, cuidado com materiais cortantes, queimaduras no fogão, excesso de sol! Faça as drenagens manuais diárias conforme a orientação da fisioterapia e use a luva compressiva! Siga todas as orientações médicas e da fisioterapia religiosamente todos os dias! E o mais importante: NÃO DÊ MUITAS SATISFAÇÕES! Muitas vezes querem apenas nos humilhar e sacanear fingindo o tal "foi sem querer querendo"! Eu deixei muita gente me machucar; aguentei dor para provar o que sempre fui: excelente trabalhadora!
Sou chata? Em me expor sem necessidades ao risco de um acidente com materiais contaminados e/ou perfuro-cortantes? CLARO QUE SOU SUPER HIPER MEGA PLUS CHATA! E estou abrindo vaga no clube das chatas que não querem digrátis um linfedema! Agora...eu posso até não mandar na hora TNfuleco, mas elaboro uma escrita porreta  como esta e...é nóiiiiiiiis!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CÂNCER: PAPO RETO SOBRE TOQUE RETAL!

CÂNCER DE PRÓSTATA: um dedinho...de prosa! rsrsrs
Resultado de imagem para TOQUE RETAL PIADAS

www.google.com.br/images. Isto não é EXAME DE PRÓSTATA, TOQUE RETAL, é apenas um esporte,  RUGBY!kkkkk mooooooooorri!

Marina da Silva

O que você homem - hetero, homo, bi, bixa, trans, trixa e o escambal - precisa saber sobre o câncer de próstata?
Em primeiro lugar, que câncer de próstata tem tratamento e cura, e até vacina, MAS depende da detecção precoce, o mesmo que dizer a você: fique atento a sua saúde geral e da próstata em particular, pois apesar de curável, este é o tipo de câncer que mais mata homens no mundo, Brasil incluso!

Câncer de próstata: o que diz o INCA:


Estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil hom
"Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, com 91,24/ 100 mil no Sul, 88,06/ 100 mil no Sudeste, 62,55/ 100 mil no Centro-Oeste, 47,46/ 100 mil no Nordeste e 30,16/ 100 mil no Norte(...)" http:/estimativa/2014/

Resultado de imagem para CANCER DE PROSTATA  CHARGES
www.google.com.br/images. Desinformação, folclore e preconceito matam muitos homens de uma doença curável: câncer de próstata.

Então  atenção aos sintomas:
*   dificuldade para urinar,
*  sangue na urina ou sêmen,
*  dor ou queimação ao urinar;
* dificuldade para começar ou parar de urinar,
* jato  de urina fraco ou descontínuo,
*aumento da freqüência de urinar, especialmente a noite,
* ejaculação dolorida.

 Se você notar um ou mais sintomas procure o médico urologista, especialista em assuntos de homens ou um médico que o encaminhe para o urologista! Pegue a senha e entre na fila do SUS; se houver PSF- programa de saúde da família na sua comunidade...PARTICIPE! Se você tem plano de saúde...TÁ ESPERANDO O QUÊ?

ATENÇÃO!

COMO ESTES SINTOMAS PODEM ESTAR ASSOCIADOS A OUTRAS DOENÇAS (INFECÇÕES, INFLAMAÇÕES) NADA DE REMÉDIOS CASEIROS, PÍLULAS DE LUSSEN (MEU PAI TOMAVA), GARRAFADAS, REMÉDIO Nº 24, 40, 69 OU OUTRAS PORCARIAS! AGENDE UMA CONSULTA MÉDICA! Lembrando que "doutor Google" não é médico e sim um site de pesquisa! Pronto, falei.

COMO DETECTAR E DIAGNOSTICAR O CÂNCER DE PRÓSTATA?


TOQUE RETAL
Resultado de imagem para CANCER DE PROSTATA  CHARGES
www.google.com.br/images. SÓ O MÉDICO É QUEM LHE DIRÁ SE HÁ NECESSIDADE DE TOQUE RETAL OU NÃO! SÓ VOCÊ DECIDE SE VAI FAZER O TOQUE RETAL OU NÃO! CÂNCER DE PRÓSTATA MATA. Se você já fez quarenta anos fique vivo!

PARA O DIAGNÓSTICO É NECESSÁRIO FAZER EXAMES: PSA, TOQUE RETAL, ULTRASSOM, BIÓPSIAS de acordo com a indicação do médico!


Resultado de imagem para imagens de exames de prostata
www.google.com.br/images.


E SE VOCÊ NÃO APRESENTAR NENHUM SINTOMA?
É isso mesmo meu caro amigo! Pode ser que você não tenha nenhum sintoma, então é necessário ADOTAR O COMPORTAMENTO PREVENTIVO. HÃ? É ter o hábito de fazer consultas anuais ou conforme orientação médica e ficar atento e conhecer o próprio corpo! LEMBRE-SE QUE O PLANO É DE SAÚDE! ENTÃO CONSULTE PARA MANTER A SUA SAÚDE, PORQUE NOS PERRENGUES DAS DOENÇAS OS PLANOS VÃO TE F*@di.cum.força!
Fique atento as campanhas de prevenção do Ministério da Saúde e de outras entidades; preste atenção nos cartazes informativos em clínicas, hospitais, postos de saúde,  campanhas na televisão. 

VAMOS AOS EXAMES:

Resultado de imagem para imagens de exames de prostata
www.google.com.br/images. PSA (exame de sangue), TOQUE RETAL (dedada),  Exames de urina, Ultrassom externo (ecografia abdome, vias baixas), ultrassom trans-retal, biópsia. 

PSA: é a sigla em inglês para o Antígeno especifico prostático, uma glicoproteína produzida pelas células na próstata e um componente normal da “porra”, ops, sêmen. rsrsrs
O teste de PSA em geral varia entre 4ng/ml (normal) e maior que 10ng/ml(elevado). O AUMENTO ANORMAL deste antígeno (PSA) APENAS INDICA que pode estar ocorrendo alguma coisa nesse setor masculino abaixo da linha do Equador! SÓ  O NÍVEL ALTO DO PSA NÃO QUER DIZER QUE HÁ EXISTÊNCIA DE TUMOR MALIGNO, O MESMO QUE CÂNCER!
POR QUE? Porque a próstata aumenta, isto é, cresce normalmente com o passar dos anos, o que os médicos chamam de Hiperplasia benigna da próstata e porque PSA elevado pode estar associado a infecções e inflamações, outras doenças. ENTENDEU? Então, se desde os quarenta anos você cuidar da sua saúde fazendo um exame periódico anual e o PSA, o(a) médico(a) poderá acompanhar as alterações, diagnosticar se é normal o aumento no nível de PSA e pedir outros exames mais complexos se por acaso houver um aumento repentino nos níveis do PSA. Simples assim! É o que prescreve a SBU- Sociedade Brasileira de Urologia!
Resultado de imagem para PSA EXAME
www.google.com.br/images. Só o médico pode esclarecer suas dúvidas! E lembre-se que doutor Google é um site de pesquisas e tem imagens e vídeos horrorosos da doença!

E AGORA JOSÉ?  Se o aumento do PSA não dá certeza de nada do que está acontecendo...QUEM PODERÁ ME SALVAR? Nada de chamar Chaves, chaves, chaves...ou CHAPOLIN COLORADO!

Na consulta o médico te examina, ouve e anota sua história (sua e de sua família), faz perguntas, olha sua idade, se tem algum parente próximo que tem/teve câncer de próstata (parentes de 1º e 2º grau) e PEDE EXAMES COMPLEMENTARES QUE PODEM SER: toque retal, ultrassom, ultrassom transretal e biópsia.

SE O CÂNCER DE PRÓSTATA TEM TRATAMENTO E CURA POR QUE MORREM TANTOS HOMENS?

Porque no Brasil e no mundo as pessoas só buscam os médicos nas doenças e nunca como PREVENÇÃO! E para piorar, se você passar por um perrengue, for parar no hospital e o médico lhe encaminhar para um urologista ou pedir o PSA e toque retal DU-VI-DE-Ó-DÓ que você volte lá! Foi assim com meu irmão de quase 60 anos e que teve uma crise de hipertensão! 
www.google.com.br/images. kkkkkkkkkkkk

VÁRIOS MOTIVOS LEVAM AS PESSOAS A BUSCAR AJUDA MÉDICA SÓ NAS DOENÇAS, ENTRE ELES:

* CULTURA: tem muita gente que gosta de se gabar de nunca precisar de médico, de ter saúde de ferro;
* Temos mania de curar doenças com remédios caseiros (chás, ungüentos, cataplasmas...), orações e reza brava, garrafadas e até despacho em encruzilhada;
* Ainda tem religião (curas milagrosas), a moral, os bons costumes e o diabúaquatruú!
* E O SUS, mais conhecido como SUSto e Sistema Único de Sofrimento, problemas de deslocamento de uma cidade para outra atrás de tratamento;
*  Tem os MITOS: tem gente que acha que a doença só apareceu porque “buscou ela” consultando o médico. Lembra do “quem procura acha”? QUEM PROCURA ACHA A CURA! Os outros morrem mesmo.
* O MEDO: medo da doença, medo da palavra CÂNCER, medo de médico e hospitais e clínicas, medo e vergonha do TOQUE RETAL, MEDO DE FICAR IMPOTENTE, BROXA VÁ!


Resultado de imagem para cancer de prostata consulta
www.google.com.br/images.  Sintomas são sinais que o seu corpo fala para você de que alguma coisa vai mal e é preciso marcar consulta!


COMO CONSEGUIR A CURA?
Resultado de imagem para cancer de prostata consulta
www.google.com.br/images.Uma consulta anual a partir dos 40 anos! Fique vivo!

Chegando antes da doença com o comportamento preventivo ou detectando o tumor no início, detectar precocemente, antes que a doença se espalhe para outros órgãos do corpo! 
ENTÃO... PRIMEIRO É PRECISO VENCER TODOS OS MEDOS, PRECONCEITOS, PIADINHAS BOBAS,  TODAS AS BARREIRAS DA DESINFORMAÇÃO, MARCAR A CONSULTA E SEGUIR AS ORIENTAÇÕES MÉDICAS! E ainda: praticar esportes, exercícios físicos (não vale levantamento de chope, barril ou copo nem cuspe à distância); evitar comidas gordurosas; evitar abuso de sal, açúcar, cigarros, bebidas alcoólicas. Vale dançar, pelada(futsal ou campo), correr, caminhar, hidroginástica e o escambal também!

Se você não quiser fazer nenhuma consulta, nenhum exame, nem PSA, nem toque retal, nem ultrassom nem biópsia VOCÊ PODE...morrer de uma doença QUE TEM TRATAMENTO E CURA! Ninguém pode obrigar você a fazer nada! Quer ficar vivo? 
                               
www.google.com.br/images. Vergonha? É morrer de uma doença curável! Ultrassom trans-retal.

TOQUE RETAL
É rápido (dura segundos), é  indolor e através dele o urologista pode detectar anormalidade no reto e na próstata, inclusive CÂNCER! O exame é constrangedor e vexatório (ser tocado por outro homem, mas existem médicas urologistas também.)! EU TROCO COM QUALQUER MACHO O TOQUE RETAL PELO ULTRASSOM TRANSVAGINAL OU EXAME GINECOLÓGICO! Uhuuuuuuuuuu!

BIÓPSIA
A biópsia remove porções da lesão (incisional ou por agulhamento) ou remove a lesão inteira (excisional ou cirúrgica). Há dois tipos de biópsia incisional: aspiração (usa-se agulha fina) e a core (uso de agulha grossa). As amostras são enviadas  para o médico patologista  dar o diagnóstico.

PRESTE ATENÇÃO!

O AUMENTO DA PRÓSTATA PRESSIONA ÓRGÃOS COMO A BEXIGA CAUSANDO OS PROBLEMAS AO URINAR E TAMBÉM PODEM INTERFERIR NA FUNÇÃO SEXUAL! HÃ? É ISSO MESMO! UIA!
ENTONCES...qualquer sintoma marque sua consulta!
E SE VOCÊ JÁ ESTIVER COM OS SINTOMAS  OU DIAGNÓSTICO DE  CÂNCER DE PRÓSTATA? É TRATAMENTO E CURA!  SAIBA QUE HOJE EXISTEM NOVOS MÉTODOS DE SE TRATAR O TUMOR QUE NÃO AFETAM A POTÊNCIA! VERDADE???CLARO...QUE SIM! Mas é assunto para os próximos capítulos! Bjin e xau xau! Abraço carinhoso. Marina